top of page
Foto do escritorInstituto DI

Ferramentas Digitais para Usar em Sala de Aula


Na nova era do aprendizado, a tecnologia desempenha um papel fundamental nos processos de ensino de crianças e adolescentes. Aqui estão 11 ferramentas que facilitam a comunicação entre professores e alunos, entre outras coisas.


As ferramentas de educação digital mais populares para professores e alunos


Centenas de ferramentas de educação digital foram criadas com o objetivo de dar autonomia ao aluno, melhorar a gestão dos processos acadêmicos, estimular a colaboração e facilitar a comunicação entre professores e alunos. Aqui apresentamos 11 dos mais populares.


1. Edmodo


Edmodo é uma ferramenta educacional que conecta professores e alunos e é assimilada em uma rede social. Neste, os professores podem criar grupos colaborativos online, administrar e fornecer materiais educacionais, medir o desempenho dos alunos e se comunicar com os pais, entre outras funções. A Edmodo tem mais de 34 milhões de usuários que se conectam para criar um processo de aprendizagem mais enriquecedor, personalizado e alinhado com as oportunidades trazidas pela tecnologia e pelo ambiente digital.


2. Socrativo


Desenhado por um grupo de empresários e engenheiros apaixonados pela educação, o Socrative é um sistema que permite aos professores criar exercícios ou jogos educativos que os alunos podem resolver usando dispositivos móveis, sejam smartphones, laptops ou tablets. Os professores podem ver os resultados das atividades e, a partir delas, modificar as aulas subsequentes para torná-las mais personalizadas.


3. Projeqt


Projeqt é uma ferramenta que permite criar apresentações multimídia, com slides dinâmicos nos quais você pode inserir mapas interativos, links, quizzes online, cronogramas do Twitter, vídeos, entre outras opções. Durante uma sessão de aula, os professores podem compartilhar com os alunos apresentações acadêmicas que são visualmente adaptadas a diferentes dispositivos.


4. Thinglink



Thinglink permite que educadores criem imagens interativas com música, sons, textos e fotografias. Eles podem ser compartilhados em outros sites ou em redes sociais, como Twitter e Facebook. O Thinglink oferece aos professores a possibilidade de criar metodologias de aprendizagem que despertem a curiosidade dos alunos por meio de conteúdos interativos que podem ampliar seus conhecimentos.

5. TED-Ed

TED-Ed é uma plataforma educacional que permite a criação de aulas educacionais com a colaboração de professores, alunos, animadores - geralmente pessoas que desejam expandir conhecimentos e boas ideias. Este site permite democratizar o acesso à informação, tanto para professores como para alunos. Aqui, as pessoas podem ter uma participação ativa no processo de aprendizagem dos outros.


6. cK-12

cK-12 é um site que visa reduzir o custo de livros acadêmicos para o mercado de K12 nos Estados Unidos e no mundo. Para atingir o seu objetivo, esta plataforma possui uma interface open source que permite criar e distribuir material educativo através da internet, que pode ser modificado e conter vídeos, áudios e exercícios interativos. Também pode ser impresso e obedecer aos padrões editoriais necessários de cada região. Os livros criados em cK-12 podem ser adaptados às necessidades de qualquer professor ou aluno.


7. ClassDojo


O ClassDojo é uma ferramenta para melhorar o comportamento dos alunos: os professores fornecem feedback instantâneo aos alunos para que a boa disposição na aula seja 'recompensada' com pontos e os alunos tenham uma atitude mais receptiva em relação ao processo de aprendizagem. O ClassDojo fornece notificações em tempo real aos alunos, como 'Muito bem, David!' e '+1', para trabalhar de forma colaborativa. As informações coletadas sobre o comportamento dos alunos podem ser compartilhadas posteriormente com os pais e administradores por meio da web.


8. eduClipper


Esta plataforma permite que professores e alunos compartilhem e explorem referências e material educacional. No eduClipper, você pode coletar informações encontradas na internet e depois compartilhá-las com os membros de grupos previamente criados, o que oferece a possibilidade de gerenciar de forma mais eficaz o conteúdo acadêmico encontrado online, aprimorar técnicas de pesquisa e ter um registro digital do desempenho dos alunos durante o curso. Da mesma forma, oferece aos professores a oportunidade de organizar uma aula virtual com seus alunos e criar um portfólio onde fica armazenado todo o trabalho realizado.


9. Storybird


O Storybird visa promover as habilidades de escrita e leitura nos alunos por meio da narrativa. Nessa ferramenta, os professores podem criar livros interativos e artísticos online por meio de uma interface simples e fácil de usar. As histórias criadas podem ser incorporadas em blogs, enviadas por e-mail e impressas, entre outras opções. No Storybird, os professores também podem criar projetos com os alunos, dar feedback constante e organizar aulas e notas.


10. Animoto


O Animoto é uma ferramenta digital que permite criar vídeos de alta qualidade em um curto espaço de tempo e a partir de qualquer dispositivo móvel, inspirando alunos e ajudando a melhorar as aulas acadêmicas. A interface do Animoto é amigável e prática, permitindo aos professores criar conteúdos audiovisuais que se adaptam às necessidades educacionais.


11. Kahoot!


Kahoot! é uma plataforma educacional baseada em jogos e perguntas. Por meio dessa ferramenta, os professores podem criar questionários, discussões ou pesquisas que complementam as aulas acadêmicas. O material é projetado em sala de aula e as dúvidas são respondidas pelos alunos enquanto brincam e aprendem ao mesmo tempo. Kahoot! promove a aprendizagem baseada em jogos, o que aumenta o envolvimento do aluno e cria um ambiente educacional dinâmico, social e divertido..


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page