top of page
Foto do escritorInstituto DI

7 Erros de Design e Desenvolvimento de E-Learning



Neste artigo, listarei os erros comuns de design de e-Learning que você deve evitar ao criar sua entrega. Evitar essas armadilhas ajudará a maximizar o valor para os alunos e fornecer a eles o máximo de oportunidades de aprendizado em seus cursos!


Erros de design e desenvolvimento de eLearning a serem evitados

Todos sabemos a importância de aprender com nossos erros. É o que nos permite melhorar em todos os aspectos. Mas há uma desvantagem quando você comete erros - não importa quão pequenos ou grandes eles possam ser - na criação de conteúdo de e-Learning. Isso pode levar não apenas a um feedback ruim, mas também a perda de tempo tentando fazer algo novamente que não funcionou inicialmente, em vez de se concentrar na criação de material de qualidade para alunos que desejam acessar suas ofertas de produtos ou serviços online! Aqui estão algumas maneiras de contornar esses obstáculos:

1. Não pesquisar suas opções de LMS e ferramentas de autoria de antemão

Escolher o LMS certo e as ferramentas de autoria são a chave para seu sucesso como desenvolvedor de e-Learning. Sua seleção deve levar em conta todos os aspectos do que você planeja criar em termos de recursos, recursos de facilidade de uso (e não apenas simplicidade), versatilidade com diferentes tipos/versões de arquivos de vídeo etc., mas também como esses itens serão trabalhem juntos de forma eficiente para que não haja perda de tempo na conclusão de projetos, pois todos são compatíveis. Não hesite em pedir demonstrações e realizar uma extensa pesquisa antes de optar por um LMS. Sem a plataforma adequada, você não poderá projetar ou desenvolver cursos de e-Learning que correspondam aos seus objetivos de aprendizado de forma eficaz - então faça sua lição de casa!

2. Perder o foco de seus objetivos e metas principais

Se você está indo para o projeto e desenvolvimento do seu curso de e-Learning sem saber quais objetivos irão guiá-lo, então as chances são boas de que as coisas não saiam exatamente como o planejado. Os objetivos de aprendizagem devem ser elaborados em cada estágio em todos os aspectos relacionados à criação – desde o planejamento do módulo até os blocos de texto ou elementos multimídia, como videoclipes. Eles devem servir como um roteiro de como desenvolvemos nossos cursos para que eles atendam aos requisitos gerais e ainda sejam envolventes o suficiente para serem concluídos pelos alunos que os acompanham. Não só importa se você desenvolveu completamente os objetivos e metas, mas também não os perca de vista à medida que desenvolve as entregas. Manter o foco!

3. Criando módulos detalhados e confusos

Tenha em mente que os cursos de e-Learning precisam ser simples, claros e concisos. Evite usar módulos detalhados que só irão confundir os alunos. Certifique-se de que seu conteúdo seja fácil de seguir com frases curtas ou marcadores em vez de parágrafos longos, se possível, para melhor legibilidade pelos leitores na tela do computador. Isso também ajuda a economizar espaço ao imprimir.

4. Adicionando Conteúdo Irrelevante para o Apelo Estético

Certifique-se de que cada parte do conteúdo que você inclui em sua entrega de e-Learning seja relevante e pertinente. Não use apenas imagens, gráficos ou elementos de design para apelo estético, eles podem tirar o valor se não estiverem relacionados ao alcance de objetivos/metas de aprendizagem. Esteticamente agradável não significa igualmente valioso para o aprendizado – faça todos os esforços para incluir os dois tipos de conteúdo, quando apropriado, para que os alunos aproveitem melhor sua experiência geral.

5. Subestimar o valor do conteúdo cuidadosamente elaborado

Os cursos de e-Learning bem-sucedidos devem incluir conteúdo de alta qualidade. Para desenvolver seu curso, você deve contratar um redator ou editor profissional para ajudar na organização e gramática em cada seção do texto, além de garantir que todas as informações relevantes sejam incluídas para que os alunos possam acompanhar facilmente sem se perder.

6. Concentrando-se no design gráfico em vez da navegação do curso

Embora o design gráfico seja uma prioridade no desenvolvimento de cursos de e-Learning, ele nunca deve vencer a navegação fácil. Seus alunos ficarão frustrados ou confusos se não puderem navegar facilmente em seus cursos e módulos - sem exceção!

7. Não utilizar tecnologias emergentes ou ferramentas multimídia

Sendo um profissional criativo hoje, você descobrirá que há muitas ferramentas à sua disposição. Aprender sobre as várias tecnologias disponíveis e como elas podem beneficiar suas estratégias de design é a chave para entender o que está acontecendo neste setor em constante mudança. Portanto, mantenha-se atualizado para onde a tecnologia está indo. Certifique-se de que todas as mídias usadas eram esperadas por enquanto, como podcasts ou vídeos. Além disso, entenda por que esses elementos se tornarão ainda mais importantes no futuro, quando os alunos quiserem um conteúdo que atenda às suas necessidades melhor do que qualquer outra coisa no momento.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#autoria #direitosautoriais #direitoautoral #producaodeconteudos #produzirconteudosead #conteudosead #conteudosparaead #conteudistas #conteudista #criarconteudosparaead #conteudosead #eadconteudos #conteudo #conteudodigital #marketingdeconteudo #conteudos #conteúdo #conteúdoead #designdeconteudo #designerdeconteudo #producaodeconteudo #conteudodequalidade #marketingconteudo #conteudocriativo #conteudodigital #conteúdodigital #criarconteúdo #criarconteudos #serconteudista #escreverconteúdos #escreverconteudo #conteúdos #conteudopersonalizado #personalizarconteudos #conteudorelevante #produçãodeconteúdo #produçãodeconteúdos #produzirconteúdos #criarmaterialdidático #produçãodematerialdidático #producaodematerialdidatico #materialdidatico #materialdidático #produtoradeconteudo #produtoradeconteúdos #conteudoreal #conteudoaudiovisual

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page