Durante sua carreira, você terá tropeçado em um ou dois funcionários que chegam atrasados às reuniões, submetem um trabalho de baixa qualidade e trazem uma atitude geralmente negativa em relação ao local de trabalho. E se você não tiver, você irá. Então, se você não pode evitar um desempenho ruim, a questão importante torna-se, o que você faz sobre isso?
Alguns dizem "Substitua!" Mas vamos enfrentá-lo. A empresa já investiu em seu recrutamento. Sem mencionar os relacionamentos que os funcionários construíram com colegas e clientes, ou os insights que eles coletaram sobre os processos da empresa.
Talvez haja uma alternativa. Como o ex-CEO da Starbucks Howard Schultz disse uma vez, "o sucesso é melhor quando é compartilhado". Então, o segredo poderia realmente estar nos esforços combinados de funcionários e empregadores? Se você é todo ouvidos, vamos explorar algumas ideias de melhoria de desempenho de funcionários que envolvem empresas e sua equipe.
Como os empregadores podem melhorar o desempenho
Melhorar o desempenho dos funcionários não é o caso da galinha ou do ovo. Sem dúvida, começa com a empresa. E aceitar isso é o primeiro passo para aumentar a produtividade da equipe. Depois disso, você vai querer ir direto para essas estratégias para melhorar o desempenho de seus funcionários.
Ajudar os funcionários a identificar suas necessidades de desenvolvimento
Afundar ou nadar raramente é uma abordagem eficaz para gerenciar o desempenho. Na verdade, os funcionários muitas vezes nem percebem quando não estão atendendo às expectativas, porque não estavam cientes dessas expectativas, para começar. Portanto, reserve um tempo para avaliar o desempenho dos funcionários e, em seguida, converse com eles sobre suas necessidades de desenvolvimento.
Comece com os padrões e expectativas que a empresa tem para eles e, em seguida, pergunte aos funcionários quais metas de desempenho pessoal eles podem ter para si mesmos. Talvez Sarah queira ter um desempenho melhor como executivo de vendas, para poder ganhar uma comissão melhor. Joe pode estar olhando para acelerar sua carreira e garantir uma posição de gestão no próximo ano.
Quando o destino estiver definido, discuta o caminho para chegar lá: quais áreas específicas de desempenho precisam ser melhoradas e como elas serão aprimoradas. Lembre-se de estar aberto ao feedback de duas vias durante esta conversa. Porque às vezes a chave para o aprimoramento está simplesmente em um escritório mais silencioso, um líder mais acessível ou processos de trabalho mais claros. Muitas vezes, porém, os funcionários precisam de treinamento.
Equipar funcionários com ferramentas e recursos de aprendizagem
Ficar melhor em qualquer coisa requer aprendizado. Portanto, você precisará garantir que os funcionários tenham todas as ferramentas e recursos disponíveis para aprendizado. Mas que tipo de ferramentas e recursos? Hoje, o treinamento pode tomar a forma de autodirecionado, on-line, orientado por instrutor, baseado em sala de aula... Descobrir por onde começar pode ser difícil.
Adotar uma abordagem mista ao treinamento significa que você não precisa escolher. Usando um LMS de aprendizagem combinada, você pode oferecer aos funcionários cursos on-line para trabalhar em seu próprio tempo e participar de sessões virtuais de treinamento conduzidas por instrutor. Além disso, um poderoso LMS significa que você pode usar recursos como gamificação e microlearning para tornar a experiência atraente e personalizada para os funcionários.
A variedade de atividades oferecidas pelo aprendizado misto, incluindo vídeos multimídia e infográficos, também significa que os funcionários podem explorar o mesmo conceito ou habilidade de diferentes ângulos. Mas aprender, por si só, não será suficiente para alcançar um aumento no desempenho dos funcionários. Os funcionários também precisam de oportunidades para praticar.
Fornecer oportunidades reais para praticar novas competências
O objetivo final de qualquer programa de treinamento é desenvolver as habilidades que os funcionários precisam para melhorar o desempenho no trabalho. Mas, para que o impacto do treinamento dos funcionários no desempenho do trabalho seja significativo e mensurável, os funcionários devem aplicar suas novas habilidades no local de trabalho. É aqui que você entra.
Dê aos funcionários tarefas reais para praticar suas novas habilidades. Isso pode incluir rotação de trabalho, expansão de emprego ou apenas permitir que um funcionário substitua um funcionário que está de licença. Esteja ciente de que os funcionários só se sentirão confiantes para aplicar seu aprendizado no trabalho se tiverem o apoio da empresa.
Oferecer suporte contínuo e reforço
Os efeitos do treinamento no desempenho dos funcionários durarão pouco, a menos que os funcionários se sintam seguros e apoiados quando se trata de praticar suas novas habilidades. Eles também precisam ter fácil acesso a feedback e orientação construtivos, e devem ser apreciados quando começarem a melhorar.
Certifique-se de criar uma cultura empresarial onde os erros não sejam punidos com mão dura, mas sim aceitos como parte do processo de aprendizagem. Designe aos funcionários um mentor ou coach para guiá-los ao longo de sua jornada para melhorar o desempenho. E ofereça um feedback personalizado quando um funcionário tentar algo novo.
Por fim, mantenha os funcionários motivados e energizados à medida que buscam maior produtividade ou trabalho de melhor qualidade. Você pode fazer isso recompensando os funcionários quando eles atingirem suas metas de aprendizado ou atingirem uma meta de desempenho. Isso não apenas fará com que esses funcionários se sintam valorizados, mas também incentivará outros funcionários a melhorar seu desempenho.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments