top of page

Como Manter seu Aluno Virtual Engajado? Parte II



Ao mesmo tempo em que necessita de muitos esforços para trazer mais programas online, as instituições também lutam arduamente com a alta taxa de atrito para melhorar a retenção, engajamento é motivação de alunos que, antes não tinham que ter automotivação para estudar no formato presencial: com um professor ali do lado, incitando-o a continuar a estudar.

- Forneça feedback inicial aos alunos, o mais cedo possível

Você sabia que mais perguntas são feitas no início de um curso do que no final? Pois é, no planejamento de cursos online, a intervenção precoce ajudará os alunos a serem claros sobre a futura jornada de aprendizagem.

- Feedback inicial sobre o desempenho dos alunos

Uma vez iniciada uma jornada de aprendizado, os aprendizes precisam de orientação para estar no caminho certo, mesmo em um curso individualizado; o mais cedo possível, o feedback para os alunos é necessário. Atividades como discussões, questionários ou reflexões do módulo de aprendizagem podem ser integradas já na primeira semana de um curso online. Ao fornecer feedback ao desempenho das atividades dos alunos o mais cedo possível, fornece ao instrutor a capacidade de fazer os ajustes necessários para manter os alunos conectados.

- Um mecanismo que permite que os alunos reflitam.

A introdução de um mecanismo que permita aos alunos refletir sua aprendizagem pode ajudar os alunos a reconhecer o significado do aprendizado, bem como examinar a conexão entre o conteúdo e suas necessidades de aprendizado. A criação de um mecanismo desse tipo, como início de aprendizado, é altamente recomendável. Atividades como reflexões de módulos, discussões sobre os tópicos das palestras e perguntas dissertativas ajudam os alunos a explorar seu aprendizado por trás do conteúdo apresentado. Uma vez que a conexão entre os alunos e o curso seja construída, seria difícil separar os alunos de sua jornada de aprendizado e, como resultado, diminuir o atrito.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page