O alto envolvimento do aluno é crucial para mostrar o valor e o impacto do seu treinamento. Já compartilhamos como comunicação, conteúdo e experiência são elementos cruciais de uma estratégia de alto engajamento. Agora vamos olhar para o pilar final para os níveis de engajamento de aprendizagem: Motivação.
Motivar seus alunos a se envolverem com seu treinamento não é uma opção simples que você pode ativar. Mas há uma maneira de lidar com isso.
Para impulsionar a motivação, você terá que olhar para a cultura da sua organização, desenvolver uma estratégia e, se tiver uma, usar um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS).
O que nos motiva?
Existem dois tipos de motivação que podem ser aplicados às experiências de aprendizagem – intrínseca e extrínseca. Ambos são impulsionadores críticos, com cada um tendo um papel vital a desempenhar na melhoria de sua estratégia de engajamento de aprendizagem.
Tipos de motivação
Intrínseco
Os alunos fazem o treinamento sem uma recompensa aberta, mas é feito porque é interessante, útil e internamente gratificante.
Extrínseco
Os alunos fazem o treinamento com a expectativa de obter uma recompensa externa ou reconhecimento por fazê-lo.
Comunicar os benefícios da conclusão do treinamento para seus alunos é um grande motivador de engajamento e é um benefício intrínseco. Eles ficam motivados porque aprendem novas habilidades que os ajudarão a fazer melhor seu trabalho, alimentar sua paixão por um assunto ou simplesmente facilitar seu dia a dia. A motivação aqui é concluir o curso pelo conhecimento que o aluno irá adquirir.
Mas não vamos esquecer o impacto que a recompensa e o reconhecimento têm sobre nós – é mais provável que façamos algo se soubermos que há uma recompensa no final. Essa é uma motivação extrínseca e dá aos seus níveis de engajamento uma chance maior de melhorar. Felizmente, a aprendizagem tem uma ferramenta pronta para introduzir uma motivação extrínseca na mistura;
A cenoura no palito
Gamificação é o uso de mecânicas de jogos em atividades, como aprendizado, para aprimorar a experiência do usuário e motivá-lo a executar determinados comportamentos.
Se olharmos ao redor, a Gamificação está em toda parte e é usada por todos; às vezes é tão sutil que passa despercebido. Você já está usando, e seus alunos também. Por exemplo, um cartão de fidelidade de uma cafeteria. Se você receber um café grátis após 9 selos, é mais provável que você volte para outro café, para alcançar sua 10ª recompensa de café. Este é o princípio básico da motivação extrínseca através da Gamificação.
A gamificação é um pilar proeminente da aprendizagem porque os treinadores precisam de ajuda para motivar os alunos. O conceito é compreensível, divertido e combina bem com a motivação extrínseca.
Geralmente, a Gamificação dentro de um sistema de gerenciamento de aprendizagem apresenta:
Distintivos
Pontos
Níveis
Placares de líderes
Para que a Gamificação seja eficaz, ela precisa ser tratada como uma ferramenta que enriquece a experiência de aprendizado juntamente com todas as outras etapas deste eBook. Não é um curativo que encobre outras falhas na criação do curso.
Se a gamificação for nova para sua organização, sugerimos começar com uma estratégia simples, depois adaptar e expandir essa estratégia à medida que você começar a produzir resultados.
Lembre-se, porém, que a gamificação não é uma solução rápida. A motivação extrínseca precisa de tempo para entrar em ação, então deixe-a funcionar por um tempo antes de avaliar seu impacto no engajamento. Também sugerimos pensar fora da caixa com a Gamificação, adicionar seu próprio talento, torná-la própria da sua empresa para que todos se sintam envolvidos e motivados por ela.
O lado social da aprendizagem
Embora existam tantas maneiras eficazes de envolver e motivar seus alunos, o treinamento on-line moderno ainda tem uma fraqueza – o isolamento do aluno.
O isolamento do aluno pode ser um verdadeiro assassino de motivação, pois pode eliminar muitos dos benefícios intrínsecos e extrínsecos, por isso é crucial que você esteja ciente disso. O isolamento está relacionado à falta de interação entre dois tipos diferentes de 'contatos':
Isolamento de instrutores ou treinadores, pois os alunos sentem que não são apoiados, recompensados ou reconhecidos.
Isolamento de outros alunos, pois os alunos sentem que estão operando no vácuo, distantes de seus pares.
Para combater o isolamento do aluno, recomendamos estabelecer uma comunicação clara dos programas de treinamento disponíveis por meio de canais populares, agrupar os alunos em webinars e empregar recursos de gamificação que focam o grupo, como tabelas de classificação.
Um ótimo LMS também fornecerá recursos que imitam o aprendizado social on-line ponto a ponto. Ao ter um Fórum em seu LMS, os alunos podem compartilhar informações e aprender uns com os outros, enquanto os instrutores podem se comunicar facilmente com todo o público. Novos temas podem ser sugeridos, perguntas podem ser respondidas e o diálogo pode acontecer livremente; é uma colmeia para aprendizado, comunicação e um remédio para o isolamento.
Melhorar a experiência de seus alunos é uma das muitas maneiras de aumentar o envolvimento de seus alunos com seu treinamento.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#comunidadesdeaprendizagem #aprendizagemcolaborativa #elearning #engajamento #desenhoinstrucional #designinstrucional #designinstrucionalnapratica #desenhoeducacional #aprendizagem #educacao #educacaocorporativa #ies
댓글