top of page
Foto do escritorInstituto DI

Voiceover no E-Learning: Um Componente-Chave


Embora ler um texto ou assistir a gráficos seja uma ótima maneira de aprender, alguém explicando o conceito ou contando uma história é uma experiência completamente diferente. O que torna o treinamento em sala de aula tão eficaz é a presença de um professor que explica os conceitos.


Locução de eLearning


Embora os módulos de eLearning não tenham um professor humano, eles ainda podem aproveitar o poder do áudio usando uma narração no eLearning. O áudio é um meio de comunicação muito poderoso e não pode ser deixado de lado em um módulo de eLearning.


Como os módulos de eLearning incorporam áudio?


Isso é feito gravando o texto de áudio por um narrador. O narrador grava o roteiro em um estúdio e o áudio é então integrado ao módulo. O narrador atua como um guia e explica o conteúdo para o público. Se o módulo utilizar vários personagens por meio de uma abordagem de narrativa, pode haver vários artistas de áudio gravando suas dublagens. Conversores de texto para fala baseados em Inteligência Artificial também são usados ​​para gerar dublagens. Com a tecnologia aprimorada, a voz da máquina está se aproximando da voz humana e pode oferecer maior flexibilidade na gravação de áudio sem a necessidade de um estúdio à prova de som. A presença de áudio é um componente instrucional importante. Aqui estão vários aspectos a serem considerados ao usar a narração em um módulo de eLearning.


Aspectos técnicos do uso de áudio


1. Qualidade de áudio


A qualidade do áudio gravado é muito importante. Utilize artistas de áudio profissionais para gravar o áudio. Certifique-se de que a qualidade de saída de áudio seja excelente com uma voz audível. Grave o áudio em um ambiente à prova de som para eliminar qualquer ruído externo. Certifique-se de que o ruído da respiração não se insinue durante a gravação.


2. O aluno deve estar no controle da reprodução de áudio


O aluno deve estar no controle do áudio que está sendo reproduzido. Certifique-se de que o módulo tenha botões para alterar o volume do áudio e desativar ou ativar o áudio. Diferentes alunos têm níveis variados de conforto com áudio. Então, é importante dar-lhes o controle. Na era BYOD de hoje, os alunos acessarão os cursos de eLearning de qualquer lugar, de qualquer dispositivo. Eles podem estar em ambientes diferentes. Portanto, os controles de áudio são essenciais para uma narração eficaz.


3. Acento


O sotaque desempenha um papel fundamental no áudio. Todo mundo gosta de ouvir dublagens em seu próprio sotaque, o que torna a experiência auditiva mais rica. É sempre aconselhável utilizar um artista com sotaque neutro para módulos que tenham um público global. Uma abordagem melhor é incluir várias opções de acentos de áudio que os alunos podem escolher no início do módulo. Isso tornará a experiência de aprendizado mais personalizada, atendendo às diversas origens culturais dos alunos. Lembre-se de que um sotaque desconhecido pode ser difícil para os alunos seguirem e pode arruinar completamente a experiência de aprendizado.


Aspectos instrucionais do uso de locução no eLearning


1. Texto mínimo


O áudio em um módulo não deve ser apenas uma simples leitura em voz alta do texto na tela. Um módulo com áudio deve ter o mínimo de texto na tela destacando os principais conceitos. É difícil ouvir e ler textos longos simultaneamente.


2. Música de fundo


A música de fundo pode melhorar enormemente a experiência de audição, especialmente se o módulo utilizar uma abordagem de narrativa com vários personagens. A música de fundo não deve suprimir a narração ou distrair do conteúdo.


3. Emparelhamento


Certifique-se de emparelhar o áudio com gráficos e texto adequados.


4. Sincronização


Um aspecto crítico da narração é a sincronização com os elementos da tela, como texto, gráficos ou animação. O áudio mal sincronizado dificultará o acompanhamento do aluno. Os vídeos animados exigem uma sincronização muito precisa, pois têm transições rápidas.


Aspectos estéticos do uso de locução no eLearning


1. Correspondência de idade


Selecione o artista para o narrador/personagens combinando a idade com os personagens mostrados ou o perfil do público.


2. Tom


O tom do áudio é muito crítico. Certifique-se de que o artista usa o tom certo. O tom ajuda a melhorar a qualidade do áudio e a eficácia da comunicação. Também aumenta o envolvimento dos alunos. A eficácia da narração melhora muito se for usada a entonação adequada.


3. Velocidade


A velocidade da narração é muito crítica durante a gravação de dublagens. Normalmente, em nossa conversa normal, falamos em alta velocidade. No entanto, quando alguém está explicando um conceito, a velocidade deve ser menor do que em uma conversa normal. A maioria dos especialistas do setor usa uma velocidade de 130 a 150 palavras por minuto. Ir mais devagar do que isso pode ficar chato, enquanto uma velocidade mais alta pode dificultar o acompanhamento dos alunos.


Conclusão


Em poucas palavras, um componente crítico como o áudio em um módulo de eLearning deve ser pensado com muito cuidado e o roteiro deve ser escrito criteriosamente. O uso adequado do áudio torna a experiência de aprendizado muito mais agradável e eficaz.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page