Search engine optimization (SEO) tornou-se uma extensão natural para aprender como se move on-line, especialmente no eCommerce. E, quer você perceba ou não, o SEO é a chave para garantir que o seu pedaço de espaço digital apareça para aqueles que estão procurando por ele.
Dito isto, o SEO é um componente do eLearning que é novo para muitas empresas. O conhecimento pode variar de nada a alguma experiência e, muitas vezes, depende de quanta ajuda o departamento de marketing está disposto a oferecer. Se o seu histórico for como um educador e não como um profissional de marketing, pode ser difícil saber se você está indo bem, mas uma maneira de avaliar o sucesso do SEO é abordar o que você pode estar fazendo errado. Aqui estão alguns grandes "erros":
1. Não se preocupa com palavras-chave (e renove a pesquisa!)
Selecionar ótimas palavras-chave é a base de todo o SEO eficaz. Palavras-chave são o que seu público digitará na barra de pesquisa do Google quando estiver procurando informações para saciar sua curiosidade. Então, se eles pesquisarem “treinamento de liderança”, você quer que seu curso apareça como um resultado superior, certo? Você faz isso usando essas palavras - estrategicamente, porque os dias de preenchimento de palavras-chave acabaram - em todo o seu conteúdo.
“Treinamento de liderança” é provavelmente uma palavra-chave altamente competitiva, no entanto; Muitos sites querem classificar altamente para essa palavra. Uma das coisas mais importantes para pesquisar é palavras-chave semelhantes que não só são muito pesquisadas, mas são mais específicas para você e menos competitivas. Por exemplo, você poderia tentar classificar-se em “treinamento on-line de liderança corporativa”. A concorrência pode não ser tão difícil de superar, o que facilita a classificação.
Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave projetadas para facilitar esse processo, como o KWFinder, o Ahrefs e o Google AdWords Keyword Planner. Essas ferramentas ajudarão você a analisar as estatísticas de pesquisa de uma determinada palavra-chave. Dessa forma, você pode encontrar o equilíbrio certo entre uma palavra-chave específica e uma palavra-chave competitiva que recebe muitas pesquisas.
2. Desconsidera a importância dos hiperlinks
Se o Google estiver tentando decidir qual página deve ter uma classificação mais alta para uma palavra-chave e ambas a usarem bastante, ela tentará decidir qual página é mais autoritária. E eles farão isso vendo quantas outras páginas ligam a essa página como referência. Além disso, eles julgarão quão significativo o link é por quão autoritativa é a página que cria o link.
Existem muitas maneiras de construir backlinks, mas a regra básica é: certifique-se de linkar outras áreas do seu site e de vincular a outros sites quando estiver criando conteúdo. Este mínimo será um impulso confortável para o seu SEO.
3. Esperar que tudo seja livre
Embora você possa, com toda a certeza, adotar uma abordagemmais orgânica para promover seu eLearning, é importante notar que suplementar esses esforços com alguns esforços pagos só pode aumentar sua exposição e seu sucesso.
Investir em escritores de conteúdo de SEO para criar páginas da Web amigáveis para SEO é uma ótima maneira de impulsionar naturalmente seu alcance, além de garantir que qualquer tráfego pago que você enviar para essas páginas otimizadas para SEO seja convertido em uma taxa mais alta.
O que nos leva ao nosso próximo ponto: publicidade paga por clique (PPC). Existem muitas fontes de PPC disponíveis na internet (o Google, obviamente, é o melhor), por isso certifique-se de fazer algumas pesquisas e descobrir onde seu dinheiro pode ser melhor gasto. Quando feito corretamente, o PPC pode ser uma ótima maneira de utilizar o poder da pesquisa para promover alguns dos seus conteúdos mais importantes.
4. Ser um introvertido da indústria de eLearning
Uma ótima maneira de aumentar a conscientização de seus serviços (e construir backlinks!) É interagir com outras presenças na web que são relevantes para o seu curso. Em vez de ficar no seu canto da internet, procure blogs e sites que discutem os mesmos tópicos que o seu curso. Escreva postagens convidadas ou páginas da Web sobre o tópico e vincule os leitores aos seus serviços. Por exemplo, se você criar cursos de negócios, talvez queira fazer parceria com um guru de negócios que possa contar a ela o público sobre eles enquanto discute como obter habilidades de liderança nos negócios. Até mesmo a interação nesses sites por meio de comentários pode trazer um pouco de atenção às suas ofertas.
Outra ótima maneira de impulsionar o SEO por meio da interação é fazer com que os sites de análise analisem seus cursos e façam uma análise honesta de seus serviços. Isso criará links e também gerará mais informações sobre sua empresa na Web para os clientes em potencial descobrirem.
Também certifique-se de manter uma presença nas redes sociais - isso ajudará você a interagir com o seu setor e a construir as relações necessárias para criar um ótimo SEO através de coisas como backlinks.
5. Ter um site difícil de navegar
Os mecanismos de pesquisa se preocupam com o fato de o seu site ser fácil de navegar. Embora a estética possa parecer superficial, a usabilidade é, na verdade, um grande fator de SEO. Um site bem organizado também torna mais fácil para o rastreador de algoritmo indexar e encontrar todos os links em seu site. Também deve ser codificado corretamente para que os mecanismos de busca possam ler tudo corretamente.
Quando toda a sua navegação é montada, você deve testá-la com as ferramentas do Google para webmasters para garantir que os rastreadores possam acessar todos os cantos do seu site.
Ele também pode dizer se o seu texto é amigável e fácil de ler, não apenas grandes blocos de texto. Um site de fácil leitura é mais útil para os leitores, portanto, os algoritmos de pesquisa o classificarão mais alto. Divida o texto e adicione vários cabeçalhos.
Boa sorte com o eLearning SEO
IDI Instituto de Desenho Instrucional