Organizações em todo o mundo reconhecem a importância de fomentando a colaboração entre os funcionários. Este artigo descreve como você pode integrar a estratégia de aprendizagem social para maximizar o impacto de seu treinamento corporativo. A ideia de colaboração e interações sociais sempre levou para resultados positivos e maior impacto. Não é de admirar social sites de mídia como Facebook, Twitter, LinkedIn e similares ter uma presença onipresente hoje. Quando aplicada em treinamentos corporativos, a aprendizagem social pode funcionar maravilhas para você como uma estratégia de aprendizagem. Há mais no social aprendizagem do que apenas trazer elementos de mídia social, como comentários, postagens, mensagens instantâneas, fóruns de discussão em grupo, wikis, chats de vídeo e assim por diante em seus treinamentos corporativos.
Para ser significativo, é necessário criar uma abordagem semi-estruturada para promover a colaboração entre os alunos. Isto pode ser feito por meio de comunidades virtuais que podem servir de plataforma para para compartilhar conhecimentos e ideias, além de encorajá-los para contribuir com mais entradas para o seu conhecimento existente no repositório.
Existem abordagens que podem ser usadas para elaborar seu aprendizado social?
Inclua as etapas a seguir ao iniciar o processo de integração da aprendizagem social em sua estratégia de aprendizagem:
Passo 1
Avalie a prontidão para adotar a aprendizagem social: Este é o ponto estratégico crucial e esta avaliação precisa acertar o prontidão da organização, alunos e como o atual programas de treinamento estão sendo oferecidos. Faz sentido escolher programas que precisam de interação social e colaboração como piloto programas e construir a partir de seu sucesso para criar uma rede mais ampla.
Passo 2
Quantifique o ganho que você deseja alcançar: muitas vezes, o aprendizado social apoiará seu treinamento formal primário. É vital identificar o que ganha o abordagem de aprendizagem social traria para a organização. Continue a se concentrar no valor que isso criaria e você veja os ganhos necessários ao longo do tempo. Algumas iniciativas como o Gerenciamento de Mudanças podem se beneficiar substancialmente através dele. Você pode usar os primeiros usuários do iniciativa de compartilhar seus comentários positivos e recomendações aos seus colegas, e ver a aceitação do novo conceito aumentar.
Passo 3
Use plataformas de aprendizagem social LXP ao invés do LMS: em vez de uma LMS, opte por plataformas especializadas que fornecem melhores interações entre usuários e recursos de recursos como:
1. Uso mais rico da base de conhecimento existente.
2. Curadoria de conteúdo (incluindo caminhos de aprendizagem).
3. Fóruns de discussão.
4. Acesso a especialistas para treinar e orientar.
5. Facilite o compartilhamento de experiências e aprendizado.
6. Crie comunidades de interesse.
7. Incentive os alunos a contribuir e melhorar o base de conhecimento.
Passo 4
Melhore o acesso à informação: Ao contrário do treinamento formal, agora você pode garantir uma atualização rápida ou disseminação de novos em formação.
Passo 5
Forneça e receba feedback: use a plataforma para agendar sessões formais de feedback dos alunos (o que está funcionando, o que não é e o que pode ser feito para melhorar as interações e colaboração). Use também o Analytics para verificar o progresso (ou a falta dela) e reelaborar estratégias para atingir o objetivo pretendido.
Onde você pode aplicar o aprendizado social?
Algumas áreas que encontram um melhor alinhamento com a aprendizagem social são:
1. Projetos de colaboração em grupo.
2. Discussões em grupo (moderadas).
3. Coaching ou mentoria.
4. Sessões de compartilhamento de conhecimento.
5. Workshops de design thinking (para resolução de problemas específicos).
6. Pesquisas e pesquisas sociais.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments