top of page
Foto do escritorInstituto DI

Uso das Cores em Treinamentos



As vezes tem a sensação de que os designers gráficos falam em uma linguagem secreta? Você gostaria de saber orientar com termos como matiz , saturação e valor?

Por que você deve se importar

Existem razões práticas para aprender mais sobre o uso da cor na comunicação visual. Conteúdos de E-learning e slides são meios visuais. Aprender sobre cores ajudará você a se tornar mais exigente e sofisticado em suas escolhas visuais. Você entenderá melhor como usar cores para facilitar o aprendizado. E vai melhorar a sua colaboração com designers gráficos, ilustradores, artistas, animadores, fotógrafos e videomakers.

Cor e Aprendizagem

A cor é sempre um bom lugar para começar, porque é um componente-chave da comunicação visual. A cor nos ajuda a representar a realidade, fornecer foco, expressar emoção, conectar informações, aumentar a legibilidade e criar impacto psicológico.

A cor também influencia o processo de aprendizado. Um dos principais objetivos da concepção de materiais informativos e de aprendizagem é reduzir o esforço cognitivo necessário para compreendê-los. A cor pode ajudar nisso, porque as pessoas obtêm o significado das cores, fornecendo uma outra dimensão para a criação de sentido. Algumas formas de melhorar o significado e melhorar a aprendizagem estão listadas abaixo.

- Melhora a discriminação visual.

Em situações em que os novatos estão aprendendo a discriminar visualmente, como materiais que ensinam a ler radiografias, é possível destacar marcações de difícil visualização com uma cor muito distinta.

- O código de cores funciona como um sinal.

Use o código de cores para coordenar explicações de texto com gráficos correspondentes. Uma pequena forma de cor, em vez de um texto colorido, funciona melhor. Para acomodar pessoas daltônicas, use um sinal visual adicional, como um ícone.

- Melhora a narrativa.

A cor é valiosa para melhorar o significado das histórias. Como exemplo, em uma história ilustrada, um rosto vermelho transmite constrangimento ou raiva. Usar a cor para transmitir uma resposta emocional pode melhorar a compreensão da história.

- Evoca emoção.

A cor tem um impacto emocional no espectador. Cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) são conhecidas por excitar e estimular e cores frias (azul e verde) são calmantes. Faça escolhas de cores com uma consciência de seu efeito sobre o público.

Percepção de cor

A percepção da cor varia entre os indivíduos. A percepção de cores é afetada pelo brilho da luz ambiente, pelas cores que a cercam e pelo modo como os olhos e o cérebro de um indivíduo processam informações visuais. É sempre bom lembrar que uma certa porcentagem da população é daltônica, o que significa que eles têm dificuldade em discriminar certas cores, geralmente tons vermelhos e verdes.

Para acomodar qualquer um que seja daltônico, use uma abordagem secundária ao usar a cor como um sinal. Por exemplo, ao usar codificação por cores, use também ícones correspondentes para indicar o que vai junto.

O seu vocabulário de cores

A cor tem muitas dimensões e a compreensão de um vocabulário básico de cores ajudará você a se comunicar sobre cores em termos que a maioria dos comunicadores visuais entende.

- Matiz: É a identidade da cor, como vermelho, verde ou violeta. É a qualidade que nos permite discriminar cores. Quando percebemos uma tonalidade, isso significa que seu comprimento de onda está em nosso espectro visível, que varia de vermelho (comprimento de onda longo) a violeta (comprimento de onda curto).

- Saturação: (ou croma) Refere-se à pureza, intensidade ou força de uma cor. O azul vívido tem uma alta saturação e o azul opaco é desaturado. As cores neutras são desaturadas.

- Valor: Valor refere-se à escuridão relativa ou luminosidade de uma cor e faz sentido quando as cores estão sendo comparadas. Aumentando a porcentagem de preto para a tonalidade laranja, transformou marrom.

Dicas e idéias de cores

Depois de entender as dimensões de matiz, saturação e valor, você pode começar a entender como as cores afetam umas às outras. Brincar com saturação e valores variados em um editor gráfico lhe dará uma melhor noção dessas dimensões.

Aqui estão algumas dicas de cores que você pode usar, agora que você é um especialista.

- Como fazer cores mais ricas: Para tornar uma cor mais rica, aumente a saturação escurecendo o valor (aumentando a porcentagem de preto) até um ponto. Demasiado preto irá diminuir a intensidade da cor.

- Como encontrar alternativas para escala de cinza: quando você transforma uma fotografia colorida em preto e branco, você está removendo a tonalidade, mas mantendo os valores em tons de cinza. Para um efeito diferente, use outra cor única, como sépia ou azul, para criar uma foto de tons monocromáticos.

- Como aumentar o contraste: Estude o espectro de cores ou uma roda de cores padrão. Note que as cores próximas umas das outras no espectro podem ser difíceis de discriminar. Se você quiser ter certeza de que os espectadores podem discriminar entre duas regiões adjacentes, como áreas de um mapa ou barras em um gráfico de barras, então não selecione cores que estejam próximas umas das outras no espectro. Selecione cores que tenham uma ou duas etapas no meio.

- Como remover saliência: Se você não quiser que nenhum objeto ou item se destaque entre os demais, diminua o brilho e dessature as cores. Isso irá transmitir que todos os objetos são de igual valor. Claro, o inverso é verdadeiro. Aumente o brilho e a riqueza de uma cor se ela se destacar.

- Como evitar o caos de cores: antes de selecionar ou aprovar um esquema de cores, pense em termos de relações de cores. Teste as cores de primeiro plano nas cores de fundo propostas. Como as cores de fundo podem fazer com que uma cor de primeiro plano pareça mais brilhante ou mais opaca, certifique-se de gostar do efeito das cores justapostas.

IDI Instituto de Desenho Instrucional

0 visualização0 comentário
bottom of page