Se você realmente pensar sobre isso, e-Learning e marketing não são tão diferentes uns dos outros. Ambos têm um objetivo principal de influenciar como as pessoas pensam e se comportam. Ambos estão sempre procurando uma maneira de se conectar e engajar seu público. Então, essa semelhança entre marketing e eLearning significa que o eLearning poderia realmente roubar algumas páginas do manual de marketing? Sim! Aqui estão 4 dicas de marketing que os profissionais de eLearning podem aprender. Dar uma olhada!
1. Os alunos são seus clientes
Você sabe que o marketing é totalmente centrado no cliente. Profissionais de marketing devem saber o que seus clientes gostam, o que eles precisam, quais são suas preferências, quais são suas motivações, bem como seus outros comportamentos, a fim de vender produtos ou serviços para eles. Soa semelhante a algo que você conhece? Os profissionais de eLearning também devem conhecer as metas, motivações, necessidades, preferências, comportamentos, experiências e o conhecimento existente dos alunos que estão almejando, a fim de melhor capacitá-los. Você provavelmente já percebeu como os profissionais de marketing são persistentes, porque são diligentes em relação à análise de audiência e usam essas informações para projetar a mensagem certa para o cliente-alvo. Assim, os profissionais de eLearning também devem analisar bem seu público-alvo (ou seja, seus alunos) e criar um eLearning atraente feito sob medida para eles. Você deve aprender a projetar cursos de eLearning através dos olhos de um aluno, para que você saiba exatamente o que criar.
2. Contar histórias é mais importante do que você pensa
A maioria das pessoas provavelmente já viu muitos anúncios por toda a vida. Mas você notou que um anúncio bom e contundente sempre tem uma história incrível para contar? Isso porque todo mundo adora uma boa história. Por quê? Há uma explicação científica para isso. Neurocientistas da Universidade de Princeton, que conduziram um estudo sobre os centros sensoriais do cérebro humano, descobriram que, ao ouvir uma história bem contada, exatamente as mesmas áreas do cérebro se acendem em uma ressonância magnética no contador de histórias e no ouvinte. Seu cérebro, como ouvinte, espelha o cérebro do contador de histórias. Em outras palavras, quando você ouve uma história bem contada, seu cérebro reage como se estivesse experimentando você mesmo. Assim, o eLearning também pode e deve usar histórias e narrativas poderosas e significativas para ajudar os alunos a compreender conceitos complexos, dando a seus cérebros uma nova perspectiva e ajudando-os a se envolverem emocionalmente no aprendizado, o que facilita a retenção.
3. Prove seu valor para as empresas
Você sabe quem mais precisa de marketing? Isso é fácil. Empresas! Na verdade, o marketing não poderia ser tão se não fosse pelas empresas. Mas como o marketing se tornou uma parte tão indivisível dos negócios? Isso ocorre porque os profissionais de marketing demonstram constantemente o valor que o marketing agrega às empresas por meio de várias métricas. O eLearning precisa fazer o mesmo para transmitir seu valor às empresas. Os profissionais de eLearning precisam recontar os recursos essenciais e o valor exclusivo que eles trazem às empresas, o que ajuda sua força de trabalho a aprender novas habilidades que podem melhorar a produção, reduzir o tempo gasto na criação de seu produto ou serviço, reduzir custos de produção, reduzir erros e criar confiança na força de trabalho e criar um melhor ambiente de trabalho.
4. Alcance seus clientes em vez de trazê-los para você
Os profissionais de marketing antecipam as necessidades do cliente, criam produtos e soluções e identificam várias formas de atingir e engajar o público-alvo. Eles não esperam que os clientes venham até eles e solicitem seus produtos ou serviços, ou solicitam que eles criem um produto ou serviço que atenda às suas necessidades. Como mencionado anteriormente, o marketing é totalmente centrado no cliente. O que o eLearning precisa fazer é ser completamente centrado no aluno. O marketing capacita os clientes e o eLearning também deve. Na verdade, o eLearning já iniciou seus esforços para ser centrado no aluno usando temas de personalização e customização, bem como aprendizado informal, aprendizado social, microlearning e outros conceitos, ferramentas e tecnologias emergentes para alcançar os alunos e responder às suas necessidades. No entanto, apenas um punhado de organizações utiliza todo o potencial desses conceitos, o que precisa mudar.
O eLearning precisa se colocar mais por aí, como marketing, e dar aos alunos o que eles querem. Também precisa se concentrar na linha de fundo ao comunicar seu valor para as empresas, que é o fato de poder ajudar a criar uma experiência de treinamento mais eficiente e de melhor qualidade para os funcionários, a um custo mais acessível.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments