O Modelo 70:20:10 é usado em todo o mundo como uma diretriz geral para a criação de programas de aprendizado eficazes de ponta a ponta.
Sabemos que a aprendizagem efetiva ocorre por meio da experiência, exposição e com educação. O modelo tem sido um 'agente de mudança' para moldar mentalidades e práticas de aprendizado, passando do tradicional 'giz e conversa' para o aprendizado misto.
O que isso significa para o design instrucional?
Pode ser tentador focar no aprendizado formal – o aprendizado que ocorre durante os programas e o e-Learning. Na verdade, este '10' do modelo é onde os alunos constroem bases críticas para a aprendizagem experiencial e social. No entanto, aplicar o modelo 70:20:10 no design de aprendizagem significa que devemos preparar os alunos para os '20' e '70'.
Podemos preparar os alunos para a aprendizagem no local de trabalho enquanto ainda estão na 'sala de aula' – integrando a aplicação do conhecimento contextualizado e a prática de competências para facilitar a transferência da aprendizagem para o local de trabalho.
A promoção de relacionamentos entre pares encorajará os alunos a apoiarem-se mutuamente após o(s) evento(s) formal(is) de aprendizagem.
Os relacionamentos podem ser cultivados e aprofundados por meio de experiências que incorporam colaboração, cooperação e trabalho em equipe, e oferecem oportunidades regulares para aprendizado e discussões compartilhadas.
O design instrucional eficaz sempre considera as oportunidades pós-aprendizagem. A aprendizagem formal pode fornecer as bases, mas é por meio de experiências e interações sociais que a aprendizagem é incorporada, refinada, consolidada e ampliada.
A Aprendizagem Experimental
Para facilitar a aprendizagem experiencial, os designers instrucionais podem:
Fornecer guias de referência rápida (QRG) para lembretes no trabalho de conteúdo-chave, dicas e processos
Organize uma coleção de atividades práticas e de ritmo próprio no trabalho e outras referências de aprendizado
Fornecer um diário de bordo/lista de verificação de tarefas para os alunos completarem no trabalho
Aprendizagem Social
Para facilitar o aprendizado social:
Incorporar um 'sistema de amigos' - onde os alunos se apoiam e discutem suas experiências entre ou após os eventos formais de aprendizado
Agende 'check-ins' virtuais ou inicie um fórum/quadro de discussão online
Desenvolva atividades de incorporação para líderes de equipe para facilitar entre ou após eventos formais de aprendizado
A Proporção 70:20:10
70:20:10 não é uma proporção fixa.
Uma pesquisa recente realizada pela Training Industry descobriu que 55:25:20 é uma divisão mais precis
Independentemente da proporção, o ponto é: a maior parte do aprendizado ocorre além dos programas formais de treinamento, por meio de experiências no trabalho, exposição e aprendizado social.
A aprendizagem formal é, no entanto, um primeiro passo essencial na construção de uma base de conhecimento, habilidades e compreensão que os alunos irão expandir e refinar.
Para permitir isso, os designers instrucionais devem considerar como os programas podem melhor preparar e promover o aprendizado contínuo.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments