top of page

As 4 Maneiras de Corrigir o Envolvimento e a Retenção do Aluno



Permitir que os funcionários se lembrem do que aprenderam usando-o em seus trabalhos requer cultivo persistente e iniciativas estratégicas de engajamento do aluno. Misture e combine essas estratégias e desenvolva-as ao longo do tempo para chegar mais perto de transformar seu funcionário em um aprendiz.


Objetivos de aprendizagem para engajamento e retenção


Se sua principal função é ajudar seus funcionários a crescer e se desenvolver, seus dois principais objetivos de treinamento são, com toda a probabilidade,

  1. Para que os funcionários se lembrem do conteúdo de aprendizagem.

  2. Para levá-los a aplicar o que aprenderam.

Para fazer isso de forma mais eficaz, ajuda a entender os obstáculos para não esquecer. Isso o ajudará a incorporar elementos-chave em seus programas que ajudam a neutralizar as causas do esquecimento. Vamos dar uma olhada nos quatro motivos mais comuns pelos quais seus alunos corporativos esquecem seu treinamento e o que você pode fazer para ajudá-los a superá-lo.


1. Processamento de Superfície


Quando um funcionário encontra uma razão para reter a informação, quando uma emoção está ligada ao material, ou quando mais de um sentido é usado no aprendizado, ocorre o "processamento profundo". Se o aprendiz não encontra significado no conteúdo ou está desconectado dele, o processamento está no nível superficial e não fica no cérebro porque o cérebro o considera insignificante. O cérebro acomoda as informações que considera importantes e relevantes.


A solução: empatia/foco na relação


Tenha empatia com os desafios que seus alunos podem enfrentar e coloque-se no lugar deles. Que tipo de conteúdo seus funcionários consomem fora do trabalho? Quais são as piadas de que eles riem? Quais são os filmes que eles assistem? As respostas a essas perguntas são pertinentes para entender seu aluno e, em seguida, criar um módulo de aprendizado com o qual ele possa se relacionar.


2. O que versus como


Digamos que você esteja ensinando a seus funcionários um fluxo de processo. Você pode mostrar a eles um diagrama do fluxo e explicar quais são as várias seções ou pode fazer com que os funcionários experimentem o processo e os cenários que podem esperar em cada etapa por meio de simulações. Com toda a probabilidade, seus funcionários se lembrarão mais se você usar o segundo método, pois a mente é construída para entender o porquê, quem e como de algo, e está menos ansiosa para simplesmente aceitar instruções.


A correção: explique, não peça


Tenha como certo que seus funcionários estão muito ocupados para realizar o treinamento, portanto, certifique-se de comunicar a eles por que eles devem aprender. Ajude seus funcionários a entender o raciocínio por trás de um conceito ou assunto, dizendo a eles por que é importante para a empresa/sua função/crescimento. O cérebro precisa reconhecer o "porquê" do treinamento para considerá-lo importante.


3. O aluno não prestou atenção ao conteúdo


A causa mais comum para não lembrar é porque a informação ou o conteúdo nunca chegaram à mente do aluno. Talvez tenha entrado por um ouvido e saído pelo outro. Isso acontece em três cenários:

  • Um aluno não consegue se concentrar no que está sendo ensinado, talvez tenha outras coisas em mente naquele dia.

  • O conteúdo simplesmente não era atraente o suficiente para capturar sua atenção.

  • Outra razão para não prestar atenção é que o aluno não viu uma razão para esta informação. Não parecia ser relevante para sua função ou função de trabalho ou para qualquer propósito sobre o qual eles se sentissem fortemente.

A correção: escolha o aprendizado ativo


A maioria dos alunos prestará atenção se o conteúdo de aprendizagem tiver uma pontuação alta em relação. Mas como fazer com que eles realmente prestem atenção? Muito conteúdo de treinamento corporativo é tão empolgante quanto sorvete de baunilha. Isso não precisa ser o caso! O conteúdo que flui em uma direção é o conteúdo passivo. Pense em assistir a um vídeo ou ouvir um podcast - tudo o que você precisa fazer é pressionar "play" e ele flui. Seu envolvimento é limitado. Por outro lado, o conteúdo ativo é o conteúdo que envolve os alunos a pensar, resolver problemas e aplicar e praticar seus conhecimentos e habilidades. Pense em dramatizações e tarefas em grupo. Ao equilibrar o conteúdo passivo com o conteúdo ativo, seus funcionários podem assumir o controle de seu próprio processo de aprendizado.


4. Decadência ou desuso


De quanto do que você estudou na escola você se lembra? Vamos pensar na geometria escolar. A menos que você esteja em uma profissão em que precisa de ângulos precisos, provavelmente não se lembra muito. Isso ocorre porque o cérebro tende a esquecer informações que não são usadas regularmente e substituí-las por informações que ele sabe que precisa. Quanto mais maneiras ou vezes algo é tocado, mais ele permanece na memória.


A correção: mantenha-o fresco


É preciso um alto nível de investimento em tempo e recursos para desenvolver conteúdo de aprendizagem de alta qualidade. Infelizmente, o investimento pode não ter um alto retorno, principalmente se envolver temas que tenham "prazo de validade". Concentre-se em tópicos livres de tendências que não estão sujeitos a alterações. Os funcionários podem encontrar perpetuamente problemas de atendimento ao cliente ou obstáculos de vendas que seguem um tema comum. Isso sempre pode impedi-los de atingir suas metas mensais. Enquanto a empresa cresce, esses problemas permanecerão. Por esse motivo, é melhor se concentrar nos desafios do mundo real com os quais os alunos podem se relacionar no futuro próximo. Você pode abordar tópicos urgentes por meio do microlearning, para que possa abordá-los rapidamente.


Entender por que os alunos esquecem é o primeiro passo. Garantir que os alunos se lembrem das informações até que tenham a oportunidade de aplicá-las é fundamental para o sucesso do seu programa de treinamento. Você está procurando maneiras de transformar seu conteúdo de e-Learning existente para torná-lo relacionável, novo e envolvente? Ficaríamos empolgados em tentar.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #corporativo #corporativos #projetocorporativo #elearning #learning #mbalearning #videocorporativo #ensinocorporativo #treinamentocorporativo #rh #recursoshumanos #treinamentoedesenvolvimento #ted #treinamentoscorporativos #gestaodepessoas #cursosonline #cursoonline #treinamentodepessoal #treinador #treinadores #treinadora #coach #coacheducacional #coachcorporativo #analistated #analistadho #dho #universidadecorporativa #universidadescorporativas #ead #online #virtual #ensinovirtual #plataformaseducacionais #lms #plataformaeducacional #ava #moodle #ferramentasdeautoria #ferramentadeautoria #autoria #gamificação #gamificacao #microlearning #storytelling #ux #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead

Comments


bottom of page