top of page
Foto do escritorInstituto DI

Um Mergulho Profundo no Encolhimento do Período de Atenção


O uso constante de tecnologia, principalmente smartphones e mídias sociais, tem impactado significativamente o tempo de atenção humana e aumentado o sentimento de isolamento social, segundo diversos estudos.


Explorando as consequências negativas da tecnologia na atenção

De acordo com um estudo realizado pela Microsoft Canadá, os humanos têm um período de atenção menor do que o peixinho dourado. No mundo contemporâneo, cada pessoa está de alguma forma associada à tecnologia, principalmente a um smartphone. Os smartphones se tornaram uma necessidade que está no topo da pirâmide de sobrevivência. Você nunca veria uma pessoa no ponto de ônibus ou em uma estação ferroviária apenas esperando pacientemente por sua carona. Em vez disso, eles estariam em seus telefones, conversando ou rolando. Isso parece normal, até esperado; o tempo em que as pessoas iniciavam uma conversa com estranhos, trocando pedaços de gentileza, há muito está esquecido. Isso leva ao isolamento de um de sua própria sociedade. Aos poucos, vamos nos afastando da realidade; nos encontramos enfiados em um canto de uma sala cheia de gente.

Como está diminuindo nossa capacidade de atenção?

Um estudo do American Journal of Preventative Medicine revela que pessoas com maior uso de mídia social e tecnologia se sentem socialmente isoladas. Outro estudo do Dr. Jean Twenge em 2020 sugere que há um aumento nos casos de depressão, automutilação e suicídio entre os jovens americanos devido ao aumento do uso da tecnologia. O uso constante das redes sociais por curtos períodos de tempo, como esperar na fila do supermercado, nos torna completamente dependentes, diminuindo assim nosso tempo de atenção.

A mídia social não é o único aspecto da tecnologia. A tecnologia permite que as pessoas sejam multitarefas. Você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, apenas sentado ou em pé em um só lugar. Várias pessoas podem editar um documento no conforto de suas casas em diferentes continentes. Isso, porém, por mais vantajoso que seja, também diminui nosso tempo de atenção. Ao longo do dia, uma pessoa está exposta a uma sobrecarga de informações, sejam notícias ou informações relacionadas ao trabalho. Os pings constantes de notificações distraem uma pessoa do que quer que esteja fazendo, diminuindo seu foco. Na verdade, esse é um fenômeno tão comum que as pessoas praticam uma desintoxicação de mídia social ou tecnologia para aumentar seu foco. Isso envolve não usar nenhum aplicativo ou mídia social por um determinado período de tempo.

O uso constante de dispositivos móveis também introduziu uma síndrome na periferia da visão, conhecida como síndrome da vibração fantasma. Como o nome sugere, as pessoas alucinam que seus telefones estão tocando ou vibrando mesmo quando não estão. Isso acontece devido a interpretações errôneas do cérebro e ao curto período de atenção, que nos faz checar nossos celulares de vez em quando, causando ansiedade ou estresse intensos.

O estudo conduzido pela Microsoft Canada sobre como a tecnologia afetou o tempo de atenção descobriu que, desde o ano 2000, o tempo médio de atenção de uma pessoa caiu de 12 segundos para 8 segundos. O estudo foi conduzido entre 2.000 jovens adultos canadenses, onde sua atividade cerebral foi estudada com a ajuda de eletroencefalogramas. O ano 2000 marca a adoção generalizada de telefones celulares, um dispositivo capaz de receber, enviar e conectar pessoas instantaneamente através dos oceanos.

Benefícios da tecnologia

Não podemos, no entanto, ignorar os avanços feitos em todos os setores por causa da tecnologia. A pandemia da COVID-19 está sendo enfrentada principalmente com o uso da tecnologia, com a disponibilização de videoconferências educativas e trabalho remoto. Além disso, a tecnologia também oferece recursos multitarefa, que podem ser vantajosos e desvantajosos. Por um lado, permite que as pessoas realizem várias tarefas ao mesmo tempo, mas, por outro, pode levar à sobrecarga de informações e diminuição do foco devido às distrações constantes.

Conclusão

O impacto da tecnologia na atenção e no bem-estar humano é um tópico que merece maior exploração e atenção. É importante encontrar um equilíbrio entre utilizar a tecnologia para seus benefícios e evitar suas consequências negativas. A tecnologia foi criada como uma ajuda para os humanos e, em vez disso, tornou-se uma necessidade. As notificações constantes, a sobrecarga de informações, a irrelevância dos dados apresentados e os anúncios direcionados, todos desempenham um papel em nossa capacidade de concentração cada vez menor.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page