Exemplos do mundo real trazem o assunto para a vida pratica. Com a ajuda de personagens fictícios ou reais e situações cotidianas, você tem o poder de melhorar a retenção de conhecimento e compreensão. Mesmo as ideias e conceitos mais complicados podem parecer comuns quando você os envolve com uma história. Aqui estão 7 dicas que você pode usar para escrever exemplos significativos do mundo real em e-Learning.
1. Preste atenção ao detalhe
Detalhes fazem um mundo de diferença. Eles ajudam os alunos on-line a se relacionarem com o principal personagem e aprimoram o realismo de seu exemplo. Isso ocorre porque a vida é composta de pequenos detalhes. Todos os dias estamos expostos a pequenos eventos ou desafios que moldam quem somos. Também fazemos observações sobre o mundo ao nosso redor, incluindo as pessoas com quem interagimos. Assim, o seu exemplo do mundo real também deve incluir alguns detalhes sutis que constroem a imersão. Por exemplo, o personagem principal pode responder a um e-mail ou encontrar-se com um cliente em um exemplo corporativo de e-learning. Apenas certifique-se de não exagerar ao incluir todos os detalhes sobre o dia dos personagens.
2. Torne-o Relatável
Todos os elementos do seu exemplo do mundo real devem ressoar com o aluno on-line em um nível pessoal. Para conseguir isso, você deve pesquisar seu público e aprender o máximo possível sobre seu histórico e experiência. No caso do e-learning corporativo, você também deve considerar suas responsabilidades profissionais e práticas de trabalho comuns. Todas essas informações ajudarão você a criar personagens que destacam necessidades e características específicas. Depois, você pode desenvolver exemplos do mundo real que formam uma conexão significativa com seus alunos on-line.
3. Siga o arco
Exemplos do mundo real podem não ser histórias por si só, mas eles ainda devem seguir o arco da trama. Isso envolve a criação da história com uma introdução, trabalhando gradualmente até um conflito ou desafio, e depois dando aos alunos on-line uma resolução. Divulgue os principais objetivos e as fontes de motivação do personagem principal para que os alunos on-line saibam por que os eventos estão ocorrendo. Isso também ajuda a associar certos comportamentos, ações ou cognições ao resultado. Por exemplo, um CEO não reforçou as diretrizes da empresa (comportamento). Como resultado, vários funcionários violaram os padrões de conformidade (resultado). Dessa forma, você oferece a eles uma experiência de aprendizado social sem interações baseadas em pares, o que é ideal para cursos de treinamento on-line assíncronos.
4. Concentre-se na legibilidade
Exemplos do mundo real no e-learning devem ser rápidos e fáceis de ler. O tom deve ser leve e de conversa, particularmente quando você está incorporando o diálogo. No que diz respeito à formatação, muitas vezes você pode renunciar a parágrafos longos e optar por seções menores com sub-cabeçalhos. Por exemplo, a introdução pode consistir em 3 a 4 sentenças que definem a cena. Então o problema pode ser apresentado na segunda seção e assim por diante. Isso também ajuda os alunos on-line a localizar as principais informações no texto. É sempre bom ter um novo par de olhos para revisar seu exemplo do mundo real antes de integrá-lo ao seu curso de eLearning. Eles podem identificar erros que você pode ter perdido e oferecer feedback sobre o tom e o ritmo.
5. Trazer um especialista no assunto a bordo
Seu especialista no assunto tem o conhecimento e a experiência necessários para criar um exemplo perspicaz do mundo real. Mesmo os profissionais de e-Learning de primeira linha precisam de ajuda de tempos em tempos, e um especialista no assunto pode ser a voz da praticidade. Por exemplo, você pode já ter o tom e a atmosfera emocional perfeitos. Mas você incluiu todos os principais tópicos? O especialista no assunto pode informá-lo sobre o que incluir, o que omitir e como transmitir efetivamente as informações para seus alunos on-line. É por isso que é importante trazê-los desde o início, antes mesmo de começar a escrever. Caso contrário, você provavelmente gastará mais tempo editando e revisando seu conteúdo de e-learning no final.
6. Adicionar elementos multimídia
Você tem a oportunidade de tornar seus exemplos do mundo real mais interativos, adicionando recursos multimídia elementos, como música e narrações. Se você tiver a ferramenta de criação de e-learning correta, poderá transformá-la em um vídeo interativo envolvente. O segredo é encontrar meios de comunicação que suportem o assunto em vez de ocultá-lo. Em outras palavras, nunca use tecnologia simplesmente por causa disso. Avalie cuidadosamente seu exemplo do mundo real e veja quais elementos de mídia se integram naturalmente. Por exemplo, um exemplo do mundo real centralizado em uma tarefa no local de trabalho pode ser uma boa opção para um cenário real ou uma apresentação on-line. Você pode incluir música de fundo, efeitos sonoros e imagens relevantes. Há uma variedade de sites gratuitos de fotos e sons, onde você pode encontrar conteúdo online grátis. Além disso, muitas ferramentas de autoria de e-learning têm bibliotecas de ativos que apresentam caracteres, recortes e interações.
7. Voltar-se com fatos e estatísticas
Exemplos do mundo real devem desencadear emoções , mas também devem ser baseados em fatos. É isso que os distingue das histórias fictícias. Mesmo que você tenha feito tudo para provar um ponto, o exemplo do mundo real ainda deve ser informativo. Inclua fatos relevantes, estatísticas e porcentagens que façam backup do seu exemplo. Esses pontos de dados ajudam os alunos on-line a ver o valor do conteúdo de e-learning e a melhorar a retenção de conhecimento. As pessoas são mais propensas a lembrar números e ideias quando são enquadradas por uma história. Dito isto, concentre-se em alguns fatos em todos os exemplos. Se você sobrecarregar os alunos on-line com muita informação, você corre o risco de sobrecarga cognitiva. Mais uma vez, a reunião com seu especialista no assunto permite que você determine quais estatísticas são valiosas e quais podem ser deixadas de fora.
Use estas 7 dicas para criar uma conexão emocional com seus alunos on-line por meio de exemplos do mundo real. Eles têm o poder de tornar o e-learning divertido, relacionável e, acima de tudo, relevante.
IDI Instituto de Desenho Instrucional.