Como todos sabemos, a popularidade da educação online atingiu níveis sem precedentes. Veja por que a ideia de criar eLearning inclusivo é a necessidade do momento.
Defendendo cursos de eLearning inclusivos para um público diversificado
É absolutamente necessário criar cursos inclusivos, diversificados e que aceitem as diferenças culturais entre os alunos. Descobriremos mais sobre os conceitos de inclusão e diversidade na educação online e sua aplicação na vida de alunos e educadores. Também compartilharemos algumas idéias sobre o desenvolvimento de um curso de eLearning mais inclusivo e diversificado.
Diversidade e inclusão no eLearning
Inclusão e diversidade estão relacionadas entre si; eles se referem à compreensão e consideração de diferentes individualidades, comportamentos e perspectivas que um aluno apresenta. Deve haver um ambiente de aprendizagem onde cada aluno se sinta seguro e bem-vindo. A plataforma é imparcial em todos os sentidos. Como tal, o processo de aprendizagem deve ser igual para quem o optar. A diversidade exige aceitação e valorização do aluno, independentemente de suas diferenças.
A importância da diversidade e da inclusão no eLearning
Por que devemos priorizar a diversidade e a inclusão no eLearning? Por que é tão importante – mas ignorado pela maioria de nós? A resposta simples é que estas palavras são a ética e os fundamentos sobre os quais o eLearning é criado. As plataformas de eLearning oferecem a pedra angular da aprendizagem e realizam os sonhos de vários alunos que as escolhem como escada para subir. Adotar a diversidade e reconhecer igualmente todos os alunos deve ser a prática. Suas habilidades, culturas, origens e qualquer outra coisa não devem impedi-los de realizar seus sonhos.
À medida que percorremos o caminho da globalização e da interligação do mundo, a indústria do eLearning deve lembrar-se da necessidade de implementar a diversidade de forma real. A abordagem multifuncional deve ser o objetivo, em vez de depender de um modelo único. A importância da inclusão e da diversidade não pode ser subestimada. Celebrar as diferenças entre os nossos alunos e criar um espaço onde eles possam brilhar deve ser o lema.
Desenvolvendo cursos de eLearning mais inclusivos
1. Compreendendo diferentes estilos de aprendizagem
Compreender os diferentes estilos de aprendizagem significa que os instrutores precisam se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos para dar uma boa chance ao eLearning inclusivo. Alguns alunos podem se adaptar habilmente aos recursos visuais, enquanto outros podem preferir atividades auditivas ou experimentais. Ao acomodar diferentes estilos de tutoria e recursos multimídia, os professores podem atender uma população mais ampla de alunos.
Design Universal para Aprendizagem (UDL)
Ao desenvolver eLearning inclusivo, é essencial seguir os princípios do Design Universal para Aprendizagem (UDL). O principal objetivo do UDL é desenvolver informações e atividades que sejam acessíveis a todos os alunos, independentemente da capacidade ou experiência. Isto garantirá que os equipamentos de aprendizagem sejam adaptáveis e adaptativos, proporcionando uma experiência educacional ainda mais inclusiva.
2. Diversidade e inclusão na sala de aula online
Construir um ambiente de aprendizagem colaborativa
Numa sala de aula online, cultivar a colaboração entre alunos de diferentes origens contribui para um sentido de comunidade. As relações entre pares, os sistemas de grupo e os fóruns de discussão dão aos alunos a oportunidade de interagir com pessoas diferentes, o que melhora a sua experiência geral de aprendizagem.
Diversidade, Equidade e Inclusão para cursos on-line
É fundamental introduzir os ideais de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nos acadêmicos. Isto implica escolher diferentes exemplificações e estudos de caso que atraiam alunos de diferentes origens. Ao abordar a equidade e a inclusão, os cursos online podem refletir melhor a diversidade que os alunos encontrarão no mundo real.
3. Inclusão Cultural na Aprendizagem Online
Sensibilidade cultural na criação de materiais
O desenvolvimento de materiais de eLearning requer sensibilidade cultural. Evitar preconceitos e usar referências culturais variadas ajuda todos os alunos a se sentirem vistos e ouvidos. Este sistema ajuda a melhorar a experiência de aprendizagem e quebra barreiras culturais.
Apoio multilíngue
É melhor incentivar a inclusão cultural reconhecendo as diversas origens linguísticas do aluno. Fornecer suporte multilíngue, como legendas ou materiais traduzidos, garante que as barreiras linguísticas não prejudiquem a aprendizagem.
4. Impacto da diversidade e inclusão no mundo real
Melhorar o pensamento crítico
Aqueles que são expostos a uma variedade de pontos de vista são forçados a exercitar o pensamento crítico e a expandir os seus conhecimentos sobre uma série de tópicos. Ao usar uma variedade de vozes nos cursos de eLearning, os instrutores podem criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e instigante.
Preparação para o mundo globalizado
No mundo interligado de hoje, a competência cultural é uma habilidade inestimável. Os alunos estarão mais bem preparados para as possibilidades e dificuldades de uma sociedade mundial, onde a tolerância e a consciência da diversidade são cruciais, se conteúdos diversificados forem incluídos nos cursos de eLearning.
Conclusão
É claro que o ambiente educativo necessita da criação de experiências de eLearning inclusivas. Os estudantes a nível global podem receber ajuda destas oportunidades educativas se a indústria do eLearning reconhecer a diversidade e a inclusão e implementar de forma iniciativa estratégias para as actualizar. Se aceitarmos a variedade e valorizarmos a singularidade de cada aluno, poderemos construir um ambiente de aprendizagem mais vibrante e justo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments