O trabalho de um designer instrucional é multidimensional; a fim de equilibrar os diferentes requisitos de função, os designers instrucionais podem enfrentar uma variedade de desafios. Neste artigo, compartilharei os 10 principais desafios de design instrucional que os profissionais de e-Learning enfrentam ao lidar com design instrucional e, o mais importante, como superá-los.
Desafios do Design Instrucional
“O que você faz, exatamente?” é uma pergunta que praticamente todos os designers instrucionais são obrigados a responder várias vezes ao longo de sua carreira , seja a pergunta vinda de conhecidos aleatórios ou especialistas no assunto .. A razão pela qual é difícil explicar do que se trata este trabalho é que ele é realmente complexo e multidimensional. Designers instrucionais altamente qualificados precisam ser não apenas conhecedores e talentosos em seu campo, mas também especialistas em comunicação interpessoal e capazes de lidar com resolução de problemas de alto nível e pensamento crítico. Eles são obrigados a atender às exigentes expectativas de seus alunos, aplicando conhecimentos profissionais e identificando os principais problemas da melhor maneira possível, a fim de desenvolver as soluções de e-Learning mais adequadas. Neste artigo, compartilharei os 10 principais desafios de design instrucional em e-Learning e discutirei maneiras eficazes de superá-los, para que você possa desenvolver as experiências de e-Learning mais poderosas.
1. Projetando e desenvolvendo poderosos cursos de e-Learning
Um dos maiores desafios do design instrucional é, obviamente, projetar e desenvolver um curso de e-Learning que seja realmente eficaz. Para fazer isso, você precisa, em primeiro lugar, definir objetivos claros de e-Learning. Escrevê-los ajudará você não apenas a ter uma ideia clara de por onde começar e qual esquema seguir, mas também a não perder o foco em relação aos seus objetivos ao longo da fase de design e desenvolvimento. Então, você precisa se certificar de que seu curso de e-Learning tenha uma estrutura lógica e inclua gráficos e analogias compreensíveis, bem como métodos e procedimentos apropriados para avaliar o progresso de seus alunos. Uma navegação eficaz no design também é uma obrigação, pois você não quer confundir seu público e desperdiçar seu tempo fazendo com que eles tentem descobrir como navegar no curso de e-Learning. Por fim, reunir as tecnologias educacionais apropriadas, ferramentas de autoria de e-Learning, LMSs e, é claro , teorias de design instrucional ajudarão você a superar um desafio crítico de design instrucional: oferecer a seus alunos conteúdo de e-Learning que os manterá focados nas coisas certas. Além de garantir que seu conteúdo de e-Learning seja bem escrito e compreensível, lembre-se de que seu trabalho é ajudar seus alunos a aplicar o conhecimento ganharam em sua vida pessoal ou profissional; caso contrário, esse conhecimento será inútil para eles. Por isso, sempre use exemplos, estudos de caso e cenários que ofereçam benefícios do mundo real , para que seu público possa se relacionar facilmente com o que está aprendendo.
2. Identificando os principais problemas
As habilidades analíticas e a capacidade de sintetizar informações são habilidades essenciais do designer instrucional . Seu trabalho requer lidar com grandes quantidades de informações e encontrar a maneira correta de apresentá-las aos seus alunos. Ao mesmo tempo, você precisa manter seus alunos focados e engajados. Para conseguir isso, você precisa ser altamente analítico e capaz de identificar questões críticas em tópicos complexos, que provavelmente são muito longos para serem envolventes. Uma forma de condensar a informação de forma eficaz é dividi-la em módulos menores; ou, em outras palavras, para aplicar técnicas de micro e-Learning em seu curso de e-Learning . Considere dividir o conteúdo de e-Learning em partes menores, que são ideais em todos os aspectos, pois podem ser facilmente compartilhadas, oferecem flexibilidade aos seus alunos e aprimoram seu foco. Além disso, se precisar projetar um curso de e-Learning mais longo e detalhado posteriormente, você pode fazer uso desses “bits” de e-Learning . Dessa forma, você manterá os alunos focados em questões-chave e evitará sobrecarga cognitiva .
3. Escolhendo o modelo de design instrucional certo.
Escolher o modelo de design instrucional mais adequado para o seu curso de e-Learning não é uma tarefa fácil. Como Martin Ryder colocou apropriadamente, “Um modelo de design instrucional dá estrutura e significado a um problema de design instrucional... ele desloca o foco de si mesmo para o objeto da atividade de design”. Ao considerar os modelos e teorias de design instrucional disponíveis, lembre-se de avaliar não apenas sua implementação imediata em design e desenvolvimento, mas também verificar se o modelo que você escolherá é adaptável a possíveis mudanças futuras no conteúdo de e-Learning, se você planeja projetar cursos de e-Learning com longa vida útil .
4. Gerenciamento do projeto de e-learning
Gerenciar seu projeto de e-Learning pode ser um processo estressante. Afinal, você precisa não apenas projetar e desenvolver um excelente produto de e-Learning, mas também entregá-lo no prazo e dentro do orçamento. Para superar com sucesso esse desafio de design instrucional, você precisa agendar uma alocação de gerenciamento de tempo eficaz, monitorando tarefas críticas, priorizando e estimando com precisão o tempo de desenvolvimento. Então, você precisa se concentrar em estabelecer uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas, como clientes e especialistas no assunto e, claro, dentro de sua equipe de e-Learning .
5. Criando a arte da comunicação.
Outro desafio que todos os designers instrucionais enfrentam é o desafio de comunicar eficazmente sua mensagem verbal e visualmente. Para “falar” com sucesso com seus alunos por meio dos elementos escritos e visuais que você escolheu, você precisa definir claramente seu público-alvo. Então, analisando seu público, você poderá coletar todos os dados necessários para criar cursos de e-Learning envolventes que comuniquem efetivamente suas estratégias de design instrucional.
6. Lidar com pessoas
Falando em comunicação, como designer instrucional, você precisa se comunicar efetivamente com outros profissionais, como parceiros, clientes e especialistas no assunto. De clientes persistentes que esperam que você apresente o material de e-Learning enquanto você ainda está trabalhando nele, a líderes de RH que insistem em alterar sua estratégia de design instrucional, você pode enfrentar algumas crises de comunicação desafiadoras. Para evitar mal-entendidos e perda de tempo, sempre deixe claro o que você está fazendo e por quê, que tipo de feedback seus clientes devem esperar e quando, bem como o que você espera do cliente. Além disso, considere se comunicar em tempo real e, de preferência, pessoalmente. Quando isso não for viável, considere o uso de ferramentas gratuitas de webconferência, que são convenientes, fáceis de usar e, acima de tudo, gratuitos.
7. Resolvendo problemas de forma eficaz
Ser adaptável às mudanças é outro desafio crítico de design instrucional. Para superar problemas, você precisa não apenas ser capaz de prever consequências, mas também estar preparado para obstáculos inesperados. Ser previdente é uma habilidade importante que os designers instrucionais devem ter. Uma maneira de melhorar suas habilidades de adaptação e eficiência é considerar ficar perto da comunidade de e-Learning. Dedicar tempo para se conectar com outros profissionais de e-Learning pode beneficiar especialmente sua carreira, pois você poderá compartilhar preocupações, conversar sobre problemas e obter várias ideias sobre como lidar com situações problemáticas. Então, por que não entrar em contato com profissionais de e-Learning no LinkedIn ou participar de grupos de e-Learning no Facebook para se envolver e se conectar com outros profissionais afins?
8. Superando os erros
Você deve ter em mente que não importa quão qualificado, experiente e bem preparado você seja, eventualmente cometerá erros durante o desenvolvimento do seu curso de e-Learning. O desafio do design instrucional aqui é superar esses erros e continuar caminhando. Assim como os alunos podem realmente se beneficiar da aprendizagem orientada por erros, você também pode. Como profissional de e-Learning criativo, perceba que o processo criativo geralmente envolve tentativa e erro e, às vezes, é impossível inovar, a menos que você falhe primeiro. Erros aumentam a criatividade e impulsionam o progresso; e, mais importante, erros e falhas incentivam o aprendizado, o que serve ao próximo desafio de design instrucional deste artigo, aquele que você nunca deve esquecer: sempre continue aprendendo.
9. Continue sempre aprendendo
O aprendizado contínuo e a expansão constante do conhecimento é algo que você nunca deve deixar de fazer. Enquanto você quiser continuar trabalhando como designer instrucional, nunca chegará a um ponto em que poderá dizer “eu sei o suficiente”. Se você tem um diploma de design instrucional ou não, descobrirá que sempre precisará continuar lendo design instrucional e outros livros didáticos de e-Learning, visitar blogs relevantes e participar de eventos de e-Learning, para estar sempre familiarizado com novos jargões, tendências de e-Learning e práticas. No geral, uma verdadeira paixão pelo aprendizado é um requisito para se tornar um bom designer instrucional.
10. Mantendo-se atualizado com a tecnologia
Obviamente, quanto mais cedo você adotar ferramentas eficazes de design instrucional, melhor. Para garantir que você sempre crie um design de curso de e-Learning inovador e atualizado, você precisa ter certeza de que o software de e-Learning e as ferramentas que você usa estão atualizados. Procure sempre acompanhar as últimas tendências tecnológicas e nunca deixe de visitar fóruns e blogs de design instrucional para trocar opiniões com outros profissionais de e-Learning sobre as últimas tendências no desenvolvimento de cursos de e-Learning, bem como novas ferramentas de autoria e atualizações de e-Learning lançadas recentemente no mercado.
Agora que você sabe como superar os desafios comuns de design instrucional, pode se concentrar em como conseguir mais empregos . Ter um portfólio online de design instrucional cuidadosamente elaborado pode colocar você em uma vantagem significativa quando se trata de deixar uma impressão duradoura em potenciais empregadores e clientes.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead #eadv #educacao #educacaocorporativa #educacaoadistancia #educacaocontinuada #educação #educaçao #educaçãoadistância #educaçãoadistancia #abed #aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #ministeriodaeducacao #ministériodaeducação
Comments