Escolhendo entre o modelo ADDIE e o modelo SAM para seu próximo projeto de eLearning
ADDIE (Analisar, Projetar, Desenvolver, Implementar, Avaliar) e SAM (Modelo de Aproximação Sucessiva) são frequentemente colocados um contra o outro. De muitas maneiras, o SAM foi criado para combater o ADDIE. Este último vem de um sistema militar que foi traduzido para o mundo tecnológico. O SAM, por sua vez, é uma solução baseada em TI. Cada sistema de aprendizagem tem vantagens e desvantagens, que você deve pesar cuidadosamente. O modelo ADDIE, por exemplo, é sistemático e repetível, mas não permite retrocessos. O modelo SAM atualizado para AGILE (Alinhar, definir, iterar e implementar, aproveitar, avaliar). Vamos revisar o ADDIE e o SAM, explorando quais funcionariam para você e por quê.
Compreendendo o modelo ADDIE
O ADDIE entrou em cena em 1975 na Florida State University, e era destinado a aplicações militares. As etapas foram seguidas em ordem sequencial, com uma revisão em cada etapa antes de passar para a próxima. Isso faz sentido do ponto de vista militar porque mostra um padrão claro de causa e efeito. Ele transmite instruções básicas e mostra as consequências diretas de não seguir ordens. Além disso, é replicável sem esforço. Nesse ambiente, pode ser uma ferramenta prática de ensino.
Na esfera do eLearning, o ADDIE é ideal para agilizar o processo de desenvolvimento do eLearning. Em cada estágio, o desenvolvedor de eLearning pode ver o quão longe eles chegaram e tabular a próxima etapa. Isso torna mais fácil registrar o progresso. Há um resultado tangível em cada estágio e uma trilha de papel para a solução de problemas. Infelizmente, a presença desse rastro de papel não resolve necessariamente o problema. É uma cascata ou uma hierarquia de cima para baixo.
Compreendendo o modelo SAM
A Allen Interactions acreditava que seu novo sistema resolveria o problema da cachoeira. Em vez de seguir um único caminho vertical, a Etapa 1 tornou-se o Início Inteligente. Este é um grupo de foco que teoricamente analisa o processo do início ao fim. O grupo faz um brainstorming de quaisquer problemas potenciais e estabelece contingências. Tudo isso é feito e aprovado antes do início do desenvolvimento do curso de eLearning. Ele desenvolve um modelo de cenários se / então. Claro, nenhum sistema é à prova de falhas, mas o SAM dá mais avisos do que o modelo ADDIE. Ele cria uma atmosfera de solução de problemas, em vez de simplesmente seguir instruções.
Essa estratégia é mais adequada para TI e eLearning. Oferece mais autonomia, tanto para alunos online quanto para designers instrucionais. E embora o modelo SAM e o ADDIE sejam ferramentas para o desenvolvimento de conteúdo de eLearning, eles também influenciam os estilos de ensino. Afinal, a estrutura do seu curso de eLearning afeta o que e como você aprende com ele.
SAM vs. Modelo ADDIE: Qual abordagem é a melhor para o seu projeto de desenvolvimento de eLearning?
As vantagens e desvantagens do ADDIE
Como o ADDIE é um sistema linear, é fácil olhar para trás e ver o que deu errado. Também é versátil, pois você pode usá-lo para uma variedade de aplicações de eLearning. Independentemente do assunto, nicho ou objetivos de aprendizagem. O modelo ADDIE também permite rastrear facilmente resultados mensuráveis com base em critérios personalizados. No entanto, sua abordagem linear apresenta algumas desvantagens.
Como o erro já foi agravado por fases subsequentes, pode ser difícil desfazê-lo. Visto que cada estágio deve ser concluído antes de prosseguir, você pode dar vários passos à frente antes de localizar um problema. Alguns argumentam que o ADDIE também é mais demorado e caro. Como você terá que voltar ao início para fazer os ajustes necessários ou revisar o conteúdo do eLearning, se você detectar um erro no decorrer do processo. Outro problema é que você pode descobrir que a entrega não se alinha com os objetivos ou metas de aprendizagem no final. Desse modo, forçando você a refazer seus passos para ver o que deu errado e como você pode conduzir a estratégia de eLearning de volta aos trilhos.
Os prós e contras do SAM
O SAM permite que você resolva problemas rapidamente devido à sua estrutura não linear. Você pode corrigir o curso sem começar do zero. Assim que o Savvy Start estiver concluído, o modelo SAM tem seis estágios de design e desenvolvimento que são executados simultaneamente. Isso torna mais fácil identificar um problema em uma fase, repará-lo e corrigir quaisquer fatores relacionados. Não é um sistema de cima para baixo. Tudo é colaborativo, com cada equipe e processo alimentando-se mutuamente.
De certa forma, trabalhar em conjunto retarda o processo. Mas, como cada estágio é executado em paralelo, você pode economizar tempo e lidar rapidamente com os erros. Outro ponto positivo é que você consegue produzir uma versão menos polida do produto no início do processo. Assim, você pode ajustar o conteúdo do eLearning à medida que avança e garantir que ele se alinhe com as metas e objetivos de aprendizagem.
A desvantagem é que muitos Designers Instrucionais preferem uma abordagem de Design Instrucional mais estruturada que envolve mais planejamento. Enquanto o modelo ADDIE segue a linha reta, o SAM é mais um processo cíclico. A natureza iterativa do modelo significa que a prototipagem rápida costuma ser a etapa mais essencial, com menos ênfase na fase de preparação.
Conclusão
Como você escolhe entre o modelo SAM e o modelo ADDIE? Ambos os sistemas foram ajustados e atualizados, portanto, embora seus "princípios fundamentais" permaneçam, suas iterações parecem muito diferentes. ADDIE tem formação militar. Ele utiliza os procedimentos passo a passo e instruções claras são a chave. Portanto, pode ser difícil voltar alguns estágios para consertar qualquer bagunça. E ainda mais difícil descobrir exatamente como e onde o problema começou. Por outro lado, o SAM é um sistema mais concorrente. Ele começa com um brainstorm e, depois que tudo é mapeado, os estágios subsequentes são executados ao mesmo tempo. ADDIE funciona bem para cursos de treinamento online com módulos sequenciais, como cursos de treinamento online de conformidade. O modelo SAM é melhor para treinamento online de formato livre entrelaçado, como integração departamental ou treinamento de campo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#addie #sam #métodosdeDI #designinstrucional #desenhoinstrucional #facilitador #treinamento #educacaocorporativa #gestorderh #sessaodeaprendizagem #experienciasdeaprendizagem #metodologiasativas #rh #recursoshumanos #aprendizagemcorporativa #professor #professora #professores #conteudosead #cursosonline #comocriarcursosonline #comocriaraulasonline #elearning #tendenciasEaD
Comments