Existem muitos acrônimos, frases e termos usados no eLearning. Na verdade, a terminologia pode ser intimidante para iniciantes. Especialmente quando é hora de comprar o seu primeiro Learning Management System e você enfrenta uma miríade de linguas desconhecidas. Não seria ótimo se houvesse um glossários simples e direto? Bem, aqui está uma lista de termos LMS de uso comum que os profissionais de eLearning devem estar familiarizados.
1) Relatórios
Os Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem possuem recursos de relatórios e análises para rastrear o desempenho e o progresso do aluno, bem como a eficácia geral de sua estratégia de treinamento on-line. Alguns LMSs oferecem recursos de relatórios personalizáveis para que você possa monitorar áreas específicas de treinamento on-line que alinhem com seus objetivos e resultados de aprendizagem.
2) Learning Record Store
O LRS permite que você armazene seus dados, ou "declarações", em um local centralizado. O LMS então acessa e retorna os dados para a loja para acompanhar o desempenho dos alunos. Por exemplo, monitore as conquistas de um aluno ou os crachás que ganharam. Muitas plataformas LMS agora possuem lojas de registros integradas.
3) Gerenciamento de Certificação
Esta característica LMS geralmente se aplica a treinamento on-line baseado em habilidades ou iniciativas de conformidade. Os alunos corporativos completam os cursos ou módulos de treinamento on-line necessários para obter certificados. O LMS acompanha os certificados que eles ganharam, bem como a forma como eles se beneficiaram durante os exames finais de proficiência.
4) Projeto responsivo
Muitos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem agora oferecem recursos de design responsivos, que implementam conteúdo de treinamento on-line amigável ao multiplataforma. Você cria pontos de interrupção específicos com base nos dispositivos preferidos dos usuários. Em seguida, o sistema exibe automaticamente a versão adequada do curso de treinamento on-line. Algumas ferramentas também possuem pré-visualizadores integrados para que você possa avaliar e revisar cada ponto de interrupção.
5) Criptografia de dados
As plataformas LMS possuem medidas de segurança de dados para evitar hacks e manter suas informações seguras. Isso também permite que você defina espaços de segurança específicos para diferentes tipos de público. Por exemplo, apenas certos colaboradores podem acessar materiais de treinamento on-line que contenham dados mais sensíveis.
6) Suporte de comércio eletrônico
Se você planeja vender seu conteúdo de eLearning, você deve procurar um LMS que ofereça suporte a eCommerce. Isso abrange tudo, desde rastreamento de vendas até gateways de pagamento integrados. Certas soluções LMS também possuem um mercado on-line onde você pode promover o seu produto eLearning.
7) SCORM (Modelo de referência de objeto de conteúdo compartilhável)
Esta é uma coleção de padrões para criar conteúdo. Ao aderir a estes padrões, o conteúdo eLearning pode migrar entre plataformas LMS compatíveis. O Sistema de Gerenciamento de Aprendizado geralmente declarará que é "compatível com SCORM", o que significa que você pode integrar todos os dados que aderem a este padrão.
8) Tin Can API
Padrões avançados de SCORM que permitem que a equipe de treinamento rastreie a aprendizagem fora do ambiente do LMS, como atendimento à conferência ou atividades de aprendizagem social. Ele também oferece a capacidade de rastrear dados de eLearning de diversas maneiras e simplifica o processo de gravação.
9) LMS baseado em nuvem
Um LMS hospedado na nuvem. Cloud LMS também é chamado SaaS, ou LMS sob demanda. É acessível a qualquer hora, em qualquer lugar, o que o torna ideal para equipes remotas.
10) Suporte multilíngüe
Dá-lhe a capacidade de desenvolver e implantar conteúdo de eLearning que atraia um público mais amplo. O sistema exibe conteúdo de treinamento on-line em diferentes idiomas, dos quais os usuários podem escolher. Quando os recursos de localização geográfica também são suportados, o sistema detecta automaticamente a localização do aluno e pode exibir conteúdo no idioma local. Por exemplo, o painel do usuário aparece em chinês para alunos on-line com base na China, o que torna a localização do eLearning mais rentável.
11) Aprendizagem off-line
Os alunos on-line podem visualizar o conteúdo offline e depois resync com o sistema, uma vez que eles possuem uma conexão com a internet. O desempenho da atividade, os resultados do teste e todos os outros dados relevantes são carregados para o sistema. Assim, os alunos on-line recebem crédito onde o crédito é devido, mesmo quando eles não têm uma conexão wi-fi confiável. Certas plataformas LMS também suportam conteúdo eLearning para download.
12) Auto-inscrição
Os alunos on-line podem se inscrever em cursos de eLearning que atendem às suas necessidades sem um longo processo de inscrição. Este recurso é particularmente útil quando você quer dar acesso a um grande número de pessoas, e a inscrição manual seria extremamente demorada.
13) Rastreamento de habilidades
Ideal para programas de eLearning corporativos em que as organizações devem monitorar o desenvolvimento de habilidades entre seus trabalhadores. Isso permite que eles identifiquem lacunas e talentos emergentes, como funcionários que continuamente superam seus pares em simulações e cenários de ramificação.
14) Test-Building
Mecanismo de avaliação que lhe dá o poder de avaliar a compreensão do aluno através de avaliações qualitativas e quantitativas. Alguns até apresentam modelos de perguntas e avaliações pré-fabricadas de eLearning para poupar tempo e garantir consistência. Você também pode definir limites de tempo de teste e fornecer feedback imediato.
15) Ferramenta de criação incorporada
Este software incorporado permite ao usuário escrever conteúdo de treinamento on-line e incorporar vários tipos de mídia para criar um curso de eLearning interativo sem ter que comprar uma ferramenta de autoria de terceiros. Isso permite que você crie e implemente materiais de treinamento on-line sem ter que usar software de terceiros.
16) Características de Gamification
O uso da mecânica do jogo aplicado ao conteúdo não-jogo que estimula o aprendiz on-line para resolver problemas. Pode ser tão simples quanto um emblema virtual de realização ou um sistema de recompensa baseado em pontos. Muitas soluções LMS possuem ferramentas de gamificação que permitem incentivar seu curso de eLearning. Por exemplo, você pode usar modelos de eLearning para criar crachás atraentes e, em seguida, permitir que os alunos on-line os coletem à medida que progridem no módulo de treinamento on-line.
Esta lista abrange os 16 termos LMS mais utilizados. No entanto, uma vez que você dominou este jargão LMS, você pode continuar adicionando à lista. Faça questão de aprender um novo termo LMS todas as semanas para expandir gradualmente o seu dicionário profissional.
IDI Instituto de Desenho Instrucional