top of page

Adobe Analytics Versus Tableau

Foto do escritor: Instituto DIInstituto DI


A análise de coorte é útil para rastrear alterações em grupos de métricas ao longo do tempo. Um bom exemplo é o engajamento do usuário - os usuários que se inscreveram em janeiro permaneceram engajados como usuários que entraram em outubro? No entanto, dependendo de como seus dados são armazenados e coletados, pode ser difícil de executar.

O Google Analytics e o Adobe Analytics têm modelos incorporados para executar a análise de coorte. Na Adobe, a criação do relatório é tão simples quanto selecionar duas métricas, até o intervalo de datas e clicar em "Criar". Tempo total de construção: 3-5 minutos. O resultado final é uma tabela de coorte bem formatada que pode revelar insights surpreendentes.


Esses modelos têm suas limitações, no entanto:

  • Você não pode executar mais de 12 coortes (ou períodos de tempo) de uma só vez

  • Você está limitado a executá-las de acordo com as métricas padrão e prontas para uso

  • O formato que você recebe, embora legal, é basicamente fixo (a última atualização da Adobe é a que você quer mudar a cor do sombreado, que é bonitinho)

Então o que você faz se você topar com uma dessas limitações? Você terá que baixar os dados e executar sua própria análise. Abaixo, há uma breve visão geral de como você abordaria isso usando o Tableau.

1. Baixe os dados do Adobe Analytics (provavelmente por meio do Data Warehouse) - no mínimo, você desejará data / hora, visitas e uma outra métrica de sua escolha.

2. Em uma pasta de trabalho do Excel em branco, faça uma lista de números de 1 até o número máximo de períodos de tempo com os quais deseja comparar seus coortes. Neste exemplo, nós saímos com 15, o que é 3 mais do que a Adobe nos permitirá fazer.


3. Adicione sua exportação de dados da Adobe, bem como a pasta de trabalho em branco ao Tableau, e junte-os usando uma cláusula 1 = 1

4. Agora, para a parte complicada! Dependendo de como você cria sua análise de coorte, nesse estágio, você precisará criar um ou mais campos calculados no Tableau. Estes provavelmente incluirão:

  • uma bandeira de "primeira visita"

  • uma bandeira de "última visita"

  • um cálculo de 'usuários'

  • um sinalizador "usuário retido"

  • um cálculo de 'porcentagem'

É mais provável que você precise usar o Nível de detalhe (LOD) 'fixo' nos seus cálculos do Tableau. Se você não estiver familiarizado com eles, há mais informações sobre os cálculos de LOD do Tableau. Há também um excelente exemplo de pasta de trabalho que foi compartilhado nos fóruns do Tableau, se você precisar de uma pasta de trabalho para seguir.

5. Para construir a visualização de coorte, você desejará:

  • 'Usuários', bem como datas como dimensões discretas em linhas

  • A lista importada de números como uma dimensão discreta em Colunas

  • A "porcentagem" do AGG como uma marca de cor e rótulo

  • A SUM de "usuários retidos" como uma marca de detalhes


Depois de tudo isso, você pode perceber que criar uma análise de coorte no Tableau significa um pouco a mais do que apenas clicar em alguns botões no Adobe Analytics. Eu diria que o tempo total de criação para um usuário experiente do Tableau seria de pelo menos algumas horas para a primeira execução, não incluindo o tempo necessário para exportar o Data Warehouse e colocá-lo no Tableau. Não é tão intuitivo quanto o Adobe Analytics.

Por isso, recomendo que você execute a análise de coorte em execução no Adobe Analytics, a menos que uma das limitações seja uma interrupção absoluta para sua análise.

link original: https://www.keithyap.com.au/cohort-analysis-adobe-analytics-vs-tableau/


 
 
 
bottom of page