Equilibrando a arte, a conexão emocional e a psicologia da cor e os benefícios desse conhecimento em Design Instrucional e marketing.
A Arte e a Psicologia da Cor
A arte e a psicologia da cor são uma coisa profundamente íntima. A cor nos afeta diariamente, desde o momento em que acordamos, durante todo o dia e até a nossa noite. Essa conexão com a cor e as emoções que ela evoca desempenha um papel importante na forma como educadores, profissionais de marketing e contadores de histórias de marca.
O Que É A Psicologia Da Cor?
A psicologia das cores é a ciência de como a cor pode afetar o comportamento humano. Este campo é um ramo de abordagem dentro da psicologia e pode ser muito complicado. Os seres humanos interpretam a cor com base em suas preferências pessoais de cor, mas também há ideias estereotipadas e associações de cores que afetam a preferência do consumidor. A combinação dos dois leva à escolha de cores e cores desempenhando um grande papel no marketing e estratégia da marca.
Como a Cor Afeta a Psicologia
A cor pode afetar atitudes e emoções. O olho humano absorve a cor, que então se comunica com o hipotálamo no cérebro. Isso sinaliza as glândulas hipofisária e tireóide, resultando em comportamento. Saber como a cor é captada e interpretada é importante para as estratégias de marketing, pois em média o consumidor leva 90 segundos para formar uma opinião sobre um produto, e 62 a 90% da interação com o produto é determinada apenas pela cor.
Os consumidores geralmente compram itens em cores que são as mais atraentes para eles, mas há vários aspectos que afetam a escolha de cores para cada indivíduo, incluindo:
> Preferência pessoal.
> Experimentando.
> Educação.
> Diferenças culturais.
> Contexto.
Ao escolher cores para branding e marketing, pode ser difícil seguir as regras de associação de cores porque os consumidores podem não interpretar essas cores de forma tão linear quanto as associações sugerem. Como marca, é importante tomar decisões práticas sobre a cor e incluir como os indivíduos escolhem a cor e quais associações ou correlações de cores podem retratar com cada escolha de cor.
A cor e seu impacto no consumidor e no público
A cor é uma parte importante da marca porque a escolha da cor pode sugerir o humor ou o público-alvo do produto ou serviço. Ao olhar para a cor e como ela afeta o consumidor, a cor deve ser usada das seguintes maneiras:
> Do jeito certo.
> Na hora certa.
> Com o público certo.
> Para o propósito certo.
Tendo essas ideias em mente, também é importante ver como o consumidor interpreta a cor. Homens e mulheres têm preferências de cores diferentes, o que pode ser útil ao escolher cores e considerar o público-alvo. Os homens normalmente escolhem tons de seus favoritos, enquanto as mulheres escolhem tons de seus favoritos. Em marcas e produtos, essas preferências se traduzem em produtos para homens, incluindo cores como azul ou verde com sotaque preto, e produtos para mulheres em azul ou roxo com sotaque branco.
Associações de Cores
Associações de cores são a maneira estereotipada como as cores são interpretadas. Cada cor recebe um significado específico, e esse significado se correlaciona com a forma como a cor é usada em toda a cultura. Ao considerar cores para uma marca ou logotipo, é importante entender as associações de cores, mas não tratá-las como regras rígidas e rápidas, porque a interpretação de cores depende do indivíduo.
Azul.
A maioria das pessoas gosta de azul e é conhecido por significar confiança, paz, ordem e lealdade. Essa cor é tipicamente a cor usada no corporativo. O azul nunca deve ser usado em associação com alimentos, pois pode impedir que as pessoas comam mais.
Amarelo.
Essa cor é conhecida principalmente como cor de aviso e é usada em sinais e sinais de trânsito para advertir os outros. O amarelo também pode indicar felicidade, o que pode mostrar que uma marca é divertida ou divertida.
Verde.
O símbolo de cor para a natureza e é usado em produtos externos e ambientais. O verde também pode melhorar a criatividade e ser útil no site como um call to action ou destacar a cor.
Laranja.
Essa cor pode ser usada para mostrar urgência, como com um botão “adicionar ao carrinho”. Laranja é uma cor alta e quente que pode significar diversão e união, mas pode ser esmagadora.
Preto.
Isso pode significar luxo e valor. Essa cor geralmente é usada para significar elegância, sofisticação, potência e é frequentemente vista com itens de alta qualidade. O preto também pode ser atemporal e clássico.
Branco.
O branco, normalmente usado como espaço em branco, pode ser muito poderoso e criar uma sensação de liberdade, espaço e respirabilidade. O branco funciona bem com um esquema de cores existente para destacar e chamar a atenção para outras cores.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#cores #psicologiadascores #psicologiadascores #neurolearning #ead #educacaoadistancia #design #designinstrucional #educacao #desenhoinstrucional
Comments