Como a pandemia COVID-19 reduziu o contato físico entre as pessoas, muitas pessoas estão aprendendo várias coisas online.
Como resultado disso, houve um aumento no número de cursos online sobre assuntos de todas as áreas. Infelizmente, muitos dos criadores do curso, que não são designers instrucionais experientes, não seguem as práticas recomendadas. Como resultado, eles têm dificuldade em criar seus cursos de maneira ágil e podem até perder alguns fatores importantes que podem desempenhar um papel fundamental no sucesso dos programas.
Portanto, para ajudá-lo a evitar esses erros, este artigo mostrará as 8 práticas recomendadas para criar cursos online de maneira prática, rápida e com qualidade:
Ao tentar criar cursos online, muitos autores geralmente buscam o aperfeiçoamento de seus cursos. Eles querem garantir que nada falte no curso. No entanto, não existe um curso perfeito. Todo programa tem uma área onde faltam alguns fatores. Portanto, não espere até ter projetado e criado um curso perfeito.
No entanto, isso não significa que você deve se apressar e criar cursos mal elaborados e de baixa qualidade. Você deve trabalhar o tempo todo para garantir que seus cursos sejam engenhosos, bem estruturados e detalhados. Mesmo que você precise contratar editores, revisores, etc., para melhorar a qualidade do seu curso, não se intimide em fazê-lo.
2. Aplique Design Centrado no Usuário
A maioria dos autores de eLearning geralmente começa a criar programas de onine sem ter uma compreensão completa das necessidades dos alunos. Não cometa esse erro. Você deve dedicar algum tempo para conhecer seu público-alvo.
Aproveite as vantagens do design focado no ser humano para entender o que os alunos precisam. Além disso, este design o ajudará a aprender sobre a melhor maneira de ensinar os alunos.
3. Considere usar uma ferramenta de autoria
Se você está criando seu primeiro curso online, deve observar que pode parecer uma tarefa desafiadora. Para evitar ficar sobrecarregado, recomendamos o uso de uma ferramenta de autoria.
Uma ferramenta típica de criação de eLearning o levará através dos processos envolvidos na criação de seu primeiro curso sem muitos problemas. Geralmente, as ferramentas têm modelos que podem ajudá-lo a adicionar perguntas de múltipla escolha, perguntas de múltiplas respostas, cenários, introduções e outras coisas importantes para seu curso. Embora você possa precisar pagar para usar uma ferramenta de autoria, geralmente vale a pena.
4. Diversifique os recursos de aprendizagem
Ao criar seus cursos online, você deve entender que vários alunos interessados possuem métodos de aprendizagem diferentes. Enquanto alguns alunos gostam de ler textos, outros podem preferir métodos de aprendizagem audiovisual. Portanto, você deve certificar-se de que seus cursos combinem métodos variados para entregar suas mensagens.
Alguns dos métodos mais comuns incluem documentos PDF para download , webinars ao vivo e páginas da web. Considere combinar esses métodos para criar um curso de primeira linha que atenderá às necessidades de seus alunos.
5. Aplique Sistemas de Aprendizagem Baseados em Evidências
Com base nas experiências de designers instrucionais, os sistemas de aprendizagem baseados em evidências são importantes para os melhores resultados de aprendizagem. Exemplos trabalhados, aprendizagem espaçada, prática espaçada, chunking, prática de recuperação, recursos visuais, elaboração e metáforas e analogias são alguns dos melhores sistemas de aprendizagem baseados em evidências que você pode usar.
6. Concentre-se nos objetivos cruciais
Muitos criadores de conteúdos gostam de tornar seus cursos volumosos. Como consequência disso, eles acrescentam tantos objetivos irrelevantes ao curso. Infelizmente, isso pode tornar difícil para os alunos aprenderem as coisas essenciais.
Você deve cortar os objetivos adicionais e se concentrar apenas nos cruciais. Certifique-se de que seu treinamento seja reduzido às coisas específicas de que seus alunos precisam.
7. Integre atividades práticas
Alguns cursos de treinamento exigem muitas atividades práticas, enquanto outros precisam apenas de algumas. Geralmente, o número de atividades práticas de um curso é baseado na dificuldade do conteúdo. Se as atividades forem muitas para um curso, farão com que os alunos percam o interesse no treinamento. Caso contrário, se as atividades forem insuficientes para o treinamento, os alunos terão dificuldade em compreender o curso.
Portanto, você deve se certificar de que o número de atividades práticas é adequado para o nível de dificuldade de seu treinamento.
8. Não ensine as pessoas a apenas memorizar o treinamento
Quando as pessoas estão trabalhando e tentando aplicar qualquer coisa obtida em um curso, a maioria delas não será capaz de se lembrar de muitas coisas. Diante disso, você não deve treinar as pessoas para memorizar. Em vez disso, você deve se concentrar nas práticas que os farão compreender e aplicar o conhecimento recém-adquirido sem memorizar nada.
No entanto, se for vital que as pessoas memorizem qualquer parte do seu curso, use a prática de recuperação simples. Essa prática torna mais fácil para as pessoas memorizar e recordar tudo o que aprenderam.
Usando as 8 práticas recomendadas descritas acima, você pode criar um curso de e-Learning de alto nível rapidamente.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#rapidlearning #desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #montarcursosonline #criarcursosonline #criarcursos #montarcursos
Comments