top of page

8 Teorias de Design de Instrucional a serem Aplicadas ao Desenhar Cursos de Aprendizagem Eletrônica



A teoria do Design de Instrucional que você escolheu tem o poder de fazer a ação de formação ser um sucesso, ou não!. Portanto, é essencial avaliar o assunto, os objetivos de aprendizagem e as necessidades dos alunos on-line antes de tomar sua decisão final. Aqui estão 8 teorias de Design instrucional que você deve considerar ao projetar seu próximo curso de eLearning para estudantes adultos.

1. Teoria da Aprendizagem de Adultos (KP Cross)

A Teoria da Aprendizagem de Adultos sugere que as características situacionais e pessoais são o cerne das experiências de aprendizagem de adultos. Além disso, os alunos adultos tendem a ter maiores habilidades intelectuais. No entanto, suas habilidades sensoriais-motoras podem ser diminuídas à medida que envelhecem. Assim, os DIs devem levar em conta esses pontos fortes e fracos ao criar cursos de eLearning. A teoria prossegue afirmando que os DIs devem aproveitar o poder das experiências passadas dos alunos e dar mais controle ao aluno. Por exemplo, permita-lhes escolher suas próprias atividades de treinamento on-line.

2. Teoria de aprendizagem cooperativa e colaborativa (Mark Arthur May e Leonard William Doob)

A Teoria da Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa baseou-se na pesquisa dos teóricos sociais Allport, Watson, Shaw e Mead. Ela estipula que experiências efetivas de aprendizagem envolvem duas ou mais pessoas que compartilham um objetivo ou problema comum. Esta teoria envolve cinco elementos principais: habilidades colaborativas, interação direta, interdependência, responsabilidade pessoal e interação grupal. Como tal, os alunos adultos têm a oportunidade de se beneficiar da experiência e das habilidades de seus pares.

3. Discovery Learning Model (Jerome Bruner)

Os cinco princípios do Discovery Learning Model são: resolução de problemas, flexibilidade de aprendizagem, baseando-se em conhecimentos pré-existentes, analisando e interpretando o assunto e feedback oportuno. Esta teoria sugere que os alunos devem poder desenvolver suas experiências pessoais e procurar informações por conta própria. Eles também devem ser encorajados a usar sua criatividade e imaginação para encontrar soluções alternativas. Alguns dos benefícios mais notáveis do Discovery Learning Model é que ele melhora a retenção de conhecimento e permite que os alunos adotem seu próprio ritmo.

4. Aprendizagem baseada em problemas (Howard Burrows)

Os alunos adultos estão procurando informações para ajudá-los a resolver problemas práticos. A teoria da aprendizagem baseada em problemas sugere que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos através de colaboração, reflexão pessoal e desafios do mundo real. Existem cinco princípios fundamentais envolvidos neste processo:

1. Os problemas atraem a atenção dos alunos e alimentam sua motivação.

2. As avaliações ajudam no acompanhamento do progresso do aluno e garantem que eles compreendam completamente os conceitos.

3. Os problemas são usados para transmitir as idéias e conceitos envolvidos.

4. Facilitadores / instrutores confiam em problemas para avaliar o processo e fornecer lições contextuais significativas.

5. O problema atua como um catalisador, levando os alunos a desenvolver habilidades essenciais para superar o obstáculo.

5. ARCS Modelo de Motivação (John Keller)

O Modelo de Motivação ARCS envolve quatro pilares: atenção, relevância, confiança e satisfação. Por isso, o acrônimo. O primeiro passo é capturar a atenção dos alunos para que eles se envolvam com o conteúdo. O segundo é encorajar os alunos a se conectar de forma significativa com o assunto para que ele se torne relevante. Isto é seguido por empoderar e motivar os alunos para que eles se sintam confiantes em suas próprias habilidades. Por fim, os alunos sentem uma sensação de satisfação, sabendo que alcançaram seu objetivo, que geralmente vem na forma de recompensas, feedback ou aplicação do mundo real.

6. Teoria da Elaboração (Charles Reigeluth)

A Teoria da Elaboração defende da idéia de que os alunos devem receber informações através de uma abordagem mais "segmentada". O que significa que eles aprendem o básico primeiro, depois gradualmente se encaixam em assuntos mais complicados. Primeiro, os alunos recebem um resumo da informação, que oferece uma visão geral dos tópicos e idéias. Então, eles são encorajados a examinar a primeira etapa do processo ou a simplificação do problema em questão. Tudo isso culmina com o aluno avaliando todas as etapas / soluções potenciais e, em seguida, recapitulando a visão geral.

7. Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro, Feltovich e Coulson)

Com base na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, os alunos adultos devem poder absorver, organizar e manipular as informações que estão aprendendo. Além disso, eles têm que entender completamente os processos de pensamento e os comportamentos de aprendizagem envolvidos. Os princípios primários desta teoria são: o conhecimento está enraizado no contexto, o conhecimento deve estar na sua forma mais pura, não simplificado demais ou diluído, os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento e tudo está conectado. O significado de que todos os alunos da informação recebem é de alguma forma relacionado e se liga ao seu esquema mental existente.

8. Modelo de Aprendizagem de Ação (Reginald Revans)

Os alunos adultos estão mais motivados por desafios do mundo real que proporcionam experiência e habilidades práticas. O Modelo de Aprendizagem de Ação envolve a resolução de problemas em grupo que permite que os alunos troquem conhecimentos vitais e conjuntos de habilidades. Os alunos devem estar dispostos e prontos para colaborar com seus pares, a fim de encontrar uma solução. Este é geralmente um longo processo que pode demorar meses. No entanto, os alunos têm a oportunidade de construir sua própria base de conhecimento e a de seus pares no processo.

Há uma variedade de coisas a considerar ao projetar um curso de eLearning para estudantes adultos. Por exemplo, integração multimídia, layout do curso eLearning e escolha de atividades que se alinham com os objetivos de aprendizagem. No entanto, as teorias de Design Instrucional acima assegurarão que você tenha uma base sólida sobre a qual construir seu material. Elas podem ajudá-lo a entregar o conteúdo de eLearning de uma maneira que é fácil de compreender e reter por alunos adultos.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page