top of page
Foto do escritorInstituto DI

Treinamentos Baseados em Competências



Desenvolver e manter um programa de treinamento baseado em competências totalmente funcionalrequer tempo e recursos significativos. Leva realmente anos para que uma equipe dedicada de gerentes de RH e de Treinamento e Desenvolvimento crie e implante uma trilha de formações baseada em competência para organização. Mas por que isso acontece?

O que é treinamento baseado em competência?

Antes de definir e explicar o treinamento baseado em competências, vamos entender o que é 'competência'. O termo competência refere-se a características individuais que contribuem para um desempenho aceitável ou excepcional. As competências podem ser qualquer coisa, desde um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos, atitudes e características que levam à produção de resultados diferenciados. Há diferentes categorias de competências, como competências funcionais, competências pessoais e competências empresariais.

O que é treinamento baseado em competência?

É uma abordagem estruturada de treinamento e avaliação direcionada para alcançar resultados específicos. Trata-se de ajudar as pessoas a adquirir habilidades e conhecimentos para que possam realizar uma tarefa em um determinado padrão sob certas condições. Assim, no treinamento baseado em competências, os resultados esperados devem ser claramente definidos para que o aluno saiba exatamente o que é esperado deles.

Por que mais organizações estão se concentrando no treinamento baseado em competências

Cada vez mais organizações estão implementando o treinamento baseado em competências, pois ajuda a priorizar o investimento em treinamento e, em última análise, a alcançar resultados. A pesquisa nos diz que alguns indivíduos são até 20 vezes mais produtivos que outros. Se você pudesse escolheria esses funcionários hiper-produtivos, não é? Sorte sua, com treinamento baseado em competência você consegue tornar todos hiper-produtivos. Quando você combina as competências individuais com os modelos de competência de trabalho, você efetivamente coloca o talento em posições em que ele irá florescer. Juntamente com isso, concentrando-se simultaneamente no desenvolvimento das competências do funcionário, você estará mais perto de preencher a lacuna em relação ao modelo de competência, para que o funcionário atinja seu potencial máximo.

Competências sobrevivem a tarefas de emprego

Uma vez que as competências são construídas em torno das características das pessoas altamente bem-sucedidas, elas sobrevivem às descrições de funções e podem ser usadas pelas organizações para treinar e avaliar talentos para sempre. Haverá, é claro, momentos em que as competências poderão ser modificadas e adicionadas, mas sua essência permanecerá praticamente inalterada. Em comparação com as descrições de funções, as competências concentram-se efetivamente nas características particulares dos indivíduos que levam ao sucesso acima de seus pares.

4 razões pelas quais você deve adotar Treinamentos baseados em Competências

1. Competências geram mais competências

As competências são frequentemente características ou traços arraigados que são construídos ao longo de anos de experiência e treinamento. As areas de T&D descobrem que os colaboradores de sucesso nem percebem que os têm - esses traços são tão arraigados que se tornam uma segunda natureza no comportamento e na atitude de alguém. Assim, para compreender os colaboradores bem-sucedidos em seu núcleo, os gerentes de T&D precisam dedicar um tempo significativo observando e investigando esses indivíduos para entender realmente como eles desenvolveram suas competências essenciais ao longo do tempo. Verificou-se que os colaboradores mais bem sucedidos atingiram suas competências por meio de medidas proativas, tais como: coaching e mentoring, networking, observação de outros colaboradores, adesão a grupos de solução de problemas e comunidades de prática e leitura. Além do treinamento profissional, os gerentes de T&D podem fornecer as atividades acima mencionadas para desenvolver ainda mais as competências dos funcionários.

2. A Regra de Desenvolvimento de Competências de 70-20-10%

A regra de competência de 70-20-10% sugere que 70% do desenvolvimento de competências acontece no trabalho, 20% acontece por meio de redes on-line ou pessoalmente, e apenas 10% acontece por meio de treinamento programado. Por exemplo, se procurar melhorar a competência de inteligência emocional de um indivíduo, o treinamento é uma pequena parte do caminho do desenvolvimento. A maior parte do plano de desenvolvimento é melhor gasto trabalhando de perto em um projeto com um funcionário ou supervisor que demonstre alta inteligência emocional. Ao observar atentamente o colega de trabalho emocionalmente inteligente, o estagiário pode reservar um tempo para conversas individuais para aprofundar o processo cognitivo e emocional do sujeito observado para obter mais compreensão.

3. Competências ajudam a obter Resultados Estratégicos

Quando as empresas concluem avaliações de competência em toda a organização, elas são capazes de identificar lacunas de competência que impedem os resultados estratégicos de curto e longo prazos. Uma vez identificadas as lacunas de competência, os profissionais de RH estão posicionados para tomar melhores decisões quando se trata de recrutamento, contratação, integração, gerenciamento de desempenho, planejamento de remuneração e planejamento de sucessão.

4. As competências proporcionam aos funcionários planos de desenvolvimento lineares ou não lineares

Quando os funcionários têm uma compreensão profunda de seus pontos fortes e fracos - as competências em que estão atrasados ou em melhores condições -, eles são mais capazes de concentrar seus esforços de desenvolvimento para melhorar suas deficiências.

Benefícios da modelagem de competências

Tempo e esforço significativos envolvem a criação de modelos de competência precisos e completos. Quando feito corretamente, as organizações se beneficiarão do seguinte:

- Menor volume de negócios devido à alta produtividade e alinhamento de valor ao empregado

- Capacidade de identificar lacunas de treinamento, permitindo treinamento direcionado

- Facilitação do desenvolvimento de funcionários por meio de planos de desenvolvimento individuais personalizados

- Criação de planos de carreira para posições futuras

- Mais rápido e mais fácil para a identificação de candidatos prontos para promoção

- Planos de sucessão focados na competência

- Desenvolvimento de planos de força de trabalho que atendam às necessidades futuras de talentos

IDI Instituto de Desenho Instrucional


4 visualizações0 comentário
bottom of page