Todos os membros da sua equipe devem conhecer os destaques do produto e os usos práticos. No entanto, as folhas de especificações do produto e os manuais não são os materiais de treinamento on-line mais emocionantes ou interessantes. Então, aqui estão 7 atividades de treinamento on-line para conhecimento de produtos que seus alunos corporativos devem lembrar.
1. Demonstrações de vídeo animado
As demonstrações de vídeo mostram os recursos e os usos previstos do produto. Assim, os funcionários podem vê-lo em ação para que eles possam educar seus consumidores. Por exemplo, eles podem ensinar aos consumidores como usar o dispositivo ou prepará-lo antes do primeiro uso. No entanto, os vídeos de demonstração animados levam-no a um novo nível. Eles apresentam caracteres, configurações e interações interessantes que mostram as especificações do produto em uma luz única. Você pode até adicionar pequenas doses de humor para torná-lo mais divertido e atraente.
2. Infográficos
Infográficos são frequentemente utilizados para destacar tendências ou estatísticas importantes. No entanto, eles também podem incluir visões gerais do produto. Por exemplo, os cinco melhores benefícios dos produtos que os consumidores precisam saber ou uma quebra dos componentes-chave ou partes do produto para mostrar seu funcionamento interno. Os funcionários são capazes de usar esses infográficos como recursos de treinamento on-line just-in-time. Particularmente se você criar um gráfico separado para cada produto em vez de tentar incluir toda a linha de produtos. No fundo do infográfico, dê aos funcionários um par de dicas sobre como efetivamente promover o item.
3. Serious Games
Este jogo exige que os funcionários combinem o produto com o cliente certo. A tela de introdução inclui detalhes sobre o cliente, como um desafio comum que eles estão tentando superar, compras passadas e traços de personalidade. Os funcionários devem usar essas informações para escolher o produto que é melhor para suas necessidades e orçamento. Desenvolva jogos curtos, que se centram em personagens distintos do cliente para evitar sobrecargas cognitivas, e adicione prêmios ou pontos para a conclusão bem-sucedida de cada episódio. Esta estratégia de treinamento on-line combina jogos com gamificação, que é uma receita para o sucesso de qualquer treinamento on-line.
4. Simulações
Uma vez que estamos no assunto sobre perfis de cliente, outra maneira de incorporar comportamentos e traços de compra exclusivos é incorporar simulações de treinamento on-line em sua estratégia. Os funcionários têm que interagir com o cliente para identificar suas necessidades. Tudo isso é feito através de ações simuladas de diálogo e arrastar e soltar. Por exemplo, o empregado escolhe a partir de uma lista de respostas e arrasta o produto adequado para a cesta. Em seguida, clica para ligar a venda para concluir a transação. As simulações de treinamento on-line também avaliam o conhecimento do produto e o desempenho da tarefa. Por exemplo, eles têm que aplicar seu treinamento on-line para encontrar o produto certo e ouvir ativamente as necessidades do cliente.
5. Quiz
As avaliações de eLearning não só avaliam o conhecimento dos funcionários, mas também melhoram a retenção de conhecimento ao recapitular as principais características e usos. Os funcionários recebem comentários imediatos sobre respostas incorretas. Portanto, eles são capazes de usar os recursos de treinamento on-line do conhecimento do produto para atualizar sua memória e preencher as lacunas. Por exemplo, eles são incapazes de identificar todos os benefícios do produto durante o quiz. Em resposta, eles podem usar a infografia para explorar esses benefícios e fixa-los na memória.
6. Estudos de caso
Introduza os traços do cliente, os comportamentos de compra e as necessidades. Em seguida, peça ao empregado que escolha o produto certo com base nas "pistas". Você também pode incluir breves fragmentos de vídeo que introduzem o personagem. Isso permite que os funcionários adquiram expressões faciais e outros indicadores não-verbais, que é uma parte por excelência do processo de vendas e atendimento ao cliente. Para escolher o produto perfeito, os funcionários devem conhecer cada ponto de venda, benefício e recurso único. Como tal, eles são capazes de identificar o "ponto de dor" do cliente e solucioná-lo com o know-how de seus produtos.
7. "Fora da caixa" Sessões de brainstorming
O treinamento on-line do seu produto já pode investigar os benefícios mais comuns do item. No entanto, por que não deixar seus funcionários colocar seus apresentarem alguns usos não convencionais. Por exemplo, faça um brainstorming de maneiras criativas de usar seu novo software para melhorar os benefícios do mundo real. Isso também ajuda seus funcionários a se familiarizarem mais com o produto, pois estão vendo isso fora do contexto. Para não mencionar, eles podem oferecer aos clientes que podem ter problemas ou desafios que não são mencionados na folha de especificações ou na embalagem.
IDI Instituto de Desenho Instrucional