top of page
Foto do escritorInstituto DI

Dicas para Integrar a Aprendizagem Baseada em Projetos

Atualizado: 10 de set. de 2021



O aprendizado bem-sucedido com base em projetos concentra-se no uso da tecnologia ao lado do ensino em sala de aula para alcançar um aprendizado mais eficaz.


Para garantir uma pedagogia de sucesso, sua plataforma de tecnologia precisa ser implementada corretamente. Aqui vão as dicas para usar a tecnologia de forma eficaz para ajudar na sala de aula.


O aprendizado bem-sucedido baseado em projetos (ABP) busca desenvolver modelos para um aprendizado mais profundo na escola e na faculdade, envolvendo os alunos em projetos. Este método combina ensino em sala de aula, uso de tecnologia e solução de problemas por meio de projetos e desafios do mundo real.


O ABP marca um ponto de partida da aprendizagem tradicional em sala de aula. Exige que as escolas invistam recursos para redesenhar o currículo e fazer esforços de extensão para incorporar desafios do mundo real e parcerias de negócios. A aprendizagem baseada em projetos bem-sucedida também exige um grande investimento em termos de tempo e esforço de alunos e professores.


O risco de adotar a aprendizagem baseada em projetos que impede alguns educadores de dar o salto é que o fracasso em alcançar uma aprendizagem mais profunda será às custas do aprendizado que poderia ter sido obtido na situação de sala de aula tradicional, mas existem ferramentas e técnicas que podem reduzir muito as chances desse resultado.


Um aspecto importante da aprendizagem baseada em projetos é que ela deve manter o aluno no centro do design de aprendizagem . Os alunos devem estar ativamente envolvidos na direção e gestão do curso e devem sentir-se diretamente envolvidos na atividade do curso. Também é benéfico incorporar uma plataforma de tecnologia que consegue estimular a curiosidade dos alunos e que os ajuda a assumir o controle da atividade do curso.


A plataforma de tecnologia também deve permitir que professores e pais acompanhem com eficácia o progresso do aluno no curso. A capacidade dos professores de usar a plataforma de tecnologia determina muito o sucesso do aprendizado combinado. Por esse motivo, é muito importante aprimorar a capacidade dos professores de usar a tecnologia de maneira eficaz.


Os vídeos podem ser usados ​​para treinamento de tecnologia de professores e para fornecer feedback valioso. Em uma pesquisa com 1.500 educadores, alunos e Designers Instrucionais sobre o uso de vídeo na educação:

  • 88% disseram que aumenta os níveis de desempenho dos alunos.

  • 76% disseram que aumenta as taxas de retenção.

Para garantir a melhoria no desempenho dos alunos, o PBL deve ser sustentado por uma implementação robusta de soluções técnicas.


1. Sistemas de gerenciamento de aprendizagem


Um bom Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) torna mais fácil para os professores comunicarem o conteúdo do curso com os alunos de maneira eficaz. Usando um Sistema de Gestão de Aprendizagem, os professores podem editar o conteúdo do curso à medida que o projeto de aprendizagem evolui, permitindo, portanto, uma pedagogia flexível. Os Sistemas de Gestão de Aprendizagem também são capazes de coletar dados do aluno em diferentes atividades. Os protocolos de manipulação de dados do aluno, como SCORM e Tin Can API, garantem que todas as atividades de aprendizagem que os alunos realizam fora da sala de aula possam ser gravadas em um Learning Record Store (LRS). A aprendizagem fora da sala de aula pode, portanto, ser registrada no Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem por meio do uso da API Tin Can.


2. Aprendizagem em sala de aula invertida


No método de sala de aula invertida , as instruções básicas são dadas aos alunos antes da aula por meio de vídeos. Usando vídeos para instrução antes da aula, a discussão em sala de aula seria mais focada na resolução de problemas e no pensamento crítico, encorajando uma atitude de investigação sustentada. Uma descoberta foi feita com 850 alunos de graduação em física da University of British Columbia, nos quais os alunos da tecnologia de sala de aula tradicional tiveram uma pontuação média de 41%, enquanto os alunos do programa de sala de aula invertida tiveram uma pontuação média de 74%.


3. Questionário de vídeo


Os questionários inseridos em vídeo podem ser integrados a vídeos online imediatamente após a discussão de um tópico do curso. A resolução de problemas imediatamente após a introdução do conceito levaria a uma melhor retenção de conhecimento, ajudando os alunos a dominar o conteúdo central. Os questionários aumentam o tempo do aluno na tarefa e incentivam mais tempo para a prática. Melhor retenção de conhecimento significa que as discussões em sala de aula serão muito mais produtivas. Na Universidade de Cambridge descobriram que houve um envolvimento de 71% com perguntas inseridas no vídeo, com uma taxa de 1 pergunta por 8,7 minutos de vídeo. Mais detalhes sobre a integração de questionários em vídeo podem ser encontrados aqui .


4. Learning Analytics e Visualização de Dados


Os dados do aluno precisam ser comunicados aos professores, alunos e pais com clareza, de modo que insights acionáveis ​​sejam obtidos para feedback do curso. A comunicação eficaz é uma das medidas mais importantes para garantir o sucesso da aprendizagem baseada em projetos.


5. Gamificação do curso


A gamificação do curso é a técnica pela qual os alunos recebem pontos com base nas atividades concluídas dentro do curso. Com base nos sistemas de pontos, os alunos recebem níveis ou posições nas tabelas de classificação. Este processo essencialmente alavanca o desejo do aluno por socialização, competição, realização e status para um envolvimento mais eficaz do aluno .


6. Vídeos de animação do quadro branco


Os vídeos de animação do quadro branco são uma ótima ferramenta para explicar conceitos complexos aos alunos . As dicas verbais no vídeo ajudam a guiar o aluno através do conceito, enquanto a parte visual permite que ele crie um mapa do novo conhecimento. As ferramentas que podem ser usadas para animação de quadro branco incluem VideoScribe e Adobe After Effects.


Enfim... uma combinação de tecnologias deve ser usada efetivamente para garantir que o aprendizado baseado em projetos seja bem-sucedido.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page