Uma das abordagens para oferecer o treinamento certo é aplicar a Taxonomia da Bloom no eLearning. A taxonomia de Bloom é um conceito antigo que existe desde 1956 e tem sido usado para o treinamento tradicional em sala de aula. No entanto, foi revisado em 2001, a fim de atender à abordagem moderna da aprendizagem.
Um dos papéis da Taxonomia da Bloom no eLearning é oferecer um objetivo de aprendizado ao curso e também determinar o comportamento dos alunos. Portanto, neste artigo, focaremos em como esses conceitos podem ser aplicados ao treinamento on-line para obter um treinamento eficaz.
6 Aplicações da taxonomia da Bloom no eLearning
A taxonomia de Bloom, se aplicada ao eLearning, pode ajudar os designers instrucionais a entender os diferentes níveis de demandas cognitivas, e a combinar sua avaliação com os diferentes níveis de objetivos de aprendizagem, a fim de determinar o comportamento dos alunos. Aqui estão algumas maneiras de aplicar a Taxonomia da Bloom ao seu treinamento on-line.
1. Conhecimento
A primeira etapa da aplicação do conceito de Taxonomia de Bloom é fornecer conhecimento aos alunos durante o curso. Embora não exija muito esforço, você precisa seguir as etapas corretas para fornecer as informações indispensáveis para eles. Você pode usar conteúdo de texto, vídeos, animação, imagens e muito mais para entregar os objetivos de aprendizado aos seus alunos. Além disso, para garantir que os alunos estejam seguindo o treinamento, você pode fazer perguntas curtas para testar se eles absorveram o conhecimento.
2. Compreensão
Nesta etapa, você testa o conhecimento de seus alunos para descobrir se eles entendem o seu treinamento. Você pode verificar o nível de compreensão deles de várias maneiras. Todo sistema de gerenciamento de aprendizagem vem com diferentes ferramentas de teste. Portanto, cabe ao designer instrucional fazer as perguntas certas para testar o nível de compreensão do treinamento pelos alunos.
3. Aplicação
Este estágio requer um pouco de esforço do designer instrucional para ajudar os alunos a colocar o conhecimento em prática. Você pode fornecer simulações, testes práticos, cenários ramificados e até role-playing games para ajudá-los a interagir bem com o curso. Os DIs devem simular problemas da vida real e pedir aos alunos que apliquem os conhecimentos e habilidades já adquiridos para resolver os problemas.
4. Análise
Nesta etapa, os alunos desenvolvem um forte conhecimento do assunto. Você pode fazer perguntas aplicadas à rotina de trabalho. Além disso, você pode usar plataformas sociais, como fóruns de discussão, para ajudá-las a desenvolver um forte entendimento do curso. Se você tiver funcionalidade social no seu LMS, poderá desbloqueá-la para que seus alunos possam interagir uns com os outros e compartilhar conhecimentos. Ao fazer isso, eles conseguem interagir e solicitar esclarecimentos sobre o assunto para desenvolver um conhecimento mais forte sobre o assunto.
5. Avaliação
Embora a maioria dos treinamentos termine na fase de análise, é aconselhável avaliar ainda mais o treinamento para oferecer um melhor resultado. Com base na análise, os alunos adquiriram conhecimento suficiente sobre o assunto e agora podem servir como mentores para os membros mais novos. Eles podem se tornar instrutores e ensinar os novos membros através de fóruns de discussão.
6. Criação
A criação é o estágio final da Taxonomia da Bloom. Aqui, os alunos podem ser solicitados a desenvolver um plano de negócios em um grupo e isso exige que eles sigam todas as etapas anteriores a isso. Isso ocorre porque o planejamento requer uma enorme quantidade de colaboração em grupo, como agendar uma reunião em um horário específico. Ao atingir esse estágio, os alunos podem gerar idéias com potencial para moldar os negócios nos quais estão envolvidos.
Para que os designers instrucionais obtenham os melhores resultados e agreguem valor aos alunos, é necessário seguir a aplicação da Taxonomia da Bloom no eLearning. Após a aplicação acima, seus alunos ficarão mais próximos de alcançar seus objetivos de aprendizado.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#taxonomiadebloom #objetivos #educaçãoadistancia #ensinoremoto #aprendizagem #designinstrucional #desenhoinstrucional #facilitador #treinamento #educacaocorporativa #gestorderh #sessaodeaprendizagem #experienciasdeaprendizagem #metodologiasativas #rh #recursoshumanos #aprendizagemcorporativa #professor #professora #professores #conteudosead #cursosonline #comocriarcursosonline #comocriaraulasonline #aulaonline #aularemota #souprofessor #souprofessora
Comments