O eLearning procura criar experiências para os alunos modernos que querem conteúdos de formação relevantes, móveis, personalizados e individualizados.
Primeiramente, um desenvolvimento de e-Learning bem sucedido é aquele que é envolvente, motivacional, memorável e fácil de digerir. Este sucesso, no entanto, é impulsionado principalmente pelo que é conhecido como Design Instrucional. O Designer Instrucional desempenha um papel crucial na criação de experiências envolventes e aplicáveis à vida real.
Antes de explorarmos os princípios do Design Instrucional, vamos dar uma olhada no significado do Design Instrucional.
O que é o design instrucional?
Design Instrucional é o processo de avaliar as necessidades de aprendizagem e, em seguida, aplicar a estratégia de aprendizagem apropriada para atendê-las.
O Designer Instrucional deve colocar no fundo de sua mente que a aprendizagem deve realmente acontecer. Por exemplo, uma mudança positiva no comportamento ou desempenho aprimorado. Ter essa mentalidade ajudará na criação de soluções de aprendizagem que envolverão o aluno - um fator muito importante no e-learning. Fazendo isso é particularmente porque o processo de Design Instrucional é visto como um grande desafio. Com os seguintes princípios, você poderá criar projetos instrucionais eficazes que alcançarão o resultado de e-Learning desejado.
Princípios do Design Instrucional
De acordo com Robert M. Gagne, há 9 importantes eventos de Design Instrucional para o desenvolvimento de um poderoso processo de aprendizado. A atuação como Designer Instrucional, é permeada com variadas situações: necessidades de aprendizado e conteúdos volumosos que exigem um grande nível de pensamento analítico, criatividade, flexibilidade e capacidade de gerenciar informações, especialmente em face de prazos apertados. Nesse cenário, 5 dos 9 princípios são indispensáveis.
1. Ganhe atenção
Agarrar a atenção envolve tomar um esforço deliberado para garantir a recepção. É uma primeira estratégia de impressão que pode determinar o nível de participação do aluno. Por exemplo, ganhar atenção desperta a curiosidade do aluno e cria uma expectativa na mente do aluno. As formas práticas de fazer isso incluem: lançar um desafio, compartilhar fatos surpreendentes, apresentar um problema a ser resolvido ou contar uma história que ressoe com os alunos.
2. Diga aos alunos o objetivo de aprendizagem
Informar os alunos sobre os objetivos do curso é uma estratégia instrucional que basicamente os envolve no processo de aprendizagem. Dizer aos alunos o que eles poderão fazer depois da participação os ajudará a organizar seus pensamentos e concentrar seus esforços de aprendizado. Se os alunos entenderem o que você espera que eles aprendam, eles podem julgar melhor se estão aprendendo com sucesso.
3. Informações presentes
Este é um princípio que você praticamente não pode prescindir ao desenvolver um e-Learning eficaz: qual é a melhor maneira de representar essa informação de maneira interativa e fácil? Esta é uma mentalidade instrucional que abre espaços para o pensamento criativo. Storytelling, cenários de ramificação, role-plays, gamification e vídeos interativos são métodos que você pode aplicar, mas alinhados com os objetivos de aprendizado e o resultado desejado. Lembre-se de dividir informações em partes para evitar sobrecarga cognitiva.
4. Avaliar o desempenho
Este princípio ajuda os alunos a pensar sobre as informações que cobriram. Note que o feedback da resposta certa ou errada deve ser centrado no reforço da aprendizagem. Para tornar suas avaliações interativas e envolventes, use jogos de aprendizagem, quebra-cabeças de palavras, interações de arrastar e soltar, cartões de memória flash ou atividades de cenário. Você pode optar por dar aos seus alunos uma segunda chance de tentar a avaliação, dependendo dos objetivos de aprendizagem.
5. Fornecer Feedback
Dar feedback específico e informativo sobre o desempenho do aluno é uma obrigação. Um feedback bem formulado fornecerá perspectivas que afetarão as premissas de aprendizagem. Não fique apenas com "Correto e Incorreto" como títulos do feedback. Tente usar outros adjetivos que sejam relacionáveis ou personalizáveis ao tema do curso / módulo para enriquecer sua experiência de aprendizado.
Para executar um projeto eficaz de e-Learning, certifique-se de envolver seus alunos durante o curso. Seja flexível, mantenha as coisas simples, pense em design de uma forma que se conecte com seus alunos. Acima de tudo, tenha uma mentalidade instrutiva de que o aprendizado realmente deve ocorrer.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Design Instrucional conectando você aos seus alunos
Comentarios