As estratégias de aprendizagem mista são cada vez mais usadas, ainda mais quando vinculadas à metodologias ativas, como sala de aula investida. Mas, você sabe como propor um planejamento efetivo para essa modalidade Blended-Learning? Conheça 4 dicas e saiba por onde começar:
1. Diga aos seus alunos os benefícios de uma abordagem de aprendizagem híbrida
É importante convencer seus alunos de que o programa de aprendizagem combinada os ajudará a aprender melhor, a garantir sua participação ativa. Explique como a abordagem os ajudará a diminuir o tempo de treinamento em sala de aula, oferecendo, em qualquer momento e em qualquer lugar, acesso ao material de treinamento, melhorando sua produtividade e eficiência.
Por exemplo, se seus funcionários estiverem informados de que um módulo on-line tem cenários que os ajudarão a verificar sua compreensão e aplicação das políticas do Código de Conduta, eles certamente estarão interessados em seguir o curso.
Uma explicação adequada e bem fundamentada desempenha um papel fundamental na obtenção da aceitação de suas pessoas e tornando o programa de aprendizagem combinado um grande sucesso.
2. Desenvolva seu programa de aprendizagem combinada com base em resultados de aprendizagem
Quando você mistura os formatos de aprendizagem, você precisa ser guiado pelos resultados de aprendizagem. Lembre-se de que a escolha dos formatos deve permitir que você alcance os resultados de aprendizagem definidos.
Por exemplo, você precisa encontrar uma combinação apropriada de métodos de aprendizagem para treinar seus técnicos de serviço, com base no resultado de aprendizagem - equipando-os com a capacidade de solucionar seus problemas. Este objetivo pode ser cumprido através de uma mistura de módulos e workshops de e-learning com base em vídeo. Na oficina, eles ganham experiência prática, enquanto os vídeos podem servir como pílulas de conhecimento prontos que podem ser acessadas quando têm dúvidas.
3. Considere as preferências de seus funcionários ao formular uma mistura de aprendizado
É importante que você leve o ambiente em que seu pessoal trabalha e as suas preferências em consideração ao projetar seu programa de aprendizagem combinado. É melhor realizar uma pesquisa para descobrir os requisitos de seus alunos e os formatos de aprendizagem que eles preferem. Isso irá ajudá-lo a garantir que sua mistura atenda às suas necessidades - se você tiver muitos trabalhadores no chão de fábrica, eles preferirão vídeos, enquanto os alunos em cargos executivos gostariam de uma mistura de módulos curtos e gamificados.
Por exemplo, uma empresa do ramo de automação descobriu que a maioria dos funcionários queriam ser membros de uma comunidade de aprendizado on-line, onde eles poderiam compartilhar seus conhecimentos uns com os outros através de seus smartphones. Com base nessa informação, a empresa criou uma comunidade de aprendizado móvel para os alunos.
4. Faça o melhor uso do seu sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS)
Seu LMS pode ser uma ferramenta muito útil para implementar sua estratégia de aprendizado híbrida porque permite que você:
>> Informe os alunos sobre os horários das sessões de sala de aula.
>> Entregue aprendizagem pré-sala de aula.
>> Hospede um repositório de materiais de treinamento.
>> Facilite o intercâmbio de conhecimentos através das mídias sociais.
>> Realize avaliações on-line.
>> Meça a eficácia da aprendizagem através de uma ampla gama de relatórios.
Uma boa mistura de formatos de aprendizagem vai um longo caminho para conferir treinamento efetivo à sua força de trabalho, reduzindo custos e ampliando a acessibilidade do treinamento. Siga as dicas discutidas no artigo para criar uma estratégia de aprendizado vencedora.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments