top of page
Foto do escritorInstituto DI

Tendências de E-Learning para 2021


Com o COVID-19 ainda dominando o mundo, as organizações são forçadas a repensar a forma como conduzem os negócios, treinam e equipam seus funcionários para enfrentar os desafios impostos pela ruptura e pelas novas dinâmicas que estão se estabelecendo. Como as organizações estão se preparando para o próximo ano na qualificação e requalificação de seus funcionários? Veremos algumas tendências que irão remodelar o cenário de aprendizagem no próximo ano e depois.


A pandemia criou desafios sem precedentes que obrigaram as organizações a buscar formas alternativas de trabalho, como o home office, e trazer o treinamento virtual para o primeiro plano.


Trabalhar em casa é o novo normal agora. Diversas pesquisas mostraram que trabalhar em casa ajudou as pessoas a melhorar sua produtividade em vários níveis. Embora a pandemia tenha forçado essa interrupção, é essencial entender que isso se tornará uma realidade crescente nos próximos anos. As organizações veem os benefícios de trabalhar remotamente e, em alguns casos, as empresas veem o trabalho em casa como uma solução permanente e não uma estratégia de sobrevivência.


Vejamos primeiro as tendências de tecnologia a serem observadas em 2021.


Tendências de Tecnologia



Várias pesquisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) continua a crescer e continuará a ser a tendência número um no espaço de tecnologia nos próximos anos. Não é à toa que muitos grandes nomes estão aderindo a ela, pois ele ajudará as pessoas a ter acesso a conteúdo e assistência.


Acreditamos firmemente que a IA é uma tendência importante. Ela está cada vez mais sendo usada para automatizar várias tarefas que eram feitas por humanos, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas que requerem habilidades de pensamento de ordem superior. Uma das maiores tendências é a automação baseada em processos.


No espaço de aprendizagem digital, a Inteligência Artificial tem um grande papel a desempenhar em 2021 e além. Ajudará a personalizar as experiências de aprendizagem, interpretar os dados ou relatórios gerados para os cursos realizados e fazer melhores recomendações.



A análise de aprendizagem é onde o Big Data encontra os métodos quantitativos tradicionais na educação. Governos, universidades, organizações de teste e provedores de cursos online abertos massivos estão coletando dados sobre os alunos e como eles aprendem. No entanto, ele foi praticamente inexplorado até o advento de ferramentas, métodos e algoritmos que ajudaram a capturar a real intenção dos alunos.


A análise de aprendizagem ajuda a medir os indicadores-chave do desempenho do aluno e ajuda os alunos a compreender seus pontos fortes e áreas de melhoria. A análise de aprendizagem terá um papel importante em 2021, à medida que mais aprendizagem acontecerá por meio do digital.



Aprendizagem personalizada em termos simples significa fornecer conteúdo de aprendizagem e atividades com base na escolha do aluno, bem como no desempenho. Para ajudar os alunos a realizar os módulos de aprendizagem de sua escolha, os planos de aprendizagem são usados ​​junto com as pré-avaliações ou os planos de aprendizagem recomendados com base nas escolhas anteriores.


Acreditamos que o aprendizado personalizado continuará a ser uma tendência importante em 2021 também. Vemos isso sendo usado em conjunto com Inteligência Artificial, motores de avaliação e outras ferramentas, tornando-se um must-have no arsenal de equipes de T&D. Ele continuará a fazer ondas nos próximos anos como uma forma essencial de aprendizagem.



Na aprendizagem adaptativa, a personalização da aprendizagem acontece usando algoritmos, avaliações baseadas na confiança e mapeamento de competências para o treinamento.


Com a aprendizagem adaptativa, os funcionários podem ter horários de aprendizagem flexíveis. Os alunos podem escolher seu caminho de aprendizagem. Os alunos podem aprender com o conteúdo em seu próprio ritmo. Assim, os colaboradores percebem esse treinamento como uma oportunidade e não como uma tarefa a ser realizada.


A aprendizagem adaptativa garantirá que os alunos obtenham o conhecimento certo, fornecido na dosagem e nos intervalos certos. A aprendizagem adaptativa será uma tendência importante no ano de 2021 e além.



Plataformas de experiência de aprendizagem ou LXPs são cada vez mais usadas por organizações para fornecer experiências de aprendizagem interativas personalizadas para ajudar os funcionários a escalar para o próximo nível. O objetivo da implementação do LXP é fornecer aos alunos uma plataforma em que a troca de conhecimentos sobre o assunto seja fácil e aberta. Os LXPs são cada vez mais vistos como uma boa alternativa aos LMSs tradicionais, orientados pelo administrador, em vez de pelo aluno.


Os LXPs devem crescer ainda mais e adicionar muitos outros recursos amigáveis ​​ao aluno nos próximos anos.



As plataformas de microlearning cresceram no ano passado e continuarão a crescer como uma ferramenta para que os alunos acessem um aprendizado impactante. Existem várias plataformas de microaprendizagem agora que visam ajudar os alunos a aprender as matérias de forma rápida e eficaz. Enquanto alguns usam a avaliação como sua estratégia central, outros usam cursos e gamificação para manter o aprendizado. A ênfase tem sido no desempenho, e isso está ajudando as organizações a colher grandes recompensas.


Vejamos a seguir as tendências de conteúdo de aprendizagem que dominarão 2021 e além.


Tendências de conteúdo de aprendizagem



A formação virtual tem sido a tendência definidora do ano e continuará a ser uma tendência forte no futuro previsível. No entanto, para muitas organizações, tornar-se virtual não foi uma etapa automática.


Muitos ficaram apreensivos a princípio com sua viabilidade e céticos quanto ao seu sucesso. A pandemia induziu o trabalho em casa e forçou as organizações a adotar o treinamento em sala de aula virtual. No entanto, o que eles descobriram é que estava funcionando muito bem, ao contrário de suas expectativas.


No entanto, houve algumas ressalvas. O treinamento por meio virtual requer uma abordagem e habilidades diferentes. As sessões não podem ser excessivamente longas. A tecnologia precisa funcionar de maneira eficaz para pessoas em locais remotos. Muitas pessoas têm aversão ao uso de webcams porque trabalham em casa, o que cria outro desafio a ser enfrentado. O treinamento virtual é mais flexível em comparação com as sessões de sala de aula tradicionais com interações ao vivo, recursos prontos para uso, pesquisas e muito mais que fornecem dados em tempo real. Com o treinamento virtual, você pode administrar testes em tempo real, coletar feedback imediatamente e conduzir sessões para equipes espalhadas por regiões geográficas.


O treinamento em sala de aula virtual veio para ficar e será uma das principais tendências para o ano de 2021 e além.



Microlearning tem sido uma tendência importante nos últimos anos. Ele continuará a fazer parte da estratégia de aprendizagem de todas as organizações, grandes ou pequenas.


“Microlearning foca principalmente em um objetivo específico, elimina todas as futilidades e apoia o treinamento primário ou a jornada de aprendizagem. Assim, ajuda na melhor compreensão e, portanto, melhor retenção dos conceitos aprendidos. Microlearning pode ser usado como um dos principais modos de entrega de treinamento para alguns programas de aprendizagem ou logo antes de uma sessão de eLearning ou hibrida, ou alguns dias após o treinamento formal como um reforço de aprendizagem para ajudar os alunos a lembrar bem os conceitos.


"Outra vantagem do microlearning é que ele pode ser criado e administrado em uma variedade de formatos. Os formatos incluem vídeos, gamificação, questionários, podcasts, atividades e muito mais." O microlearning continuará a ser uma das principais tendências de aprendizagem durante 2021 e nos próximos anos.



A gamificação é uma estratégia importante que continuará a atrair a atenção de T&D e especialistas para fornecer o aprendizado certo.


"Recursos de gamificação, como conquistas desbloqueáveis, fornecem feedback instantâneo aos funcionários sempre que fazem algo positivo." Você também pode atribuir emblemas a partes específicas do conteúdo, como avaliações. "A gamificação dá uma sensação de avanço aos funcionários. Os funcionários aprendem algo novo sentindo-se no comando de todo o treinamento, resultando na execução das tarefas sem esforço e, assim, desempenhando o melhor com o que sabem." A gamificação continuará ajudando as organizações a criar experiências de aprendizagem envolventes, divertidas, envolventes e memoráveis.



A realidade virtual tem sido um modo popular de implementar uma variedade de treinamentos. Seja avaliando um sinistro ou trabalhando em um ambiente perigoso ou aprendendo uma habilidade de alto risco ou alto custo, como pilotar uma aeronave, a Realidade Virtual é o modo de treinamento para se apoiar.


Em vez de realizar exercícios, as empresas podem ajudar os funcionários a obter exposição a conceitos como resposta de emergência em uma situação perigosa, como um incêndio ou inundação ou um alarme de tornado, por meio de um módulo baseado em VR. A realidade virtual não precisa ser implementada usando apenas 3D. Ele pode ser implementado e ainda ser eficaz com fotos ou vídeos em 360 graus. Usando uma combinação adequada de fotografias e / ou vídeos e sobrepondo-os com interações, a RV pode ser uma experiência de aprendizagem divertida e útil.


Com ferramentas altamente sofisticadas, o desenvolvimento de materiais de RV é mais fácil e barato. Hoje você pode experimentar a RV em várias plataformas. Com base no aumento da adoção e bons casos de negócios, o uso da RV continuará a crescer em 2021 e se tornará mais forte nos próximos anos.



Você deve estar se perguntando por que catalogar cursos? Como pode ser uma tendência? Bem, este ano, a indústria de cursos por catálogo passou por uma grande reformulação. Com mais organizações se tornando digitais, a demanda por cursos de catálogo aumentou. Muitos novos jogadores estão disputando a torta de negócios de catálogo. A principal vantagem dos cursos de catálogo é que eles abordam assuntos variados e estão prontos para usar ou implantar sem muito esforço.


Essa oferta continuará a crescer e oferece aos alunos a opção de aprender novas habilidades com mais rapidez, já que estão prontamente disponíveis.



A jornada de aprendizagem contínua é um conceito relativamente novo em que há um entendimento tácito de que as pessoas precisam aprender continuamente para reter o aprendizado transmitido durante as sessões de treinamento formal.


É importante notar que as pessoas tendem a esquecer ou perder as informações que aprenderam após alguns dias. Às vezes, pode demorar alguns dias ou algumas semanas. Isso é conhecido como curva de esquecimento. A curva mostra a rapidez com que esquecemos as informações ao longo do tempo, quando não há tentativa de retê-las.


Por exemplo, o microlearning pode ser usado como um reforço na jornada de aprendizado contínuo de um aluno. Uma jornada de aprendizado contínuo pode ser implementada desde o momento em que o aluno entra para uma organização até o lançamento de um novo produto, quando os funcionários precisam ser atualizados sobre as mudanças que estão acontecendo na organização ou qualquer novo treinamento. Plataformas de microlearning, como KREDO, tornam a implementação de jornadas de aprendizagem contínua para os funcionários muito fácil.


Jornadas de aprendizagem contínua são a necessidade do momento. Vimos um aumento em sua adoção, e ele continuará crescendo nos próximos anos.



A estratégia de aprendizagem baseada em vídeo continua a ser um dos métodos preferidos para comunicar mensagens cruciais aos funcionários. Eles funcionam bem em uma variedade de situações, como aumentar a conscientização sobre as práticas da organização ou fazer os alunos compreenderem aspectos cruciais de seu trabalho.


Os nuggets de aprendizagem com base em vídeo podem ser autoexecutáveis ​​e interativos. Cada vez mais, estamos vendo o crescimento da aprendizagem baseada em vídeo interativo para causar um impacto melhor no aluno.


Seja um lançamento de produto ou um processo recém-projetado, gerenciamento de mudanças, mensagens-chave da equipe de gerenciamento, suporte de desempenho no momento de necessidade, a aprendizagem baseada em vídeo pode atender a uma variedade de necessidades de aprendizagem.


A adoção da aprendizagem baseada em vídeo continuará a crescer, considerando sua popularidade contínua entre os alunos.



A aprendizagem social tem cada vez mais ganhado a atenção das organizações como uma forma importante de aprendizagem. A aprendizagem social, assim como a aprendizagem colaborativa, têm mais tomadores em organizações que buscam aproveitar os pontos fortes dessas formas de aprendizagem.


A aprendizagem colaborativa, como o nome sugere, é sobre a colaboração entre indivíduos no local de trabalho por meio de vários modos, como fóruns, sessões de bate-papo informais, sessões de compartilhamento e círculos de aprendizagem. Os métodos de aprendizagem social e colaborativa são econômicos quando comparados a outras formas de aprendizagem. Além disso, o treinamento social é eficaz e eficiente graças a uma infinidade de plataformas e ferramentas que agora permitem essa forma de aprendizagem. A aprendizagem é aberta ou transparente e incentiva os alunos a superar seus medos de buscar novos conhecimentos.


A aprendizagem social e colaborativa veio para ficar e crescerá aos trancos e barrancos.



Muitas organizações estão cientes de que a Internet, assim como suas bases de conhecimento, possuem um enorme repositório de conteúdo e informações. Eles também sabem que os usuários preferem conteúdo que seja mais relevante para o assunto que desejam aprender. Para isso, as organizações estão adotando a curadoria de conteúdo. No entanto, a curadoria de conteúdo deve ser feita de forma eficaz, ou melhor, de forma inteligente. A curadoria de conteúdo mais inteligente ajuda a encontrar o conteúdo de aprendizagem certo para os alunos.


A curadoria de conteúdo se tornará mais sofisticada e se tornará uma das melhores maneiras de criar alto envolvimento do aluno.


Estas são as tendências que prevemos como modos preferidos de aprendizagem no próximo ano.


Quer sejam tendências de tecnologia de aprendizagem ou tendências de conteúdo de aprendizagem, as tendências continuarão a impactar a maneira como os alunos aprendem e as organizações se beneficiam dessas modalidades e intervenções. Embora os alunos sejam capazes de aplicar melhor o que aprenderam ao trabalho e reter o aprendizado, as organizações economizarão várias horas de trabalho em treinamento se essas ferramentas e metodologias forem implementadas de maneira eficaz. Eles devem ser utilizados pelas organizações para progredir em sua busca por se tornarem organizações de aprendizagem mais ágeis e adaptáveis.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page