Aos proprietários de sites de aprendizagem tenho 1 dica básica: concentrem-se no conteúdo do curso e no engajamento do usuário, não em operações chatas que demandam tempo e energia. Essa é a idéia e o objetivo de automatizar qualquer processo didático-pedagógico. Para que você tenha tempo de tornar a educação mais qualificada. Mas como automatizar o ambiente virtual e liberar algum do professor para aumentar o envolvimento dos alunos?
Maneiras de automatizar as operações
Comumente, a automação significa minimizar ou eliminar a interação humana em um processo. O que queremos dizer com automação de e-learning?
Com o desenvolvimento de tecnologias, a automação teve impacto em todos os setores. Nós tomamos muitos processos automatizados como uma coisa normal. Por exemplo, você se inscreve em qualquer software online, recebe imediatamente um e-mail de boas-vindas com o seu nome incluído e, após fazer uma compra, o recibo é enviado instantaneamente para nós. É um exemplo básico de um processo de automação que inclui e-mail marketing e pagamentos, mas há mais a ser feito no aprendizado online.
As implementações mais comuns de automação são:
>> a geração de questionários,
>> a verificação de respostas,
>> o fornecimento de feedback imediato ao aluno
>> a exibição instantânea de resultados sem interação humana
O futuro da automação de e-learning está por trás da Inteligência Artificial (IA), onde o processo de aprendizagem será personalizado para cada usuário e o sistema se adaptará ao desempenho dos alunos. Já falei sobre isso em vídeos sobre o uso de plataformas LXP (olha lá na nossa videoteca www.desenhoinstrucional.com/videoteca
Outras formas de aumentar o desempenho com a automação da plataforma eLearning
>> Automação de Autoria
A automação ajuda a formatar e distribuir de maneira mais eficiente o conteúdo para os usuários. Por exemplo, antes de iniciar um curso, o aluno pode fazer um teste para o sistema entender quais áreas o aluno está familiarizado. A plataforma pode então ajustar os módulos do curso de acordo com o nível de conhecimento do aluno.
Essa abordagem aumenta o envolvimento e ajuda o aluno a se manter interessado e a percorrer o curso rapidamente. Além disso, os LMSs podem gerar questionários e exames de suas avaliações e criar um caminho único de aprendizado para cada aluno.
Se estamos falando de treinamento corporativo, a automação pode economizar tempo dos gerentes e dos departamentos de RH, pois os funcionários são automaticamente inscritos nos módulos de treinamento corretos para eles.
>> Notificações automatizadas e feedback
Você pode automatizar os anúncios de novos cursos e módulos à medida que são publicados para economizar tempo no envio manual e os alunos se beneficiam em manter-se atualizados.
Os educadores podem ser automaticamente notificados com quem e quando passaram ou falharam no teste e imediatamente enviam seus resultados. Além disso, as pesquisas de satisfação do aluno podem ser realizadas automaticamente e gerar relatórios para você.
>> Experiência de aprendizado personalizada
A automação de alguns processos de e-learning não economiza tempo e dinheiro, pode transformar completamente a experiência do aluno e torná-lo mais personalizado. Temos visto a personalização no trabalho no setor de e-commerce e no YouTube, por isso é hora de começar a implementá-lo no eLearning.
Por exemplo, o aluno falha em um teste. Depois disso, o sistema é acionado para enviar um e-mail com alguns materiais adicionais cobrindo os tópicos em que um aluno falhou. Além disso, um usuário da sua plataforma de eLearning pode ser inscrito em um curso adicional de acordo com os resultados do exame final. Os alunos terão seus próprios caminhos de aprendizado e poderão aprender em seu próprio ritmo.
>> Atendimento ao Cliente e Suporte
Tecnologias modernas permitem automatizar até mesmo tarefas humanas como suporte e Q & A. Você pode poupar muito tempo e reduzir o número de funcionários criando uma página de Perguntas frequentes rica ou até mesmo uma central de ajuda inteira com funções de pesquisa, como fizemos para um cliente.
Além disso, os chatbots podem melhorar a satisfação do cliente com uma resposta instantânea às perguntas.
>> Entrega automatizada de relatórios
É possível criar uma entrega automática de relatórios e, além disso, em diferentes formatos. Por exemplo, você gostaria de ter um relatório mensal do desempenho do curso em formato PDF e uma tabela do Excel com relatórios financeiros. Além disso, eles podem ser enviados automaticamente para sua caixa de entrada a cada mês.
>> Integração de API’S ou Customer Relationship Management (CRM)
A integração da sua plataforma com o CRM pode levar seu negócio de eLearning ao próximo nível, e não estamos falando apenas de gerenciar seus clientes. Ao monitorar o desempenho do aluno e descobrir padrões, o CRM pode trazer valiosa automação de processo.
Por exemplo, se alguns de seus alunos abandonaram o aprendizado em algum módulo, o CRM pode detectar isso e enviar um e-mail aos usuários para incentivá-los a continuar o curso.
Customer Relationship Management permite controlar as etapas, os alunos estão em e interagir com eles com informações relevantes. Isso também proporciona aos alunos uma experiência personalizada.
Conclusão
A automação de e-learning pode poupar tempo, dinheiro e criar uma experiência personalizada para seus usuários. Como resultado, o desempenho de seu curso ou treinamento deve aumentar e os aprendizes obter melhores resultados à medida que o sistema otimiza seu próprio ritmo e nível de conhecimento. Comece pesquisando plataformas de LXP – Learning Experience Plataforms ou Plataformas de Experiência de Aprendizagem...o suprassumo da educação suportada pela inteligência artificial.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Kommentare