top of page

Coortes: A Mais Recente Variante de E-Learning



Agora é possível para profissionais e criadores de cursos derrotar as baixas taxas de conclusão e aumentar o sucesso de seus alunos, aumentando seu potencial de monetização e preços, mudando seu treinamento para e-Learning baseado em coorte.


A aprendizagem baseada em coortes é o caminho a seguir


Assim como todo o resto, a educação online está em evolução e atualmente estamos no meio de uma nova onda. Se você é um criador de cursos on-line e está interessado em ser algo além de uma relíquia em um museu antigo empoeirado, continue lendo. Conhecidos como "Cohort-Based Courses" ou CBCs, eles são a próxima geração em cursos de educação online, onde a interação com o criador do curso e colegas é um componente chave do processo de aprendizagem. Pense Trabalho em Equipe. Responsabilidade. Comunidade. Pense Lucro.


Nos últimos anos, muita coisa mudou no aprendizado online. Havia universidades que estavam divulgando o conteúdo do curso online. Para alcançar alunos que de outra forma não teriam acesso à educação de nível universitário, eles ofereceram a pessoas de todo o mundo a chance de aprender on-line pela primeira vez, mas as taxas de conclusão eram muito baixas. A disponibilização gratuita de conteúdo educacional online atraiu apenas as mesmas pessoas altamente educadas que já tinham um diploma universitário.


Como parte dos esforços para normalizar a educação, os marketplaces de cursos começaram a tomar forma e capacitar qualquer pessoa a monetizar seus talentos, criar um curso e se tornar um professor. Em troca de uma porcentagem das vendas, eles ofereciam exposição a milhares de "instrutores" e cuidavam de encontrar alunos e encaminhá-los para os cursos nos quais eles pudessem estar interessados. Sem inscritos comprometidos, sem controle sobre preços e sem relacionamento direto com seus alunos fizeram as estrelas da indústria perceberem que estavam desistindo demais. Eles tinham o conteúdo original, a paixão por ensiná-lo e alunos dedicados que o queriam, então eles começaram negócios reais em seus próprios termos.


Facilitando várias opções de pagamento, fazendo marketing do jeito que eles queriam, capturando leads e construindo suas listas de e-mail, os criadores de cursos finalmente tinham as ferramentas para se comunicar e vender diretamente para seus públicos sem precisar da permissão de um gatekeeper. Alguns até foram pioneiros no caminho e criaram programas de marketing de afiliados, podcasts, assinaturas e eventos, criando um portfólio completo de produtos e serviços digitais em vez de apenas uma carreira estreita. Os problemas dos instrutores foram resolvidos, mas o vórtice agora se deslocou para os problemas dos alunos.


Como era de se esperar, os cursos individualizados exigiam muito tempo, esforço e responsabilidade, o que significava que apenas poucas pessoas conseguiam percorrer os episódios, exercícios e questionários sozinhas. As falsas promessas deram à indústria uma reputação fraudulenta, com taxas de conclusão não melhores do que os MOOCs (Massive Open Online Courses) que os precederam.


MOOCs para CBCs


Ficou mais claro ao longo do tempo que mais acesso ao conteúdo não se traduz em mais engajamento. Hoje, invertemos o roteiro sobre o que o e-Learning poderia ser. Em vez de seguir seu próprio ritmo, há horários fixos e programados em que os alunos devem se reunir com seu grupo. Em vez de ser principalmente um exercício do tipo "faça você mesmo", é orientado para o grupo e para a comunidade. E, em vez de ser gratuito ou relativamente barato, é caro o suficiente para que os alunos sintam que têm alguma pele no jogo e se sintam responsáveis ​​​​por precisar aparecer.


Isso é exatamente o que inspirou todo um quadro de cursos que agora são o que chamamos de cursos baseados em coorte, que combinam a eficiência dos cursos on-line ao vivo e a conveniência do aprendizado estendido. Indivíduos que desejam turbinar suas carreiras podem ter a chance de interagir com especialistas do setor e buscar sua orientação a cada passo do caminho. Os designers que desejam se destacar em UI/UX podem se beneficiar de estudos de caso reais, desafios de design quinzenais e vídeos ao vivo para fortalecer seus portfólios. Um estudo de Harvard de 2019 provou que essa abordagem é eficaz quando os alunos de uma aula introdutória de física obtiveram notas mais altas nos testes após sessões de aprendizado ativo.


Assim, os cursos baseados em coortes oferecem uma experiência aprimorada de aprendizado orientada para a comunidade, suporte de colegas e instrutores, uma estrutura que garante que o trabalho seja feito, networking para construir relacionamentos e mais foco em aprender o como do que o quê e por quê. Mas o que isso significa para um criador de cursos? Do ponto de vista do profissional, o real valor que os hemogramas trazem não está apenas no conteúdo, mas na comunidade. A construção de microcomunidades da indústria ajuda a apoiá-las e sustentá-las além do programa ou curso.


Ecossistema CBC em geral é líquido positivo


Ao contrário do aprendizado unidirecional, os CBCs são bidirecionais. Essa troca de conhecimento entre o instrutor e os alunos força o instrutor a ser mais responsável e os motiva a tornar seu material mais acionável para os alunos, levando a uma experiência educacional de maior qualidade. Os alunos de CBCs são aqueles que estão dispostos a (e podem) pagar um prêmio pela qualidade percebida do conteúdo e pelo acompanhamento, tornando possível e mais fácil a monetização de conhecimentos sem seguidores/redes existentes. Na verdade, os CBCs estão se tornando imediatamente o maior fluxo de receita para muitos criadores. Tenha em mente que um curso trata de levar seu aluno ao resultado desejado na menor quantidade de etapas, e o que pode ser uma transformação melhor e mais impactante do que usar uma abordagem de aprendizado ativa e prática?


Sobrevivência do mais forte


Se você é um criador de cursos online, mudar de um MOOC para um CBC traz muitos benefícios para seus alunos:

  • Engajamento aprimorado

  • Aprendizagem ativa e colaborativa em tempo real

  • Salas de aula orientadas para a comunidade

  • Maiores taxas de conclusão

  • Resultados de desenvolvimento de habilidades

  • Definir datas de início e fim

  • Responsabilidade

E para você como criador de cursos existem algumas vantagens também:

  • Maior potencial de monetização

  • Mais tempo livre

  • Ativos reutilizáveis

  • Diminuição da necessidade de volumes não razoáveis

  • Oportunidade ilimitada de escala

  • Ponto de preço aumentado

O cenário da educação online está evoluindo, e as empresas precisam se adaptar se quiserem permanecer e prosperar – isso envolve mais do que apenas mudar algumas letras maiúsculas.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page