Contar histórias tornou-se uma parte essencial do ensino e da aprendizagem e pode ser especialmente eficaz se usado na aprendizagem on-line. Quando os alunos estão tendo aulas on-line, é fácil sentir-se isolado do contato humano, e os fatos e números na tela podem começar a se perder. Através da narrativa, você pode dar aos seus alunos a conexão que eles estão perdendo e despertar o interesse novamente. Aqui estão 3 maneiras de usar a narrativa para melhorar seus cursos on-line.
1. Use Storytelling para fazer seus alunos sentirem emoção
Nós, como seres humanos, somos seres naturalmente cuidadosos, e quando ouvimos ou lemos uma história, nos relacionamos com o personagem principal da história. Histórias podem tocar no coração dos alunos, como o personagem principal supera obstáculos. É mais provável que seus alunos lembrem das emoções que sentiram, em vez das figuras reais da história.
Ao usar palavras, cores e imagens, você pode evocar emoções em seus alunos que ficarão na memória deles quando pensarem mais tarde na lição ensinada. Essa é uma tática que a Animal Planet emprega nas diretrizesda marcada série usando suas imagens para fazer com que o público sinta certas emoções. Por exemplo, um tom de branco é usado para comunicar a pureza, enquanto um vermelho escuro é usado para comunicar o perigo.
2. Use Storytelling para mostrar aplicação
Digamos que você esteja ensinando seus alunos sobre a maneira correta de declarer seus impostos. Esse assunto pode ser extremamente difícil de você conquistar a atenção do seu aluno. Ao criar uma situação hipotética sobre alguém que precisa declarar seus impostos, o conteúdo passa a ser mais do que equações, regras e números na tela, mas uma situação real. Seus alunos verão como podem aplicar essas equações à sua situação para quando precisarem também declarar seus impostos.
Storytelling ajuda seus alunos a ver os usos da vida real para as coisas que estão aprendendo e lhes dá uma razão para continuar trabalhando duro para dominar as práticas ensinadas em seu curso on-line.
3. Use Storytelling para ajudar seus alunos a lembrar
Uma das respostas mais decepcionantes de um aluno sobre um curso que você ensinou é que ele não se lembra ou não aprendeu nada. Se os seus alunos não tiverem aulas que tenham aprendido e se lembrem deles, então todo o curso foi uma perda de tempo.
Nossos cérebros estão preparadospara pensar em histórias, então quando ouvimos uma história que evoca emoções e nos ajuda a ver como as coisas que estamos aprendendo são aplicadas, então é mais fácil de lembrar. Os alunos podem não se lembrar de cada detalhe (na verdade, eles provavelmente não se lembrarão), mas se lembrarão de como se sentiram durante o curso e os detalhes mais importantes.
Não só a narração de histórias ajudará os alunos a lembrarem-se melhor do que você está ensinando, mas também estarão mais propensos a compartilhar o que aprenderam.
Algumas Práticas Recomendadas para Contar Histórias
Contar histórias bem feito pode ser uma poderosa ferramenta de ensino, mas também pode ser uma distração se for executada mal. Lembre-se de algumas coisas ao adicionar histórias ao seu currículo:
Mantenha simples
Os detalhes da história devem contribuir para o ponto geral. Qualquer detalhe fora disso diminuirá a lição. Mantenha frases curtas e concisas, para que sejam fáceis de seguir.
Use o Vocabulário Preciso
Ao falar com jovens estudantes, é tentador usar palavras simples, mas deixar de usar o termo exato pode realmente ser mais confuso. Em vez disso, dedique um tempo para ensinar o que uma nova palavra do vocabulário significa e, em seguida, use-a regularmente ao longo da lição.
Especificidade
Quanto mais específico você é, mais relacionável a história se torna. Por exemplo, um aluno que está tendo um dia ruim não evoca tanta empatia quanto um aluno que esqueceu seu dever de casa e tropeçou e caiu no recreio.
Ofereça aos seus alunos a melhor experiência de e-learning possível, incorporando a narrativa em seu currículo. Independentemente do tipo de e-learning que você esteja criando, seja para a escola, treinamentos de trabalho ou auto-aperfeiçoamento, a narrativa fará a diferença. Com as histórias, seus alunos se sentirão mais motivados para aprender sobre os materiais, lembrar melhor as coisas ensinadas nos cursos e aplicá-las melhor ao seu trabalho.
IDI Instituto de Desenho Instrucional