A maioria de nós usa redes sociais para acompanhar os amigos, ler as últimas notícias e compartilhar eventos da vida. No entanto, um número crescente de organizações estão agora investindo na mídia social como meio de desenvolvimento de treinamentos on-line. Por exemplo, encorajando os funcionários a trabalhar em rede com especialistas da indústria para se aprimorar.
Conheça 5 vantagens do uso de mídias sociais nos treinamentos on-line:
1. Melhora a colaboração online.
Colaboradores geograficamente dispersos, geralmente, não são capazes de interagir com seus colegas no mundo real. Isso torna difícil o compartilhamento da experiência profissional. No entanto, a mídia social permite que eles colaborem e se comuniquem sem quaisquer limitações. Eles podem postar links informativos, compartilhar dicas e trabalhar juntos. Use ferramentas de videoconferência para dar-lhes, ainda mais, a oportunidade de hospedar reuniões virtuais, onde possam discutir tópicos importantes. Adicione ferramentas de gerenciamento de projetos no mix e você tem uma poderosa estratégia de colaboração on-line.
2. Os colaboradores têm acesso 24x7.
Os funcionários precisam de acesso à informação 24x7, não apenas durante o horário de expediente. Meios de comunicação social lhes oferece a oportunidade de pesquisar tópicos e tarefas sempre, de onde estiver. Os colaboradores também têm o poder de fornecer dicas, truques e conselhos aos seus pares. Em resumo, o uso de mídias sociais no treinamento on-line abre um mundo de possibilidades para seus colaboradores, especialmente quando se trata de feedback e suporte baseados em pares.
3. Mantém os colaboradores atualizados.
As mídias sociais mantêm os colaboradores atualizados com as últimas notícias sobre treinamentos da empresa. As organizações podem publicar lembretes de eventos, novas notificações de cursos on-line, e alterações à política da empresa. Eles também têm a capacidade de compartilhar recursos on-line, como links de multimídia para ampliar a compreensão dos colaboradores. Como exemplo, os tutoriais do YouTube que melhoram a proficiência da tarefa ou os podcasts que cubram tópicos de conformidade. Para obter melhores resultados, inicie um blog corporativo de eLearning ou um grupo de mídias sociais para centralizar suas comunicações.
4. Facilita o feedback contínuo do treinamento on-line.
Além de dicas e conselhos valiosos, os colegas de trabalho também têm a oportunidade de dar e receber feedback. Os colaboradores são capazes de postar suas idéias ou até mesmo fazer upload de projetos para revisão por pares. Seus colegas podem detectar pontos fortes e recomendar melhorias. Apenas certifique-se de definir algumas regras básicas para que todos os benefícios da experiência de treinamento on-line se concretizem. Por exemplo, crie diretrizes de netiqueta para evitar conflitos online.
5. Aumenta a motivação do colaboradores e engajamento.
Facebook, Twitter e LinkedIn atende a nossa natureza social. Os colaboradores conseguem interagir com colegas e trabalhar em colaboração para resolver problemas. Suporte, aconselhamento e feedback on-line ajudam a aumentar sua motivação e engajamento. Como resultado, eles são mais propensos a participar ativamente no processo de treinamento on-line. As mídias sociais podem até mesmo cultivar um senso de comunidade, o que faz com que os colaboradores sintam que fazem parte de algo maior.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments