top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Ser o Melhor Designer Instrucional?



Essa é uma pergunta pertinente que me faço sempre que alguma empresa nos contata para recrutar um DI. A verdade é que, independentemente do que você faz ou há quanto tempo você está fazendo isso, você deve sempre procurar maneiras de melhorar e se atualizar.

Como se tornar um melhor designer instrucional?

Não importa se você está iniciando sua carreira ou se está desenvolvendo cursos há muito tempo, cada um de nós deve estar sempre procurando maneiras de melhorar.

Não importa qual o seu nível de experiência, sempre existem maneiras de qualquer um se tornar um melhor no que faz! Aperfeiçoar as técnicas é a demanda do dia!

Não há respostas erradas. A aprendizagem é confusa mesmo. Experimentando é que a gente aprende. Quanto mais erros você cometer, mais estará aprendendo ok? Então veja essas dicas que podem incentivar você a continuar acreditando nesta maravilhosa profissão.

1. Observe o mundo ao seu redor

Este primeiro passo é o mais fácil. Basta olhar em volta. Não importa onde você esteja, normalmente você está nadando em um mar de design. Nos outdoors que você passa diariamente para os rótulos da comida da sua cozinha, você nunca está longe de um design potencialmente inspirador. A inspiração do design está em toda parte e não exclui o design de um bom curso. Criar cursos é desenhar o aprendizado. A maneira como as pessoas vão aprender depende da forma como você vai arquitetar ou projetar esse aprendizado. Já pensou quanta responsabilidade o DI tem?

Sempre que você precisar de novas ideias de design, basta dar uma olhada no mundo ao seu redor. Você nem precisa sair do conforto de casa. Apenas abra seus olhos e preste atenção no infinito mundo de aprendizado, cores, formas, design que existem à sua volta. Como agregar isso em conhecimento?

2. Crie um arquivo rascunho

Qualquer um que já se viu olhando para seu bloco criativo e luta contra a tela ao tentar começar um grande projeto com um prazo iminente. Manter um arquivo de rascunho onde você pode colocar ali todas as suas idéias e conclusões sobre como melhorar uma formação pode ser útil. Trata-se de uma prática comum adotada no mundo da publicidade, onde os redatores coletam suas correspondências de vendas e vendas bem-sucedidas favoritas, para que sempre tenham uma rica fonte de ideias para seus próprios projetos futuros.

Criar um arquivo rascunho de ideias é a combinação perfeita para todas as coisas que você encontra na etapa 1.

Crie uma pasta no seu computador, salve as coisas em um quadro do Pinterest, salve-as como marcadores etc...

Use um aplicativo como o Evernote para ajudá-lo a capturar e organizar as coisas que você deseja salvar. (Existem outras boas opções, como o OneNote, o Google Keep e muitas outras.)

Use o web clipper do Evernote para salvar coisas da web enquanto você navega.

Pegue o aplicativo móvel para o seu telefone para que você possa capturar as coisas, não importa onde você esteja.

Você já possui um arquivo rascunho? Que tipos de coisas você coloca nele? Qual é o seu processo para salvar e organizar as coisas que você encontra? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o que funciona melhor para você.

3. Aprenda uma ferramenta de autoria

Sempre haverá um debate animado sobre qual ferramenta de eLearning é melhor. Mas não se preocupe. Não importa. Designers talentosos podem criar ótimas experiências de aprendizado com praticamente qualquer ferramenta. Escolha uma e mergulhe num mundo de possibilidades criativas.

Aprofunde-se para se familiarizar com sua ferramenta de escolha. Aprenda os atalhos. Baixe plugins, complementos e modelos. Procure ferramentas que possam apoiar ou aprimorar o que você está fazendo. Sua ferramenta de criação nunca deve ser uma desculpa para um curso mau desenhado.

A comunidade do Articulate é um bom lugar para aprender o que outros profissionais de eLearning estão fazendo com suas ferramentas...

Logicamente são pequenos passos rumo à grande possibilidade que esse campo oferece. Mas que tal começar a se enfronhar nas novidades do mundo do design e abrir mão do “engessamento” à fim de produzir cursos mais interessantes aos olhos dos alunos? Como diz um velho provérbio chinês: é pelo primeiro passo que começa uma grande caminhada. Que este sirva de incentivo para você.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page