Instagram não é apenas para influenciadores e fotos de gatos fofos. Neste artigo, compartilho 7 dicas sobre como usar a popular plataforma de mídia social para envolver os funcionários e reforçar o conhecimento em treinamento online.
7 maneiras pelas quais o Instagram pode ser útil para o seu treinamento online
Você (e seus funcionários) provavelmente usa o Instagram para manter o controle sobre ícones pop e amigos da família. É uma plataforma versátil que nunca sai de moda. Provavelmente porque é mais visual do que outros sites, mas ainda permite pequenas doses de comentários para o contexto, o que o torna a escolha ideal para seu programa de treinamento online. Não há necessidade de treinar funcionários sobre como usar o site para suporte contínuo ou lidar com uma curva de aprendizado íngreme, uma vez que eles já conhecem os meandros. Leia dicas para usar o Instagram em treinamentos online para incorporar o aprendizado social e se conectar com o seu público corporativo.
1. Separe o pessoal do profissional
Os funcionários provavelmente não querem ver suas fotos de férias mais recentes. Certo, as fotos daquela refeição incrível que você comeu na praia provavelmente fariam sua boca ficar cheia de água. Portanto, crie uma conta separada no Instagram para o seu programa de treinamento online que é reservada para fins de T&D. Você também deve ter cuidado com a frequência de postagem e a natureza do conteúdo. Por exemplo, inundar seus feeds com fotos de hora em hora provavelmente não é a melhor ideia, ou compartilhar fotos de tópicos ou questões polêmicas, mesmo que tenham relação com o treinamento.
2. Link para sites relevantes ou grupos de mídia social
Inclua links do Bitly para sites, guias online ou grupos de mídia social relacionados à postagem de treinamento online no Instagram. Por exemplo, a foto mostra um funcionário com o uniforme aprovado, então compartilhe links para infográficos, manuais interativos e outros recursos para reforçar o código de vestimenta. Os funcionários podem acessar os recursos para obter a história completa por trás da postagem e refrescar sua memória. Essa abordagem também é útil para recursos de treinamento online com baixas taxas de participação. Talvez os funcionários simplesmente não saibam que a atividade está no LMS e precisem de um pequeno empurrãozinho do Insta.
3. Compartilhe videoclipes de conhecimento do produto
A maioria das pessoas associa fotos ao Instagram. No entanto, você também pode postar videoclipes curtos que dão vida ao conteúdo. Por que não usar esse recurso de aprendizado social para destacar os produtos mais recentes e seus benefícios. A equipe de vendas pode aprender mais sobre como usar o item e incorporá-lo em seu argumento de venda. Você pode até mostrar dicas de manutenção para estender a vida útil do produto e aumentar a fidelidade do cliente. Na verdade, você pode querer criar uma conta separada no Instagram, exclusivamente para consumidores que desejam seguir sua marca.
4. Apresente um artista de alto desempenho para motivar e inspirar
Às vezes, todos nós precisamos de um tapinha nas costas, mesmo que seja na forma de um post no Instagram que reconhece nossas conquistas. Dê destaque a um profissional de alto desempenho semanal que se destaca em sua organização. Talvez seja o funcionário do atendimento ao cliente que lidou com uma reclamação com facilidade e trouxe novos negócios, ou um funcionário do depósito que quebrou o recorde de dias sem acidentes no trabalho. Eles apreciam o fato de você reconhecer seu trabalho árduo e seus colegas estarem motivados para alcançar seu potencial.
5. Publique carrosséis de fotos para demonstrar as tarefas diárias
O Instagram também possui carrosséis de fotos, que permitem enviar várias fotos em uma única postagem, o que é ideal para demonstrações de tarefas que não requerem vídeo. Por exemplo, inclua três instantâneos que destacam cada etapa do processo. Isso deve ser limitado a tarefas que envolvem uma explicação mínima para evitar confusão, como fazer login no sistema POS com capturas de tela e breves instruções de texto. Esse recurso também é ótimo para fazer e não fazer. Como exemplo, uma foto mostra aos funcionários a maneira correta de manusear o produto, enquanto a outra destaca erros comuns.
6. Ofereça uma dica diária com um texto breve
A beleza de usar o aprendizado social e as mídias sociais em um programa de treinamento online é que é um hábito diário para a maioria dos funcionários. Eles verificam suas contas do Instagram todas as manhãs a caminho do trabalho ou enquanto esperam pela próxima reunião. Como tal, é uma maneira eficaz de inserir dicas pequenas em seu dia de trabalho, sem fazer com que pareça forçado ou estruturado. Publique um indicador diário para cada departamento ou função de trabalho. Por exemplo, a conta do Instagram de treinamento on-line de vendas apresenta uma nova técnica ou atualização de conhecimento do produto todos os dias. Outra opção é convidar os funcionários a compartilharem suas próprias dicas ou anedotas e publicá-las na página da empresa, com crédito para o colaborador, é claro.
7. Convide os funcionários a compartilhar suas próprias histórias no Instagram
Além de videoclipes e carrosséis, o Instagram possui "histórias" que são apagadas automaticamente após 24 horas. Portanto, incentive os funcionários a criar seus próprios contos de aprendizagem social e compartilhá-los com o grupo. Você pode destacar suas contas em uma postagem diária ou desenvolver uma lista de links dentro do LMS. Os funcionários seguem colegas com interesses ou objetivos semelhantes. Uma palavra de cautela: estabeleça algumas regras para que os trainees não abusem desse privilégio e tragam suas vidas pessoais para a discussão. Por exemplo, eles não devem compartilhar postagens sobre seu fim de semana, a menos que seja sobre uma reunião com um cliente que eles deveriam organizar no sábado. Eles também devem respeitar as opiniões e crenças uns dos outros. Verifique as contas do Instagram periodicamente para garantir que ainda seja digno da lista e não viole os protocolos da empresa.
O segredo do sucesso do Insta é moderar as postagens e diversificar o conteúdo. Não confie apenas em imagens do local de trabalho para se conectar com funcionários remotos. Compartilhe videoclipes, apresentações de slides e dicas diárias para envolvê-los. Você também deve incentivá-los a deixar comentários ou perguntas para aumentar a interatividade. Por último, dê aos funcionários a oportunidade de vincular suas contas de treinamento do Instagram para facilitar o compartilhamento de conhecimento dentro de sua organização.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#instagram #instagrammer #redessociais #aprendizagem #treinamento #socialearning #microlearning #desenhoinstrucional #lifelonglearning #mobilelearning
Comments