top of page
Foto do escritorInstituto DI

Social Learning no Facebook


Em abril de 2019, o Facebook introduziu um recurso de aprendizado social para grupos do Facebook que permite que qualquer administrador de grupo formate o conteúdo em unidades estruturadas para que os grupos possam criar e ministrar cursos para os membros.


Esse pequeno mas significativo aprimoramento da funcionalidade do Grupo do Facebook e da Experiência do Usuário faz parte do plano mestre do reino das mídias sociais. Um artigo de 30 de abril de 2019 na Bloomberg.com, disse: “O Facebook Inc. revelou um redesenho que se concentra no recurso Grupos de sua principal rede social, duplicando uma parte bem-sucedida mas controversa de seu aplicativo - e outro sinal de que o Facebook está se movendo em direção a uma comunicação mais íntima e privada ”.


Mesmo os detratores do Facebook têm que admitir que a empresa é astuta - ela comete erros, mas opera estrategicamente - então o novo recurso de aprendizado social nos grupos do Facebook não é uma incursão aleatória no e-Learning ou uma falha de marketing. Quase certamente é uma mudança na tendência de aprendizado social, permitindo que os usuários do grupo do Facebook criem cursos de uma maneira rápida. É um teste beta sem estar no modo beta.

Há vários anos, as pessoas usam grupos do Facebook como parte de seu eLearning, mas não como uma plataforma de e-learning. Os desenvolvedores de cursos também publicam mídia, como vídeos, em grupos do Facebook para seus alunos. O Facebook tem observado essa aceitação no eLearning e recebeu muitas sugestões de usuários sobre novos recursos que gostariam de adicionar aos grupos do Facebook.


Faz sentido que as redes sociais apoiem ​​o aprendizado social de uma maneira mais integrada, responsiva e totalmente interativa. Isso é o que os recursos de aprendizado social do Facebook estão começando a fazer, e podemos esperar que à medida que a funcionalidade se torne mais sofisticada, os desenvolvedores de cursos profissionais começarão a usar os Grupos do Facebook com mais freqüência como ferramenta de criação de cursos e Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem.


Há pesquisas sólidas, nesta década, que mostram como as mídias sociais podem ser altamente eficazes em potencializar o aprendizado social. A Teoria do Aprendizado Social de Albert Bandura (1977) antecipou a ascensão das mídias sociais nos anos 2000, propondo que as pessoas aprendessem umas com as outras por meio da observação, imitação e modelagem. Então, em 2012-2013, a análise de redes sociais começou a emergir quando os pesquisadores começaram a estudar pessoas em comunidades sociais on-line, como o Facebook e redes sociais não técnicas, como clubes, famílias, grupos de amigos, grupos profissionais, associações profissionais e partidos políticos.

Como funciona


O formato de aprendizagem social do Facebook é mais fácil de usar quando se configura um novo grupo, em vez de tentar adaptar um grupo já existente. A Ajuda do Facebook explica como funcionam as opções de aprendizado social:


"Um grupo de aprendizagem social é como um grupo regular, exceto:


- Os administradores podem organizar postagens em unidades e alterar a ordem em que aparecem.

- Os membros do grupo podem clicar em "Estou pronto" para informar ao administrador que eles interagiram com a unidade.

- Os administradores podem visualizar insights de grupo e ver detalhes sobre unidade e pós-conclusão.

>> Etapa 1: criar um novo grupo no Facebook


>> Etapa 2: selecione o tipo de grupo de aprendizagem social


Aqui é onde você poderá selecionar o tipo de grupo de aprendizagem social.

Em seguida, selecione um dos quatro tipos de grupos e, em seguida, selecione a opção Social Learning.

>> Etapa 3: Selecione as opções que você preferir


Você verá duas opções para a guia Aterrissagem - a guia principal que aparece quando as pessoas veem o front-end de seu grupo. Um é para Discussão e um é para Unidades. Uma Unidade é uma maneira de dividir, ordenar e estruturar todas as suas postagens. Você pode criar quantas unidades precisar em seu grupo e as Unidades podem ser reorganizadas posteriormente.


Basicamente, a opção Discussão permite que o Facebook organize a ordem das suas postagens, geralmente em ordem cronológica, então você pode preferir selecionar a opção Unidades para poder escolher manualmente como as postagens são organizadas e ordenadas em cada Unidade.


Não pule o processo de Design Instrucional apenas porque é muito fácil configurar um desses grupos de aprendizagem social. Mesmo com um curso simples em um grupo do Facebook, é importante planejar e implementar seu curso usando os princípios do Design instrucional.


>> Etapa 4: inicie seu grupo e compartilhe-o com os membros públicos ou convidados


Aqueles que desejarem ser pioneiros e experimentar o formato de Aprendizagem Social nos Grupos do Facebook provavelmente serão recompensados ​​por seus esforços, porque o Facebook estará ansioso para ouvir o feedback dos administradores e provavelmente acrescentará muito mais recursos de aprendizado social ao longo do tempo. Você também está envolvido com os poderosos mecanismos das mídias sociais ao incluir seu curso na rede social mais prolífica do mundo.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page