top of page

Como Redefinir Ativos E-Learning



Se você está se perguntando por que deveria se interessar pelo redirecionamento de conteúdo do eLearning , a resposta é fácil: porque economizará tempo e esforço. Agora, por mais óbvio que isso possa parecer, muitos de nós no mundo do design instrucional simplesmente não estão fazendo isso. Não estamos realizando auditorias regulares nos ativos de eLearning existentes, por isso, um recurso on-line rico está sendo ignorado. Se você tivesse um repositório de treinamento on-line organizado, poderia estar se desenvolvendo mais rapidamente, criando conteúdo on-line envolvente para uma melhor experiência de eLearning. Felizmente, não é difícil auditar seus ativos de eLearning. Além disso, os benefícios superam em muito o esforço!

Por que devo comprometer o tempo para reaproveitamento?

O uso de ativos de eLearning existentes reduz o tempo de teste porque eles já foram extensivamente testados. O conteúdo geralmente precisa apenas de ajustes ou refinamentos para se adequar ao que você está projetando agora. Seus desenvolvedores de eLearning, portanto, têm mais tempo para trabalhar de forma criativa nos cursos que começarão do zero. Esse é o principal benefício do reaproveitamento de conteúdo do eLearning. Ele permite que os desenvolvedores de eLearning usem seu tempo em atividades mais valiosas para tornar um curso mais envolvente, interativo e imersivo. O importante é saber o que você tem em seu repositório de conteúdo antes de cada novo projeto. Os recursos existentes podem incluir módulos de curso, texto, imagens, vídeo, infográficos, microlearning, PowerPoints e gravações de webinários.

Dicas para redirecionar os recursos de eLearning corretamente:

1. Identifique seus ativos de eLearning

Revise seus materiais de treinamento on-line completamente. Considere especialmente webinars, vídeos e PowerPoints que podem ser convertidos em ativos de microlearning. Crie uma biblioteca de treinamento on-line de microlearning para facilitar o acesso. Você também pode se reunir com sua equipe de T&D para ver se eles têm recursos adicionais de treinamento on-line em seus arquivos. Por exemplo, imagens ou arquivos de áudio que eles usaram para projetos de eLearning anteriores.

2. Crie um Repositório Central

Seu repositório de conteúdo deve ser acessível para seus desenvolvedores e administradores de eLearning. O acesso deve ser restrito apenas a quem precisa, mas aberto e acessível a esses grupos. Você pode considerar a proteção de senha do banco de dados para manter os recursos de treinamento on-line sãos e salvos. A maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizado agora está equipada com criptografia e outras medidas de segurança para impedir o roubo de dados ou hackers.

3. Crie um sistema de pastas

Um sistema de pasta sólido, confiável e fácil de explicar é a espinha dorsal para a reutilização de ativos de eLearning. Arquive cada um dos seus recursos de acordo. Faça isso com uma planilha, detalhando o que você tem e onde está armazenado. Assim, você poderá fazer referência cruzada aos seus recursos de eLearning sempre que precisar fazer alguma pesquisa. Inclua detalhes como:

- tipo de mídia

- natureza do conteúdo de eLearning (por exemplo, conformidade, saúde e segurança, novos participantes)

- descrição do conteúdo de eLearning

- qual curso de eLearning foi usado para

- autor

- palavras-chave

- Data Criada

- nome do arquivo

- nome da pasta

4. Faça backup do seu repositório de conteúdo eLearning

Certifique-se de ter uma versão de backup do seu repositório de conteúdo salva na nuvem. Você nunca sabe quando o desastre pode ocorrer e isso pode salvar seu ambiente de eLearning. Alguns Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado fazem o backup automático de seus dados em seus servidores remotos, mas isso nem sempre é o caso. Dessa forma, é melhor prevenir do que remediar e salvar manualmente seus recursos de eLearning regularmente. Por exemplo, no final de cada data de trabalho ou fase do projeto eLearning.

5. Revise regularmente seus ativos de eLearning

Examine seus recursos de eLearning como parte de sua maneira de trabalhar. Pense nisso como limpeza geral eLearning. Realize uma auditoria de arquivamento pelo menos mensalmente. Em seguida, realize uma auditoria anual completa para garantir que todos ainda estejam usando o sistema corretamente. Livre-se de quaisquer recursos de eLearning que estejam desatualizados e não possam ser reaproveitados. Por exemplo, antigos módulos de conformidade que não são mais relevantes ou precisos. Apenas certifique-se de que não há imagens, blocos de texto ou outros elementos que possam ser salvos antes de excluí-los permanentemente.

6. Olhe para o futuro

A chave para uma auditoria bem-sucedida é pensar em como você trabalhará com seus recursos de eLearning no futuro. Crie um storyboard do seu conteúdo e mantenha-o, pois ele o ajudará a procurar por recursos relevantes no futuro. Além disso, tente projetar seus materiais de treinamento on-line para que eles não tenham uma validade - você não quer que eles saiam rapidamente. Revise regularmente e mantenha-as atualizadas. Certifique-se de que seus projetos sejam responsivos, para que sejam à prova do futuro, qualquer que seja seu cenário técnico.

7. Anfitrião de uma pós-auditoria

Bem, pode não ser necessariamente uma "festa" no sentido tradicional da palavra. Mais nos moldes de uma reunião pós-projeto em que todos participam e ajudam a auditar seus ativos de eLearning. Isso envolve a exclusão de arquivos que você não utilizará no futuro e arquivará tudo em seu lugar. Se você já tem um banco de dados categorizado, é muito mais fácil para os colaboradores filtrar, organizar e agrupar o conteúdo do eLearning. Você também pode investir em uma ferramenta de gerenciamento de projetos para melhorar a comunicação entre sua equipe remota de e-learning.

Redefinir seus valiosos ativos de e-learning simplesmente faz sentido. Você já gastou o dinheiro no desenvolvimento de eLearning, então por que não maximizar seu investimento?

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page