O uso da Realidade Aumentada (AR) não é novidade no Brasil e está rapidamente se tornando uma tecnologia alternativa para programas de treinamento e cursinhos de inglês mercado afora. Um exemplo típico é o Beetools uma escola de inglês totalmente inovadora, criada há 2 anos aqui em Curitiba/PR. Já é uma franqueada revelação de 2018 e sabe o porquê? Simplesmente porque resolveu utilizar um recurso de tecnologia que está entre os queridinhos dessa nova geração: o óculos 3D.
Então, meu caro (minha cara) DI: crie treinamentos com Realidade Aumentada pois podem permitir que os alunos pratiquem habilidades em cenários realistas. Diferente de outras tecnologias emergentes a RV veio pra ficar mesmo. A aprendizagem baseada em cenários reais possibilita o aluno adentrar num mundo onde ele consegue visualizar o que aprende na prática. Aplicar o que foi aprendido é mais fácil à partir disso, porém comparando a Realidade Virtual (RV) permite ao usuário ver o mundo real, objetos virtuais sobrepostos sobre ou com compostos com o mundo real,". Os usuários estão interagindo com objetos digitais na tela, que estão posicionados ao longo de um visor da câmera ao vivo do mundo físico."
AR está se tornando uma tecnologia alternativa rápida para os programas de formação, treinamento e AR Permite que os usuários a aprender e praticar habilidades em cenários realistas: aumenta o conhecimento tradicional por meio da sobreposição de informação digital e o mundo real, e oferece informações adicionais para melhor compreensão. Existe diferença entre olhar para a estátua em um livro e olhando para a direita na frente de você, apreciando todos os detalhes, e entender o que olharia como na vida real, você não concorda?
Como aprendizagem assistida por tecnologia avança em direção ponto de necessidade de aprendizagem visual em tempo real, AR está se tornando uma opção intrigante rapidamente para experiências de aprendizagem. Um exemplo básico é o uso da RV com empregados de varejo que podem simplesmente apontar para o produto em seus telefones e receber treinamento imediato específico para o trabalho na mão.
Alguns bons usos para o treinamento da realidade aumentada
Quando você desenvolve um programa de ensino-driven tecnologia, é essencial para escolher a tecnologia certa pelos motivos certos. Aqui estão alguns dos melhores razões para usar o treinamento Realidade Aumentada, e as situações perfeito para usá-lo:
-> Integração de novos funcionários
Imagine que este seja seu primeiro dia em um novo emprego. Em vez de esperar por alguém para guiá-lo através de seu processo de integração, você pode ir ao redor do escritório e digitalizar com RV. Imediatamente, você obter todas as informações que você precisa sobre uma área específica, ou você recebe instruções para a realização de suas novas tarefas. No nível da empresa, um programa de RV pode fornecer novos talentos com informações distribuídas por toda a organização. Por exemplo, uma experiência orientação automatizado permitiria que os recém-chegados para explorar e aprender informações que se estabelecer em sua nova posição, acelerando o processo e dando alunos formação de ponto de necessidade.
-> Suporte ao desempenho
Realizando a cirurgia é abundante em risco. E se os cirurgiões - especialmente aqueles com menos experiência - usar óculos protetores que poderiam dados em tempo real transmitidos para guiá-los através do processo? E se os trabalhadores da fábrica receberá instruções sobre operacional Poderia um pedaço de máquinas pesadas, enquanto eles estavam no comando? A sobreposição de informações digitais no espaço físico pode ajudar a guiar os alunos por esses processos. Tradicionalmente, os trabalhadores são suportados com ajudas de trabalho laminadas para tarefas e funções raramente executadas. AR podem ser colocados no equipamento auxiliares para permitir aos trabalhadores com a orientação imediata sobre a tarefa.
-> Melhorando as modalidades tradicionais de aprendizagem
Imagine colocar o seu telefone em cima de um livro-texto e vídeos pop-up para cada seção. Imagine que você pudesse obter a definição de novos termos em tempo real. A formação em RV pode trazer nova vida a aprender metodologías já bem estabelecidos, tornando-os muito mais envolventes. Por exemplo, o facilitador de um curso de treinamento orientado por instrutor pode pedir aos alunos para se deslocarem na sala de aula e reunir informações através da digitalização símbolos RV com seus telefones.
Mas é só (tudo) isso? Não. Espere mais realidade aumentada
RV está em ascensão, os usuários de RV aumentaram de 60 milhões em 2013 para 200 milhões em 2018 no mundo, e esse número deverá continuar a crescer. Um relatório americano de março de 2018 de Perkins Coie revelou que a educação era um dos setores (juntamente com jogos e assistência médica) que deve atrair o maior investimento relacionado a VR nos próximos 12 meses.
Acho que podemos esperar muito dessa tecnologia. À medida que a Apple e o Android preparam seus aparelhos e levam a RV para o público, o desenvolvimento de projetos de RV se tornará muito mais econômico e muito mais acessível como um todo. Embora o AR possa não ser tão popular quanto a RV atualmente, ele já está chamando a atenção no campo de Aprendizado e Desenvolvimento.
IDI - Instituto de Desenho Instrucional