Treinamento corporativo visa fazer com que os funcionários adquiram, retenham, reconheçam e apliquem conhecimentos e habilidades para torná-los produtivos, o que, por sua vez, ajuda a empresa a crescer e florescer.
Como transformar a aprendizagem: teorias de aprendizagem
Embora T&D tenha mudado muito desde o que era, com a aprendizagem digital, usando tecnologia avançada e melhores estratégias (como aprendizagem móvel, microlearning, gamificação e RA / RV) para ajudar os alunos a absorver e reter conhecimento de uma forma divertida e envolvente, um programa de T&D bem-sucedido deve ser baseado em estudos científicos para ter sucesso. As teorias de aprendizagem são um conjunto organizado de princípios científicos que foram estabelecidos ao longo de anos de estudo e pesquisa no cérebro humano, explicando como os seres humanos aprendem algo e como aprendem a aplicar o "algo" aprendido em suas vidas diárias.
Neste artigo, discutiremos 5 das teorias de aprendizagem mais importantes em uso em T&D, enquanto explicamos como cada uma delas pode ser usada em um programa de aprendizagem corporativo.
1. Behaviorismo
O Behaviorismo, como teoria de aprendizagem, sugere que o comportamento de um aluno é afetado por estímulos externos e que, ao condicionar a resposta do aluno aos estímulos, ele pode aprender novos comportamentos. O condicionamento comportamental é, portanto, considerado um processo de aprendizagem universal de acordo com esta teoria. O Behaviorismo foi fundado por John B. Watson, um psicólogo americano, embora tenham sido as pesquisas e o trabalho de Ivan Pavlov, Edward Thorndike e BF Skinner que levaram aos conceitos de condicionamento clássico e operante. O Behaviorismo pode ser aplicado em um programa de T&D usando reforço positivo e negativo no treinamento (isto é, recompensas e punições, bem como prática repetitiva). A gamificação é uma ótima estratégia de aprendizado a ser empregada se você estiver usando o behaviorismo em seu programa.
2. Cognitivismo
O cognitivismo é uma teoria que sugere que a aprendizagem constitui mais do que apenas responder a estímulos (como sugerido pela teoria do behaviorismo) e que a aprendizagem ocorre quando o cérebro humano processa as informações fornecidas a ele. Enquanto o behaviorismo sugere que o aluno desempenha um papel passivo na aprendizagem, o cognitivismo sugere que o aluno tem um papel mais ativo. A teoria da aprendizagem cognitiva é derivada das obras de Jean Piaget. Compreender as experiências é a maneira de aprender de acordo com essa teoria. Para usar a abordagem cognitivista em seu programa, use mais texto e imagens, bem como instruções de palestras (como cursos de aprendizagem digital e webinars) para treinar os alunos, certificando-se de que eles estejam repletos de exemplos do mundo real, analogias e mnemônicos.
3. Construtivismo
O construtivismo sugere a ideia de que cada indivíduo constrói sua própria perspectiva do mundo com base em experiências individuais e conhecimentos prévios. A aprendizagem, portanto, depende de como o indivíduo interpreta as informações fornecidas, e o conhecimento é exclusivo para cada aluno. O construtivismo também pode ser rastreado até as obras de Jean Piaget. Para empregar a teoria do construtivismo em seu programa de T&D, as organizações podem usar estudos de caso, projetos de pesquisa, trabalho colaborativo e simulações.
4. Humanismo
O humanismo, assim como o cognitivismo, acredita que os humanos desempenham um papel ativo na aprendizagem e que cada indivíduo vê a aprendizagem como um ato pessoal e intencional para realizar seu potencial. O humanismo considera o aluno como sujeito, e enfoca o eu, as motivações e os objetivos. Ao usar o Humanismo para construir seu programa de T&D, é melhor usar o aprendizado personalizado, bem como cenários e dramatização.
5. Conectivismo
A mais nova de todas as outras teorias de aprendizagem mencionadas acima, o conectivismo, sugere que os humanos processam informações fazendo conexões. Também sugere que o aprendizado pode existir fora dos humanos, em aparelhos, bancos de dados ou organizações e, portanto, conectando as fontes de informação é como o aprendizado ocorre. O conectivismo é a única teoria que explica como a internet, bem como outras tecnologias digitais da era moderna, fazem parte da aprendizagem hoje.
Esta teoria foi originada por George Siemens e Stephen Downes. As organizações modernas já empregam conectivismo até certo ponto em seus programas de T&D, mas devem transformar digitalmente a cultura de aprendizagem de seu local de trabalho completamente, incentivando os funcionários a usar tecnologias digitais modernas como wikis, fóruns de discussão online, mídia social, YouTube, bem como outras ferramentas na Internet que irá ajudá-los a aprender e / ou compartilhar conhecimento.
Faça uma pequena pesquisa sobre todas as teorias mencionadas acima e aprenda como elas podem ser úteis para você no programa de T&D de sua organização. Tenha em mente as necessidades de seus alunos / funcionários ao fazer isso.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments