top of page

Modelos de Design instrucional a Considerar para Treinamento Online



Escolher os modelos de Design Instrucional perfeitos não é uma tarefa exata, uma ciência. Existem vários fatores em jogo. Como você sabe qual abordagem pedagógica é a certa para o seu programa de treinamento online? A forma mais eficaz de procurar a combinação ideal é começar com os modelos go-to, estratégias que já foram testadas. A ressalva é que você deve restringir sua pesquisa para Modelos de eLearning personalizados para adultos, como seu o público consiste em alunos corporativos. Você também deve considerar as habilidades, limitações de tempo e práticas de trabalho de sua equipe de T&D. Aqui estão 5 modelos de design instrucional para treinamento de funcionários você pode querer considerar para o seu próximo curso.



ADDIE foi apresentado ao Exército dos EUA pelo Centro para Tecnologia Educacional baseada na Florida State University. Isto é um dos métodos mais lineares de Design Instrucional que é altamente adaptável. Abrange os blocos de construção "universais" para cada projeto de design: analisar, projetar, desenvolver, implementar e avaliar. A única desvantagem é que requer pesquisas sólidas e objetivos de treinamento, ou então você corre o risco de o efeito "dominó". Para exemplo, erros ou objetivos vagos durante a fase de desenvolvimento ter um impacto negativo na fase de implementação. É também importante notar que ADDIE é mais voltado para o back-end desenvolvimento do que aprender psicologia ou comportamentos.



Os nove eventos de instrução remontam a 1965, mas o princípios ainda soam atuais hoje. Gagne afirmou que certas condições devem ser atendidas para que os alunos assimilem e retenham as informações. A fim de criar este estado mental ideal, ele forneceu 9 eventos principais que estão enraizados nos processos de cognição:


1. Você deve chamar a atenção deles com instruções de alta qualidade. e estimular suas mentes.

2. Esclareça os objetivos e resultados para que eles saibam o que está em jogo, bem como a forma como o seu desempenho será avaliado.

3. Amarre-o ao conhecimento pré-existente antes de trazer novos assunto; a recordação é fundamental para o processo de aprendizagem.

4. Entregue novo conteúdo de uma forma que seja fácil de absorver e compreender para evitar sobrecarga cognitiva.

5. Dê-lhes orientação e apoio para complementar o experiencia de aprendizado.

6. Envolva-os e incentive-os a aplicar o que aprenderam evocando desempenho.

7. Ofereça feedback para reforçar o que eles sabem e identificar lacunas ocultas.

8. Avalie o desempenho do aluno usando os critérios que você delineou no segundo evento.

9. Melhore a retenção e dê-lhes a oportunidade de aplicarem seu conhecimento no mundo real.



O modelo Kemp também é conhecido como Morrison Ross e o Modelo Kemp. Envolve 9 estágios distintos que não são lineares. Na verdade, consiste em uma estrutura cíclica emoldurada por serviços de apoio, revisão, planejamento, avaliação formativa, gerenciamento de projetos e avaliação somativa. Aqui estão os 9 pilares do processo Kemp:


1. Identifique os problemas com a sua abordagem atual e esclareça metas.

2. Avalie os traços e comportamentos do aluno que exigem o seu atenção.

3. Identifique o assunto.

4. Descreva claramente os objetivos e resultados para o sua audiência de aprendizagem.

5. Organize o conteúdo de uma forma que aprimore o conhecimento e a compreensão para cada unidade.

6. Crie estratégias de design instrucional que permitam aos alunos atingir os objetivos.

7. Desenvolva um método eficaz de entrega de ID e esclareça o takeaways / mensagem principal.

8. Crie critérios de avaliação com base nos objetivos.

9. Determine os melhores recursos e atividades de suporte.



ASSURE é uma ideia de Heinrich e Molenda, e é ideal para ambientes de aprendizagem combinada. Consiste em 6 estágios: analise, declaração, seleção, utilização, requisitos e avaliação.


Analisar

Pesquise o seu público de aprendizagem e avalie seus pré-conhecimento, preferências e lacunas existentes. Você também deve considerar seus estilos de aprendizagem e experiências.


Objetivos

Esclareça os objetivos e o que os alunos devem realizar ao final do curso / atividade.


Selecione a mídia certa

Escolha o melhor veículo de entrega com base no assunto, objetivos e dados demográficos do aluno. Para exemplo, estudos de caso e exemplos do mundo real ajudarão os funcionários colocar as informações em contexto.


Utilize tecnologia e multimídia

Crie um plano de jogo de como você usará as ferramentas de tecnologia e mídia para atingir os objetivos.


Requer atenção e desempenho dos alunos

Determine a melhor maneira de envolver os alunos e incentivar o desempenho para que se conectem com o conteúdo.


Avaliar e revisar

Analise como o conteúdo é recebido e se atende expectativas dos alunos. Alcançou o desejado resultados? Você pode melhorar o design para alcançar melhor resultados?



Este método de design instrucional trata de personalização. Os alunos são incentivados a prosseguir se compreenderem totalmente as idéias. No entanto, aqueles que tem mais dificuldade com o assunto podem diminuir a velocidade e aproveitar para absorver mais informações. São 4 os princípios básicos envolvidos:


• Os alunos devem ter a oportunidade de ir por conta própria, o que lhes permite concentrar-se nos pontos fortes e lacunas pessoais que exigem sua atenção imediata.

• Cada atividade ou módulo deve ser seguido por uma avaliação para testar sua compreensão e progresso.

• Os materiais de treinamento escritos superam as apresentações do treinamento virtual.

• Os facilitadores são responsáveis por impulsionar a interação social e apoiar os alunos durante a experiência de treinamento.


Muitos são os modelos que existem para criar treinamentos online. Hoje falamos de experiência de aprendizagem, aprendizagem em tempo real, com colaboratividade e inserção de idéias novas em plataformas de social learning. Modelos são indispensáveis para quem projeta a aprendizagem. Sem um modelo adequado, o designer instrucional não consegue estruturar um percurso didático de qualidade, seja ele mais colaborativo ou menos formal. Fica a dica!


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page