O uso de técnicas de microaprendizagem melhoraria seus programas de T&D? No artigo abaixo, fornecemos conselhos de consultores de treinamento sobre como sua equipe pode determinar se o microlearning será eficaz para sua organização e se você tem os recursos necessários para adicioná-lo à sua oferta de treinamento.
Como usar o microlearning no treinamento de funcionários
O uso de técnicas de microaprendizagem no treinamento e desenvolvimento de funcionários é uma parte fundamental do Design Instrucional contemporâneo . É usado tanto por equipes de T&D quanto por consultores de treinamento para preencher lacunas de habilidades devido aos muitos benefícios oferecidos, incluindo:
Tempo de assento economizado em cursos de treinamento
Flexibilidade para o aluno
Aumento das taxas de aprendizagem devido ao envolvimento e facilidade de retenção
Potencial reutilização de conteúdo como atualização ou auxílio de trabalho
No entanto, nem todas as organizações fazem uso do microlearning. Os cursos de treinamento ministrado por instrutor (ILT), realizados pessoalmente durante algumas ou todas as sessões, costumam ser mais eficazes para a introdução de processos e conceitos novos e mais amplos. Dito isto, o microlearning é mais eficaz quando se treina para uma iniciativa crítica para os negócios em maior escala. É mais produtivo em situações em que os alunos precisam absorver o conteúdo rapidamente, com o mínimo de interrupção em suas rotinas diárias. Pode ser adicionado ao ILT e outros tipos de treinamento como complemento. Pode ser especialmente útil no treinamento de funcionários em torno de processos de conformidade, treinamento de marca, capacitação de vendas, liderança e outras iniciativas de treinamento de qualificação.
Se sua organização quiser aproveitar os benefícios do microlearning, é útil usar as três perguntas a seguir para orientar o design e o desenvolvimento. Essas perguntas também podem ser usadas para identificar se o microlearning é adequado para sua organização ou se você seria melhor atendido por outro método de treinamento.
Desenvolvimento de microlearning: uma lista de verificação de três perguntas usada por consultores de treinamento
Questão 1
Você consegue identificar e dividir o objetivo de desempenho em unidades menores? O microlearning é mais útil quando você pode vincular o desempenho desejado às metas organizacionais para obter resultados. Você pode fazer essas determinações revisando os processos passo a passo que devem ser concluídos para concluir uma tarefa ou atingir seu objetivo. O que os funcionários mais bem-sucedidos estão fazendo? Use-os para mapear suas metas de desempenho e, em seguida, projete o microlearning em torno de cada etapa do processo ou tarefa.
Questão 2
Você pode disponibilizar o treinamento no momento da necessidade? Os alunos usam o microlearning de forma mais eficaz como parte integrada do seu processo. Por exemplo, você desejará criar um treinamento que possa ser acessado, visualizado e baixado em dispositivos móveis e em várias plataformas. É mais provável que seus alunos participem e obtenham as experiências de que precisam se puderem visualizar e concluir de maneira fácil e rápida conteúdo curto, prontamente disponível e fácil de navegar. Sempre considere vários casos de uso em seu design e entrega.
Questão 3
Você consegue projetar uma experiência completa, utilizando as melhores práticas, com mídia de qualidade ? Você tem as ferramentas prontas para o desenvolvimento e entrega de seu microlearning? Sua equipe possui LMS, ferramentas de autoria e tecnologia para usar mídia de qualidade? Em alguns casos, seu microlearning precisará incluir recursos visuais e animações interativas para demonstrar processos. Vídeo de qualidade pode realizar a mesma coisa. Você precisará investir na experiência, com visuais de qualidade semelhantes aos do seu marketing. Você também desejará ter designers qualificados disponíveis para criar e retrabalhar iterações do treinamento para torná-lo intuitivo e fornecer uma boa experiência do usuário (UX) para seus alunos.
Conclusão
Se a sua organização ainda não usa o microlearning ou deseja adicionar e melhorar sua oferta, definitivamente vale a pena iniciar conversas significativas para adicionar essa modalidade ao seu treinamento. O microlearning é uma estratégia fundamental no design moderno de treinamento, pois aumenta o aprendizado e aumenta a probabilidade de seus funcionários encontrarem tempo para participar. Também ajuda na retenção e é útil como material de atualização e prática para visualização no trabalho.
Se, depois de examinar a lista de verificação acima, você descobrir que faltam elementos para desenvolver sua oferta de microlearning, muitas vezes é econômico e valioso contratar consultores de treinamento para ajudar. Trazer aumento da equipe de T&D ou um consultor de treinamento completo para desenvolver seu projeto pode valer a pena se você precisar de uma análise de necessidades de chuva para mapear o desempenho antes do início do planejamento do treinamento.
Você também pode trazer arquitetos de tecnologia de aprendizagem e suporte para melhorar sua acessibilidade, criação e integrações de conteúdo. Você também desejará criativos com experiência em ferramentas de autoria, vídeos, gráficos e animações, dependendo de suas necessidades. Não hesite em investir em design, pois cursos de melhor qualidade melhorarão os resultados e economizarão dinheiro a longo prazo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentarios