Os webinars de treinamento são cada vez mais populares nos dias de hoje. Eles foram adotados para treinamento de funcionários por todos os tipos de organizações.
Muitas vezes a qualidade e conteúdo faz com que a frequência caia rapidamente e o envolvimento do público sofra.
Se você quiser melhorar seus webinars de treinamento on-line, aqui está uma lista de cinco dicas úteis:
1) Concentre-se no conteúdo
Quer você esteja criando um seminário on-line ou um treinamento on-line, o conteúdo é sempre importante. Então, como você faz um ótimo conteúdo de webinar?
- Para começar, seu conteúdo deve ser objetivo.
- Em segundo lugar, seu conteúdo deve ser breve. Destile o material o máximo que puder. Ninguém tem tempo para palestras prolongadas.
- Em terceiro lugar, você deve preparar seu conteúdo com antecedência. Muitos webinars são apenas algumas pessoas improvisando uma palestra na frente da câmera. Isso parece amador. Em vez disso, peça aos professores que escrevam o conteúdo com antecedência e trabalhe até que seja perfeito.
2) Concentre-se na apresentação
Se o conteúdo é rei, a apresentação (ou seja, a maneira como o instrutor entrega o conteúdo) chega em segundo lugar. Mesmo o melhor conteúdo não conseguirá engajar os espectadores se você os apresentar de maneira confusa ou desinteressante.
Se você já tem um instrutor carismático e envolvente, então está pronto. Se não, aqui estão algumas dicas que você pode usar para melhorar a apresentação de seus webinars de treinamento:
- Primeiro, peça ao seu instrutor para ensaiar o material antes de transmiti-lo até que ele tenha o tom e flua corretamente. Eles podem fazer isso na frente de um espelho ou com um pequeno público-teste.
- Segundo, configure um teleprompter para que seus instrutores possam ser lembrados do que precisam dizer a seguir sem ter que parar e olhar para suas anotações (que é um matador de fluxo real). Teleprompters costumava ser um equipamento profissional bastante caro, mas hoje em dia sua funcionalidade está disponível na forma de aplicativos baratos para tablets.
- Finalmente, peça ao instrutor para adicionar emoção ao webinar. Gestos de mão, expressões faciais e mudanças no tom de voz ajudam a tornar uma palestra mais envolvente. Algumas piadas lançadas também podem ajudar a aliviar o clima e atrair os espectadores.
3) Melhore seus valores de produção
O termo da indústria cinematográfica "valores de produção" refere-se à qualidade de uma transmissão e abrange aspectos como qualidade de imagem e som, gráficos e outros aspectos.
Equipamentos modernos facilitam a obtenção de um padrão básico de valores de produção. Básico, no entanto, não é suficiente.
Para destacar seus webinars, você deve investir na atualização de seus valores de produção para um nível mais profissional.
Comece com seu vídeo:
- Certifique-se de que a sala parece limpa e arrumada e opte por um pano de fundo visualmente organizado.
- Adicione elementos decorativos sutis e adereços para tornar o ambiente mais caro e profissional.
- Aproveite todas as fontes de luz natural disponíveis e invista em um par de luzes de LED para que seu instrutor esteja bem iluminado.
Em seguida, cuide do seu som:
- Invista em um microfone de alta qualidade.
- Certifique-se de suprimir qualquer ruído do mundo exterior e escritórios próximos. Um microfone direcional posicionado perto do palestrante pode ajudar nisso.
Por último, mas não menos importante, se você incluir gráficos no seu webinar, verifique se eles são profissionais.
- Evite imagens de imagens óbvias. Sempre opte por materiais com aparência natural quando precisar usar imagens e vídeos no seu webinar. Em caso de dúvida, pergunte a um designer gráfico.
- Faça com que seu designer gráfico refaça seus diagramas de mão básicos ou gráficos do Excel para algo visualmente agradável.
4) Adicionar interatividade
Um webinar pode ser muito mais do que uma palestra unidirecional.
As ferramentas de webinars, por exemplo, permitem que um instrutor tenha interação bidirecional com seu público. Essas ferramentas são ótimas para adicionar segmentos de discussão no estilo de teleconferência, sessões de perguntas e respostas e trabalhos em grupo para seus webinars.
Outras ferramentas de treinamento de equipe virtual que você pode aproveitar incluem:
- Quadros brancos virtuais, que permitem que o instrutor e os membros do público compartilhem anotações rápidas e diagramas
- compartilhamento de tela, especialmente útil para o uso de software de ensino
- compartilhamento de arquivos para troca de notas, exercícios e outros materiais
- bate-papo em grupo para discussão interativa durante o webinar
Adicionar esses elementos de treinamento interativo a um seminário on-line transformará um público-alvo passivo em participantes ativos - uma maneira garantida de aumentar o envolvimento e a retenção de conhecimento.
5) Fornecer material de apoio
Uma ótima maneira de enriquecer a experiência de webinar é dar ao seu público material extra sobre o assunto que você está abordando. Esse material permitirá que os espectadores estudem o assunto no seu próprio ritmo e pode ajudar a diferenciar um seminário on-line de outros que começam e terminam com o feed de vídeo ao vivo.
Exemplos desse material suplementar são:
- uma folha de cola com os tópicos mais importantes,
- um livreto que vai mais fundo,
- testes e exercícios curtos,
- códigos de desconto e ofertas especiais em produtos relacionados,
- uma transcrição de texto ou uma versão de podcast do webinar.
Você também deve postar uma versão gravada do webinar em si.
A disponibilização de uma gravação permitirá que o público-alvo original re-assista a aula conforme sua conveniência. Além disso, se você tornar público, isso ajudará a atrair novos espectadores para seu conteúdo ao longo do tempo.
Se você já tem uma série de seminários on-line de treinamento ou está apenas começando, siga estas cinco dicas para proporcionar experiências de aprendizagem significativas.
IDI Instituto de Desenho Instrucional