Semelhante ao curador de uma galeria que seleciona obras de arte relevantes para os visitantes verem, um curador de conteúdo seleciona recursos significativos para envolver e educar um público específico. Devido à abundância de informações online, os profissionais de aprendizagem agora têm a oportunidade de selecionar experiências de aprendizagem a partir de conteúdo existente.
Por meio da curadoria de conteúdo, você pode selecionar a riqueza de informações online, organizá-las e encontrar maneiras de torná-las mais valiosas. Como curador e criador do curso, você fornece estrutura para esse fluxo aberto de informações. Esta é outra forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem de um público específico.
Os membros do público também podem contribuir para a experiência de aprendizagem, o que ajuda a criar camaradagem e uma comunidade de aprendizagem.
Seu papel
Com que frequência os funcionários precisam de treinamento em uma área bem pesquisada e apresentada em várias mídias online? Em muitos casos, o atoleiro de recursos e formatos online exige que um profissional de aprendizagem, junto com um especialista no assunto (se necessário), encontre e selecione o conteúdo mais relevante nessas áreas para torná-lo significativo. Acho que isso se tornará cada vez mais um papel importante do profissional de aprendizagem.
Abaixo estão apenas alguns exemplos de conteúdo que floresce online e pode ser organizado em um curso estruturado ou uma coleção informal para exploração.
Etiqueta Empresarial
Codificação
Alfabetização digital
Diversidade no local de trabalho
Economia
Saúde
Liderança
Matemática
Gerenciamento de projetos
Aplicações de Software
Narrativa
Prós e contras da curadoria de conteúdo para aprendizagem
Existem benefícios definitivos em construir eLearning a partir de conteúdo com curadoria.
Economia de custos: sem necessidade de uma grande equipe
Economia de tempo: leva menos tempo para desenvolver
Abordagem naturalmente combinada: muitos tópicos são cobertos em diversos formatos, como slides, vídeos, podcasts, artigos e recursos visuais
O conteúdo pode incluir perspectivas variadas: redirecionar o conteúdo criado por diferentes especialistas fornece, naturalmente, diferentes pontos de vista e estratégias.
Mais refinado do que os resultados da pesquisa: os resultados da pesquisa costumam ser repletos de descobertas insatisfatórias, enquanto a curadoria é o conhecimento filtrado por um humano.
Mudança de informações: permite que os funcionários atualizem conhecimentos e habilidades.
Constrói a comunidade: a curadoria de conteúdo pode ser uma tarefa compartilhada, o que pode aumentar o engajamento e construir a comunidade
Naturalmente, também existem desvantagens:
O conteúdo não é personalizado. O conteúdo não será totalmente personalizado para as necessidades exclusivas de sua organização.
O conteúdo não está alinhado com seus valores ou objetivos. Você pode encontrar conflitos entre o conteúdo e os valores que sua organização deseja projetar.
Falta de propriedade. Como sua organização não é “proprietária” do conteúdo, você não tem controle sobre quando ele pode ser modificado ou removido.
Pode não atender aos padrões regulatórios.
O conteúdo selecionado pode não ser apropriado para treinamento de conformidade, a menos que atenda às diretrizes regulamentares.
Os regulamentos podem variar de acordo com o país, estado e cidade.
Um processo para a criação de cursos selecionados
Aqui está uma abordagem para construir um curso a partir de conteúdo selecionado, de preferência com a ajuda de um especialista no assunto. Use uma página da web, sistema de gerenciamento de conteúdo ou ferramenta de curadoria para organizar os links de conteúdo e suas anotações.
Determine os objetivos de aprendizagem. Escreva os objetivos de aprendizagem e organize-os em uma sequência apropriada, como faria em qualquer curso.
Identifique as fontes. Identifique fontes de conteúdo confiável e relevante que atenderão aos objetivos de aprendizagem. Vá além dos mecanismos de pesquisa, buscando recursos nas redes sociais. Por exemplo, pesquise no Twitter usando hashtags.
Digitalize sites de bookmarking social. Procure apresentações no SlideShare e siga os palestrantes em seus blogs. Pesquise artigos publicados e artigos de periódicos disponíveis gratuitamente (geralmente em sites de autores).
Selecione Conteúdo. Selecione o conteúdo em formatos variados que irão cumprir os objetivos de aprendizagem.
Filtro. Filtre o conteúdo não essencial. Coloque conteúdo relevante, mas não essencial, em uma coleção de recursos. Remova o conteúdo questionável que não venha de uma fonte confiável.
Organize. Alinhe o conteúdo com os objetivos de aprendizagem e sequencie-o apropriadamente.
Preencher lacunas. Encontre maneiras de preencher as lacunas de conteúdo. Por exemplo, conduza entrevistas escritas ou em áudio com especialistas. Convide um especialista para fazer uma palestra virtual.
Anote. Apresente o conteúdo. Observe por que ele foi selecionado. Forneça perguntas reflexivas conforme apropriado. Dê crédito a todas as fontes. Marque o conteúdo para vários usos no futuro.
Siga. Ofereça oportunidades de acompanhamento e suporte de desempenho. Considere o coaching no local de trabalho, discussões online ou ajudas de trabalho como estratégias para suporte contínuo.
Avalie e revise. Observe como as pessoas estão se envolvendo com o conteúdo. Use ferramentas de avaliação (observação no trabalho, grupos de foco, entrevistas, análises) para avaliar o curso. Revise conforme necessário.
Monitore. Monitore o conteúdo regularmente. Verifique se os links ainda estão. funcionando (existem ferramentas automatizadas para isso). Atenda a conteúdos que precisam de atualização.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments