Uma única gota de informação é melhor do que um balde cheio.
Um erro comum no desenvolvimento do curso é sobrecarregar o aluno com muitos fatos e longas explicações. As pessoas vão se lembrar mais se receberem menos. É melhor reduzir seu aprendizado online aos fundamentos necessários.
Especialista vs. Novato
Muitas vezes, é tentador escrever cursos online que consistam em um depósito de conhecimento. Isso é particularmente verdadeiro se você for um especialista no assunto ou se estiver trabalhando em conjunto com um especialista no assunto. Quando alguém é um especialista em um determinado campo, sua mente funciona literalmente de maneira diferente da dos novatos. Geralmente, os especialistas são capazes de ver padrões rapidamente, deduzir causa e efeito e resolver problemas. Em contraste, os novatos muitas vezes trabalham em um nível em que ainda não veem as conexões entre os conceitos. Os novatos podem ser facilmente oprimidos.
Memória de trabalho tem limites
A memória de trabalho é o espaço cognitivo onde as pessoas processam informações e as conectam à sua rede de conhecimento. É conhecido por ter uma capacidade limitada e duração limitada. As pessoas podem processar cerca de três a quatro bits de informação de uma vez. Além disso, as informações se deterioram rapidamente na memória de trabalho.
Por causa disso, os alunos podem rapidamente atingir um estado em que as demandas da memória de trabalho, ou da carga cognitiva, são maiores do que a capacidade de gerenciar as informações. Quando a carga é muito grande, o aluno provavelmente não conseguirá entender uma ideia ou a interpretará mal. Certamente, o aluno não terá o espaço necessário para processar as informações e transferi-las para a memória de longo prazo. Portanto, quando se trata de design de curso, pense em termos de gotas únicas, em vez de baldes.
Como evitar alta carga cognitiva
Aqui estão cinco maneiras de evitar a criação de uma alta carga cognitiva em seus cursos de aprendizagem online:
> Limite as informações ao que é necessário para dar suporte a uma nova habilidade.
> Dê aos alunos espaço para absorver novos fatos e conceitos.
> Organize as informações em pequenos blocos.
> Ofereça oportunidades para que os alunos tornem o conteúdo significativo para eles por meio da prática e da discussão.
> Diminua o ritmo de instrução e / ou deixe os alunos controlarem o ritmo de instrução.
> Revise todo o conteúdo que deseja apresentar e remova tudo o que não é necessário para fechar a lacuna.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#aprendizagem #design #designinstrucional #aprendizagem #ead #designinstrucionalnapratica #cargacognitiva #neurolearning #neurociencia
Comments