A compra de um novo LMS envolve uma quantidade significativa de pesquisa de produto, orçamento e análise de necessidade de treinamento. Mas, mesmo que você tenha feito sua devida diligência, o contrato do LMS poderá apresentar um último obstáculo. O fornecedor do LMS está fornecendo um serviço em troca de taxas de licenciamento ou assinaturas mensais. Portanto, você deve garantir que obtém o melhor valor. Abaixo estão 7 elementos a serem procurados no seu contrato LMS.
1. Escopo da implementação do LMS
Você precisa saber o que está incluído no pacote antes de fazer qualquer compromisso de longo prazo. Quais serviços o fornecedor do LMS fornecerá? Quais recursos você está pagando? Como o LMS será implantado? Tudo isso a considerar ao elaborar seu contrato LMS. Certifique-se de obter tudo por escrito, para que não haja confusão mais tarde. Este também é o momento de resolver problemas ou discrepâncias com o fornecedor do LMS. Por exemplo, o site deles afirma claramente que determinadas funções estão incluídas no seu plano de preços. No entanto, eles estão ausentes dos termos do contrato do LMS.
2. Duração do Contrato LMS
Quais são as datas de início e término do contrato LMS? Em alguns casos, os fornecedores de LMS podem optar por um contrato aberto que envolva uma cláusula de rescisão por escrito. Por exemplo, qualquer uma das partes pode encerrar o contrato com um aviso de 30 dias. Geralmente, isso é reservado para serviços baseados em assinatura. No entanto, mesmo os sistemas de gerenciamento de aprendizado SaaS podem definir durações de contrato que exigem um compromisso.
3. Estrutura e Frequência de Pagamento
Quanto você tem que pagar antecipadamente? Existem taxas mensais ou anuais envolvidas? E o que está incluído no seu plano de preços? Estes são todos os elementos essenciais que devem constar no seu contrato LMS. Você também pode solicitar uma lista detalhada das despesas. Por exemplo, quanto custa a taxa de suporte personalizado ou os custos de instalação?
4. Serviços de Suporte
O fornecedor LMS que você escolher deve apoiar o produto e fornecer o nível ideal de suporte. A questão é: quanto apoio sua equipe de T&D exige e quanto você pode pagar? Alguns fornecedores de LMS incluem serviços de suporte padrão em suas taxas de assinatura ou licenciamento mensal, como contatos por email ou tutoriais online. No entanto, pode ser necessário pagar um valor extra por opções avançadas, como um telefone gratuito ou bate-papos ao vivo. Certifique-se de que tudo isso esteja descrito no contrato do LMS para obtê-lo por escrito.
5. Atualizações
O fornecedor do LMS é responsável por atualizar o sistema periodicamente para refletir os últimos avanços ou tendências tecnológicas? Em caso afirmativo, eles incluem isso no seu plano de pagamento? Algumas soluções LMS, principalmente as opções licenciadas, não incluem atualizações gratuitas. Portanto, você deve pagar mais para manter seu LMS totalmente funcional nos próximos anos. Outra questão a considerar são as atualizações. Você receberá automaticamente novos complementos quando eles estiverem disponíveis ou a um custo adicional?
6. Direitos intelectuais do seu conteúdo
É crucial que o seu contrato LMS mencione os direitos de propriedade intelectual. Ou seja, você ainda mantém os direitos de todo o seu conteúdo, mesmo que ele esteja sendo carregado no LMS deles.
7. Termos de rescisão
Além da duração do contrato do LMS, também é aconselhável descrever os termos de rescisão. Por exemplo, quando você pode rescindir o contrato do LMS, quem pode rescindir o contrato e como. Outra consideração importante são as taxas ou multas por rescisão antecipada. Por exemplo, quanto o fornecedor do LMS cobra se você cancelar o contrato LMS por mês em seu contrato de um ano?
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comentarios