Você adquiriu uma nova habilidade no ano passado? Ou estudou um assunto sozinho para se tornar mais competente? Em sua caracterização do aluno adulto, Malcolm Knowles observou que, à medida que as pessoas amadurecem, elas se tornam cada vez mais autodirigidas em como adquirem habilidades e conhecimento.
Você pode aproveitar essa característica distinta da aprendizagem de adultos apoiando os funcionários em seus esforços autodirigidos. A aprendizagem autodirigida pode ser uma forma de reduzir o esforço e o custo da construção de treinamentos desnecessários. Além disso, ajudar as pessoas a adquirir habilidades de aprendizagem autodirecionadas - se ainda não as tiverem - pode ter um valor de longo prazo para o indivíduo e a organização.
Aprendizagem autodirigida formal e informal
De acordo com muitos acadêmicos, a aprendizagem autodirigida pode ser considerada um processo mais formal que envolve previsão e planejamento. Durante este tempo, os alunos:
> Avalie suas habilidades e conhecimentos
> Identifique o que eles precisam aprender
> Identifique recursos e atividades relevantes (colaboração, orientação, grupos de estudo, etc.) para fechar as lacunas
> Use os recursos e participe de atividades
> Reflita sobre o progresso deles e ajuste, se necessário
Outros definem a aprendizagem autodirigida como um evento mais informal. Ocorre sempre que os adultos se envolvem em seu próprio aprendizado. Isso pode ser o resultado de uma oportunidade que se apresenta ou de uma inspiração repentina. Às vezes, a aprendizagem autodirigida é espontânea e envolve pouco planejamento.
Equívocos
É fácil ter ideias erradas sobre como os adultos se envolvem na aprendizagem autodirigida. A ideia pode gerar imagens de alguém trancado em uma sala com uma pilha de livros didáticos. Mas é muito mais diversificado e fluido do que isso. É assim que os pesquisadores conceituam a aprendizagem autodirigida de adultos.
Nem sempre feito de forma isolada. SDL não precisa ser uma atividade isolada. Pode ocorrer em grupos de pessoas aprendendo e compartilhando umas com as outras. Mesmo que haja períodos de aprendizagem individualizada, as pessoas geralmente se beneficiam de compartilhar com um grupo que tem interesses e objetivos semelhantes.
> Pode envolver instrutores ou mentores. O SDL pode ocorrer em ambientes formais nos quais um instrutor, mentor ou especialista serve como guia.
> Não para todos. Nem todos os adultos preferem ou são eficazes no SDL. Alguns não têm interesse nesta abordagem de aprendizagem ou não estão preparados para se envolver dessa forma.
> As preferências de aprendizagem variam de acordo com a atividade. A aprendizagem pode ser imaginada como um continuum de dependência de um instrutor de um lado e completamente independente do outro. Os adultos vão variar onde estão no continuum, dependendo da atividade.
> Atrai diversos grupos de pessoas. Pessoas de todos os grupos sociais e econômicos se envolvem na aprendizagem autodirigida.
> Experiencial. Muitos esforços de aprendizagem autodirigida são baseados na experiência e muitos ocorrem informalmente.
> Eficaz para trabalho e aprendizagem pessoal. SDL é uma estratégia eficaz de aprendizagem profissional, educacional e pessoal.
> Tem limitações. O SDL tem limitações e não é adequado em todas as situações. No local de trabalho, o risco é que pode levar muito tempo ou custar muito para aprender uma habilidade crítica de forma independente.
> Tem muitos benefícios. Planejar e avaliar um esforço de aprendizagem autodirigido pode tornar a aprendizagem mais significativa do que a aprendizagem dirigida por instrutor. Isso pode resultar em instrução individualizada, que é eficaz para atender às necessidades específicas do aluno.
Apoie a aprendizagem autodirigida no local de trabalho
Você pode incentivar a aprendizagem autodirigida, explorando objetivos profissionais com pequenos grupos de pessoas ou indivíduos. Em seguida, incentive-os a avaliar suas habilidades SDL usando uma lista como a que está abaixo. Doyle (2008) identificou habilidades pessoais que os alunos do ensino superior precisam dominar para se tornarem adeptos do SDL. Modifiquei e acrescentei à sua lista para acomodar os alunos adultos no local de trabalho.
A aprendizagem autodirigida envolve a capacidade de:
> Avalie os próprios conhecimentos e habilidades.
> Formule objetivos de aprendizagem e ponha em prática um plano.
> Encontre e avalie fontes de informação de qualidade. Esta habilidade pode ser desenvolvida com habilidades de Gerenciamento de Conhecimento Pessoal e desenvolvendo um Ambiente de Aprendizagem Pessoal eficaz .
> Identifique informações importantes nessas fontes de qualidade ou identifique oportunidades que aparecem no ambiente.
> Organize as informações de maneiras significativas.
> Comunique novos conhecimentos por meio da escrita, do compartilhamento e da fala.
> Gestão de tempo.
> Lembre-se do que foi aprendido e aplique novos conhecimentos e habilidades.
> Monitore e avalie a própria aprendizagem.
Conclusão
As organizações seriam inteligentes em investir na preparação e incentivo de sua força de trabalho para a aprendizagem autodirigida. É uma das muitas estratégias que podem atender às necessidades contemporâneas do local de trabalho imprevisível e em constante mudança. Pode fornecer habilidades de aprendizagem ao longo da vida e contribuir para a construção de uma cultura de aprendizagem
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#aprendizagem #autoaprendizagem #autoinstrucional #heutagogia #design #designinstrucional #aprendizagem #ead #designinstrucionalnapratica
Kommentare