Então, você foi designado para criar um curso de treinamento sobre esterilização de dispositivos médicos. A pegada? Você não sabe nada sobre esterilização de dispositivos médicos. Não entre em pânico, você só precisa de um Especialista no Assunto (SME).
As PMEs possuem o conhecimento, as habilidades, as informações técnicas e a matéria-prima necessária para formar a base do conteúdo. A experiência do mundo real, os exemplos práticos e as anedotas pessoais de um SME ajudam a fazer com que seu conteúdo ressoe com os alunos. No entanto, é fácil transformar o trabalho com um especialista no assunto em uma batalha de vontades. Você deseja um conteúdo simples e elegante que destile as informações em suas partes mais essenciais. Enquanto, frequentemente, um Especialista no Assunto deseja incluir, bem, tudo. Afinal, esse é o tópico no qual eles são especialistas e desejam compartilhar esse conhecimento.
Antes de começar a gritar "É meu jeito ou a estrada!" ou “Designers instrucionais sabem melhor”, pare um momento para respirar. Em seguida, siga algumas estratégias consagradas pelo tempo para colaboração e comunicação com especialistas no assunto.
1. Pratique escuta ativa e evite suposições
É fácil presumir que seu SME estará na mesma página que você. Ambos querem a mesma coisa, certo? Um curso de eLearning eficaz. Este é um exemplo de viés cognitivo. Definido pela primeira vez por psicólogos em 1977, o efeito do falso consenso se refere à tendência das pessoas de presumir que outras pessoas compartilham suas crenças e se comportarão de maneira semelhante em um determinado contexto.
Como você pode evitar cair nessa armadilha? Pratique técnicas de escuta ativa para se certificar de que compreende totalmente o que o seu SME está a dizer. Conheça-os para entender de onde vêm, quando apresentam uma perspectiva diferente da sua. Ouvir ativamente significa fazer um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que o seu Especialista está dizendo, mas também a mensagem completa que está sendo comunicada.
Você deve se concentrar nas palavras e seu contexto e mostrar sinais verbais e não-verbais de escuta. Para garantir que você entendeu corretamente, faça um esforço para refletir sobre o que foi dito parafraseando:
"O que estou ouvindo é ..."
"Parece que você está dizendo ..."
Faça perguntas para esclarecer certos pontos:
"O que você quer dizer quando afirma que o curso deve incluir interatividade?”
"É isso que você quer dizer com gráficos animados?"
Você também pode resumir os comentários do seu especialista ao longo da conversa para garantir que não está perdendo nada. Enquanto você conversa, tente fazer perguntas abertas; isso renderá mais informações do que perguntas de sim ou não.
2. Defina expectativas claras
Estabeleça algumas regras básicas para métodos de comunicação e fluxos de trabalho. Definir as expectativas com o seu SME antes do início do projeto pode evitar sérias dores de cabeça mais tarde. Fale sobre preferências de comunicação e compromisso em algo que funciona bem para vocês dois - e, em seguida, mantenha-se fiel a isso. Se você disser que todas as atualizações do projeto serão feitas por e-mail, não comece a enviar atualizações por mensagem de texto duas semanas depois.
Chegue a um acordo sobre um determinado número de ciclos de revisão. Nada arrasta um projeto como rodadas infinitas de revisões e mudanças. Lembre-se de que “feito é melhor do que perfeito” na maioria dos casos. Obtenha a adesão do SME e escreva um cronograma com as datas de revisão combinadas.
Grave notas de reuniões em um documento compartilhado para evitar mal-entendidos. Uma comunicação clara é a chave! Mas lembre-se de que a colaboração é uma via de mão dupla. Vocês dois terão que se comprometer em pontos diferentes para manter o projeto em andamento sem problemas.
3. Forneça exemplos de cursos
Seu especialista no assunto pode ter pouca ou nenhuma familiaridade com o tipo de curso de eLearning que você espera criar. Talvez suas únicas experiências com cursos de treinamento tenham sido módulos de treinamento anti-assédio obrigatórios enfadonhos a cada ano. Cabe a você mostrar a eles a luz! Parte da construção de um bom relacionamento com sua SME significa educá-la sobre as possibilidades e benefícios do aprendizado online. Mostre a eles os diferentes modos de aprendizagem que seu projeto final pode assumir: jogos e simulações, realidade virtual, celular, vídeo, micro-aprendizado, etc. Ver os exemplos ajudará a tornar o projeto mais “real” para o seu SME e fornecerá a eles uma estrutura para fazer perguntas ou compartilhar ideias sobre como apresentar o conteúdo em seu curso final.
Esta também é sua chance de mostrar seu conhecimento instrucional e explicar por que certos métodos de aprendizagem funcionam melhor do que outros para o tipo de treinamento que você precisa oferecer. Você não precisa se envolver muito, mas compartilhar exemplos de treinamento concretos e o porquê de cada um vai mostrar à sua PME que você também é um especialista. O respeito mútuo é o segredo de uma parceria de sucesso. Depois de desenvolver um relacionamento harmonioso com o seu especialista no assunto, você pode criar um curso de treinamento incrível!
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments