top of page

Métodos de Design Instrucional para DI's Iniciantes


Todas as experiências eficazes de eLearning têm dois ingredientes principais: objetivos e modelos de DI, mesmo que seja um modelo de aprendizagem informal isso é menos estruturado e mais espontâneo. Enquanto o objetivos descrevem o que os alunos precisam saber e como você avaliar seu desempenho, os modelos têm tudo a ver com a entrega. Essencialmente, como você irá estruturar a experiência de treinamento online

baseado em princípios psicológicos e fatores motivacionais. Cada projeto de desenvolvimento requer uma análise de necessidades para encontrar o modelo ou teoria perfeita. No entanto, você provavelmente encontrará alguns favoritos conforme você progride em sua carreira. Aqui está um um punhado de modelos de DI para você começar.


1. ADDIE


O primeiro modelo de DI em nossa lista inclui cinco fases: analisar, projetar, desenvolver, implementar e avaliar. Portanto, o ADDIE acrônimo. A análise requer que você entenda as necessidades e objetivos, bem como as competências exigidas. A próxima etapa, design, centra-se em storyboard, escolha da melhor abordagem de identificação e prototipagem. Então você segue para o desenvolvimento, onde você realmente crie o conteúdo que você mapeou na fase de design. As etapas finais são a implementação, que desenvolve o treinamento curso / atividade, seguida de avaliação. O último geralmente envolve análises, pesquisas e avaliações para determinar T&D eficácia.



A estratégia da Merrill tem quatro fases: demonstração, ativação, aplicação e integração. Todos esses elementos-chave no o processo de aprendizagem concentra-se em problemas ou tarefas do mundo real. Também, os alunos gradualmente constroem sobre o conhecimento pré-existente para melhorar compreensão e retenção a longo prazo. Por exemplo, o instrutor demonstra a tarefa e, em seguida, "ativa" ideias ou conceitos que o aluno já conhece.



Este é o epítome do treinamento online centrado no aluno. A instrução individualizada incentiva os alunos a atribuir significado e definir seu próprio ritmo. É baseado em 4 núcleos princípios: autonomia, avaliação, materiais escritos versus apresentações e facilitadores que fornecem suporte. Isto abordagem é ideal para diversos públicos de aprendizagem porque atende às preferências e necessidades pessoais de todos, dado que todos os alunos possam explorar totalmente as ideias e conceitos antes passando para o próximo tópico.



Outra sigla, ARCS significa atenção, relevância, confiança e satisfação. Primeiro, você precisa pegar o a atenção do aluno para aumentar a participação e, em seguida, formar uma conexão para melhorar a relevância. Por exemplo, destaque o mundo real benefícios do assunto ou vincule-o a conhecimento. As próximas etapas são construir sua confiança e motivação e dando-lhes uma sensação de satisfação. Para por exemplo, a criação de um sistema de gamificação onde eles ganham reconhecimento (distintivos, pontos, etc.) por suas realizações.



A taxonomia de Bloom revisada sugere que há seis níveis de cognição. Tudo começa com a lembrança da chave conceitos e compreensão de novas ideias. Então os alunos devem aplicar as novas informações, realizar uma análise e determinar seu valor. Por exemplo, como isso afeta suas vidas ou desafios suposições atuais. A etapa final é envolver o cognitivo processo de resolução de problemas com base nas novas informações eles foram dados.



Robert Gagné desenvolveu este modelo de identificação para adultos. Afirma que o processo de aprendizagem envolve nove eventos cruciais e que Os designers instrucionais devem garantir que todas essas condições sejam conheceu. O primeiro passo é chamar a atenção deles, seguido pelo acionamento conhecimento prévio, e apresentação de conteúdo de eLearning, de preferência dividindo o conteúdo para que seja mais fácil de digerir. Então nós mudamos em oferecer apoio e orientação, antes de encorajá-los para executar para solicitar a rechamada ativa. Os eventos finais são feedback, avaliação e melhoria da retenção com JIT (Just In Time) suporte.


IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page