Modelos de eLearning referem-se a um conjunto de telas padrão que você pode criar para um curso para fornecer continuidade visual e cognitiva. Ao usar um modelo, todas as telas de um curso terão alguns recursos semelhantes, como um esquema de cores, tema ou layout consistente.
O uso de modelos de eLearning padronizados para o aprendizado on-line estruturado tem muitas vantagens. Não só parece mais profissional do que um conjunto casual ou aleatório de telas, mas um modelo também tem benefícios cognitivos.
Benefícios dos Modelos
Um modelo fornece a consistência que muitos aprendizes precisam para que não desperdicem o esforço mental de reaprendizado onde os elementos da tela residem enquanto eles prosseguem em um curso. Ele também fornece uma maneira natural de compartilhar informações, o que ajuda os alunos a evitar a sobrecarga cognitiva. E, como um bônus adicional, os designers podem usar o conjunto de modelos de tela como um auxílio para garantir a inclusão dos elementos apropriados em um curso, como introdução, interatividade e revisão.
O uso de modelos não significa que todas as telas pareçam idênticas. Você pode fornecer muita variedade em seu design de modelo de eLearning e na própria tela.
Como criar o modelo
As ferramentas que você usa para criar modelos de tela dependem do sistema de autoria usado para desenvolver o curso e das habilidades e talentos disponíveis. Se você estiver usando uma ferramenta de criação com base no PowerPoint, poderá criar os modelos diretamente no PowerPoint.
Ou você pode criar modelos em um programa gráfico, como o Photoshop ou o Gimp, e importar as telas inteiras para sua ferramenta de criação. Como alternativa, você pode criar certos elementos de tela, como botões e barras de título, com software gráfico e importar esses elementos para o PowerPoint, Flash ou qualquer software de criação.
Se você começar com um simples design como o abaixo, você pode enfeitá-lo quando apropriado e remover informações visuais estranhas quando interferir no aprendizado.
Temas de modelo
Muitos cursos de eLearning são construídos em torno de um tema, como cenários realistas no trabalho. Ou eles podem usar uma metáfora que permita aos alunos explorar e descobrir, como navegar em uma biblioteca ou viajar para um destino exótico. Se um tema motivar seus alunos e oferecer oportunidades para uma boa instrução, incorpore o tema ao modelo.
Tipos de telas
Os tipos de telas que você usará dependerão de suas estratégias de ensino, conteúdo, recursos de mídia, público-alvo e os padrões definidos pelo patrocinador do curso (se houver). Por exemplo, se seu curso é baseado em imagens de vídeo ou animações, convém ter vários layouts de tela nos quais o vídeo e as animações residirão.
Ou, se sua estratégia incluir muitos tópicos curtos, convém ter uma tela de introdução de tópicos para que os alunos saibam que estão mudando para uma nova área de assunto.
Aqui estão alguns tipos de telas que você pode criar para um curso. Você pode precisar apenas de alguns da lista abaixo e talvez queira criar outros que não estão listados aqui. Portanto, escolha o que funcionaria melhor para seus critérios. Tenha uma tela em branco no seu conjunto para que sua criatividade não seja limitada pelos elementos da tela.
- Tela de título: a primeira tela que os usuários veem com uma imagem e um título atraentes.
- Tela de Introdução: Muitos cursos começam com uma história motivacional, uma pergunta ou uma explicação dos benefícios do curso. Alguns começam com um mini-tutorial explicando como usar o software do curso.
- Tela de Objetivos: Se você tiver muitas lições, pode querer ter uma tela específica que permita aos alunos conhecer os objetivos. Como uma lista de objetivos é bastante chata, é melhor enquadrá-los em termos de como o curso ajudará o aluno a alcançar novas habilidades.
- Telas de apresentação: estas são as telas que contêm conteúdo instrucional. Você pode achar que precisa de alguma variedade aqui, por exemplo:
*Tela em branco: para uma abordagem não estruturada (sempre use um desses para aumentar suas opções de criação)
*Tela dividida: para colocar texto em uma área e um exercício ou gráfico em outra.
*Tela quádrupla: para organizar quatro elementos na tela, como quatro vídeos ou quatro gráficos marcados.
*Tela dividida horizontal: eles têm muitos usos criativos.
*Tela tripla: você pode criar um layout que funcione quando precisar exibir três itens para comparação ou associação.
*Tela de vídeo: você pode querer uma tela especial para vídeos. Você pode criar ou comprar um player com controles ou pode colocar o vídeo em um fundo colorido ou criar uma borda.
*Telas interativas: alguns designers gostam de criar uma aparência única para telas interativas e práticas. Estes podem ter uma área consistente para instruções e outra para os elementos interativos.
*Telas de Estudo de Caso: Muitos cursos são baseados em estudos de caso e usam um modelo de solução de problemas para fornecer instruções. Uma tela de estudo de caso pode ter um conjunto de pastas com informações sobre membros da equipe no estudo de caso ou pode exibir um equipamento quebrado com uma lista de problemas. As telas de estudo de caso devem ter uma aparência abrangente, mas oferecem espaço para a variedade de casos a serem resolvidos.
*Revisar telas: você pode criar uma aparência especial para revisar os principais pontos de um curso.
Quando estiver envolvido no design de modelos, tente encontrar um equilíbrio entre novidade e consistência. A novidade no design visual e instrucional pode capturar a atenção e manter os alunos interessados. A consistência pode reduzir as demandas da memória de trabalho e ajudar os alunos a se sentirem confortáveis com a organização de um curso e seu design visual.
IDI Instituto de Desenho Instrucional