Para criar uma história comovente, você precisará dedicar um tempo para entender seus alunos e se familiarizar com a maioria dos problemas que eles enfrentam durante o desempenho de seus trabalhos.
Quão importante é contar histórias em cursos
Desde o início dos tempos, contar histórias tem sido uma boa maneira de estabelecer conexões entre humanos. As histórias nos oferecem muitos benefícios incríveis, como nos ajudar a compreender melhor nosso lugar no mundo. Além disso, eles também ajudam a moldar nossa perspectiva do mundo ao qual pertencemos. Além disso, na indústria de e-Learning, a narração de histórias é indiscutivelmente o ingrediente mais eficaz que pode fazer o conteúdo do seu curso se destacar.
De acordo com pesquisas, as informações divulgadas como histórias podem ser aproximadamente 22 vezes mais memoráveis do que fatos. A narrativa é uma abordagem que permitirá que você crie o conteúdo do curso que provavelmente irá impressionar os alunos. Isso também permitirá que seus alunos se importem e se conectem com seu conteúdo.
Neste post, compartilharei com vocês tudo o que você precisa saber sobre como contar histórias em cursos:
1. Tornando a aprendizagem e o desenvolvimento interessantes
Uma importância da narração de histórias em cursos é que ela torna o aprendizado e o desenvolvimento mais interessantes. Aqui vai uma pergunta rápida: você ainda se lembra das piadas de sete anos atrás? Você já se perguntou por que consegue se lembrar de piadas de muitos anos atrás, mas se esquece facilmente de outras coisas? Sim, esse é o poder de contar histórias.
As histórias são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Indiscutivelmente, as abordagens de aprendizagem, como a gamificação, tendem a adicionar alguns elementos de engajamento aos cursos de eLearning. No entanto, por ter uma mistura de narrativa e gamificação, você poderá mergulhar seus alunos no aprendizado. Ao criar seu curso de eLearning usando a narração de histórias, você poderá inspirar seus alunos, mantê-los engajados, sem entediá-los com seu treinamento.
2. Uma maneira melhor de lembrar o conteúdo aprendido
Outra razão pela qual contar histórias é importante no curso de eLearning é que permite que os alunos se lembrem rapidamente do conteúdo aprendido.
De acordo com um estudo científico, os humanos tendem a esquecer cerca de 50% do que aprendem dentro de 24 horas de aprendizagem. Sendo esse o caso, significa que a melhor maneira de criar e fornecer seu curso para seus alunos é primeiro abordar o problema acima. Um dos pontos fortes da narrativa, comprovado ao longo dos anos, é que é uma ótima ferramenta para aumentar a retenção no treinamento. Ao implementar a narração de histórias em seu curso de eLearning, você poderá aumentar a capacidade de retenção de seus alunos. Assim que seus alunos começam a se envolver com seu conteúdo, a probabilidade de eles esquecerem o que aprenderam depois de muito tempo é pequena.
3. Melhor desempenho
Além de aumentar a capacidade de retenção dos alunos, a narração de histórias também pode ajudá-los a melhorar o desempenho geral no trabalho.
É muito simples: com a narração de histórias em seu curso de eLearning, você não poderá apenas aumentar sua capacidade de retenção de alunos; você também os manterá engajados em seu curso. Se seus alunos estão felizes com seu curso e são capazes de se lembrar de quase tudo o que aprenderam, certamente serão mais produtivos no trabalho.
Dicas sobre como implementar a narração de histórias em seu curso de eLearning
Agora, vamos seguir em frente e falar sobre a melhor maneira de implementar a narrativa em seus cursos.
Quando se trata de implementar a narração de histórias em seu curso de eLearning, a primeira coisa que você precisa fazer é pensar em uma história. Claro, não será apenas uma história. Em vez disso, a história deve ser identificável e relevante para seus alunos.
Para criar uma história comovente, você precisará dedicar um tempo para entender os alunos e se familiarizar com a maioria dos problemas que eles enfrentam durante o desempenho de seus trabalhos. Ao fazer isso, você poderá oferecer um curso de narrativa que é identificável e relevante para seus alunos.
Além disso, outra maneira de tornar seu curso melhor com a narração de histórias é garantir que as histórias não sejam o que você enfoca. Contar histórias não significa necessariamente que todo o curso deve ser cheio de histórias. Em vez disso, você só precisa adicionar a história em seu curso para ensinar melhor seus alunos sobre o assunto. Portanto, certifique-se de que o conteúdo é o foco principal e não a história.
Além disso, antes de decidir usar uma história em seu curso de eLearning, outra coisa que você precisa ter em mente são as "diferenças culturais". A cultura, como todos sabemos, é um modo de vida. O que é interessante para alguém nos Estados Unidos pode não ser interessante para pessoas em outros países. Sendo esse o caso, você precisa se certificar de que as histórias que está usando são culturalmente relevantes para seus alunos. Dessa forma, você poderá obter os melhores resultados com seus cursos de eLearning.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments